Redação WebArCondicionado (com informações do INPE)

“Belém minha terra, minha casa, meu chão
Meu sol de janeiro a janeiro a suar
Me beija, me abraça que quero matar
A doída saudade que quer me acabar
Sem círio da virgem, sem cheiro cheiroso
Sem a ‘chuva das duas’ que não pode faltar” 

Das coisas que não falham na rotina da capital paraense estão o calor sem trégua e a chuva da tarde, além do vaivém dos barcos na Baía do Guajará e as ruas sombreadas pelas mangueiras. O clima quente e úmido predomina durante o ano todo, como descreve a música “Bom dia Belém”, de Edyr Proença e Adalcinda Camarão.

Chove chuva, chove sem parar

A época de chuvas intensas vai de dezembro a maio, com maior intensidade em março, é o chamado “Inverno Amazônico”. Já a temporada com menor intensidade de chuvas, o “Verão Amazônico”, vai de junho a novembro, com destaque para outubro, o mês mais seco do ano.

Mas por que tanta chuva?

Pará tem o Clima Equatorial Quente e Úmido por ser uma região de baixa latitude e próximo à Linha do Equador. Por conta da sua localização geográfica, a incidência da luz solar é muito alta ocasionando altas temperaturas.
Outro ponto de influência no clima de Belém é a presença da Floresta Amazônica, com seu elevado grau de evapotranspiração, fruto da dinâmica da própria vegetação local, do calor e presença de muitos rios e proximidade do mar.

Calor o ano todo

A temperatura em Belém não apresenta grandes variações, se mantendo estável durante o ano inteiro. A mínima geralmente fica em torno de 22º, e a máxima pode chegar a 35º. A umidade excessiva aumenta bastante a sensação térmica, portanto é importante estar sempre hidratado e com roupas leves. Suar muito faz parte do pacote da experiência na maravilhosa capital paraense.

 

Procurando AR CONDICIONADO? Conte com a gente para adquirir o seu! Clique no banner abaixo:

 

Compartilhar: