Redação  WebArCondicionado

Fonte da imagem: Prefeitura de Palmas

Você sabe qual a capital mais jovem do Brasil? Se respondeu Palmas, no Tocantins, acertou. Fundada em 1989 e declarada capital do estado no ano seguinte, a cidade de pouco mais de 300 mil habitantes se caracteriza por sua expansão planejada, pontos turísticos e também pelas altas temperaturas, que tornam o ar-condicionado uma real necessidade.

Embora a temperatura média anual seja de 27 graus, não é difícil chegar próximo (ou ultrapassar) os 40 graus em vários momentos do ano, especialmente entre maio e setembro. É isso mesmo! É justamente no inverno brasileiro que Palmas registra o calor mais intenso.

Fonte da imagem: Weatherspark

 

Por não haver uma diferença significativa de temperaturas em cada uma das estações, os moradores costumam dividir o ano somente em duas: seca e chuvosa. A primeira, além do calor, registra baixos índices de umidade relativa do ar, sendo julho o mês mais crítico. A segunda vai de novembro a abril e a chuva costuma cair com mais intensidade em janeiro.

Fonte da imagem: Weatherspark

Por que Palmas é tão quente?

Diversos fatores explicam o eterno verão de Palmas, entre eles a sua localização geográfica, o clima tropical de savana (que possui tipicamente uma estação seca bem pronunciada) e a urbanização.

Banhada pelo Rio Tocantins, Palmas tem um calor que deve ser entendido e aceito como um referencial natural da cidade. E tudo deve se adaptar a essa máxima, especialmente a economia, os serviços, a arquitetura, o paisagismo, a programação de eventos e o lazer em geral.

Compartilhar: