Capital do Acre registra temperaturas acima dos 30 graus o ano todo
Uma cidade com clima quente e chuvoso o ano inteiro. Assim é Rio Branco, capital do Acre, cidade cortada pelo rio que dá nome ao Estado e divide o município em duas partes: primeiro e segundo distrito. Em ambas as regiões, a temperatura ultrapassa facilmente os 30 graus nos 12 meses do ano. Por isso, o ar-condicionado é um amigo de seus mais de 400 mil habitantes.
O período entre agosto e novembro, parte do inverno e da primavera, é considerado o mais quente: média máxima de 33 graus. Claro que isso não quer dizer que de dezembro a julho, o alívio é muito grande. Nesse período, a média máxima cai apenas dois graus e fica em torno dos para 31.
Julho também costuma ter menos chuvas, enquanto o período de maior índice pluviométrico vai de dezembro a abril. Nos demais meses, a chuva permanece, mas com menor intensidade.
Como é a capital do Acre?
Muitos dos pontos turísticos de Rio Branco giram em torno da história do Acre, que é muito rica e também muito recente. O Acre se tornou estado há apenas 57 anos, possui 880 mil habitantes e mais de 15 diferentes etnias. O estado abriga boa parte da Floresta da Amazônia e já foi um dos maiores produtores de borracha do mundo.
Tanto é verdade que uma das principais atrações é o Museu da Borracha. O acervo do espaço cultural possui mais de 5 mil peças, formadas por coleções etnográficas, arqueológicas, paleontológicas e fotográficas.
Outra atração é o Parque Ambiental Chico Mendes. O centro de preservação e educação ambiental tem 33 espécies de animais nativos da floresta amazônica acreana e homenageia o ambientalista assassinado em 1988. O Novo Mercado Velho, que foi revitalizado, é frequentado pela população e turistas que aproveitam a brisa do Rio Acre para um encontro de fim de tarde.
Além da riqueza cultural, Rio Branco se destaca pela culinária. O prato típico local é a rabada no tucupi, que substitui a ave do tradicional prato paraense pela carne bovina. O açaí, comido com farinha, e o tacacá são outras opções maravilhosas.
Turistas são bem-vindos a Rio Branco, que quando vão embora ficam com aquela sensação de quero mais. Sorte dos moradores, que podem aproveitar as benesses da cidade o ano inteiro.
Redação WebArCondicionado – Com informações dos sites Weather Spark e Trip Advisor
Deixe seu Comentário