Respondemos essa dúvida e mostramos como usar o equipamento com economia
Será que a temperatura influencia no consumo de energia do ar-condicionado? A temperatura do ambiente e a externa interferem na operação do aparelho? O consumo de luz da máquina é sempre constante, independente da programada?
Então, sim, a temperatura do ar-condicionado influencia no consumo de energia elétrica. Aliás, a temperatura indicada pela Anvisa, que permite o conforto térmico, fica na faixa dos 22°c aos 24°C em qualquer estação.
Ou seja, se programar na temperatura máxima ou mínima, o equipamento vai consumir mais energia. Também é importante ficar ligado na diferença entre a temperatura externa e a selecionada no ar-condicionado.
Isso porque quanto maior a diferença entre as duas, maior será o consumo da máquina de climatização. Em alguns casos, se pretende economizar na energia, pode usar o aparelho na função de ventilação.
Assim, terá a possibilidade de deixar o ambiente climatizado, confortável e com baixo consumo de energia.
Como a Temperatura do Ar-Condicionado Influencia no Consumo
Conforme explicamos, a diferença entre a temperatura ambiente e a escolhida está relacionada ao consumo de energia do ar-condicionado. Imagine a seguinte situação:
No ambiente, está 28°C e é selecionado 16°C no aparelho Nessa situação, a máquina vai trabalhar para diminuir a temperatura do ambiente em 12°C, pois irá reduzir de 28°C para 16°C.
Se a temperatura externa é a mesma, mas a programada é diferente, por exemplo, 23°C, o consumo da máquina será menor em relação ao exemplo anterior. Isso porque a diferença é de apenas 5°C.
Portanto, quanto maior a diferença entre a temperatura do ambiente e a acionada no controle remoto do ar-condicionado, maior será o consumo de energia.
Por que Deixar o Ar-Condicionado no 23?
Nem sempre é uma boa ideia optar pela função “Super” – chamada de Jet Cool, em algumas marcas – do ar-condicionado. O modo de operação permite uma rápida climatização do ambiente.
Se está no modo Frio (Cool) e é acionado a função “Super”, a máquina vai trabalhar no máximo de força, vazão de ar e temperatura mínima, geralmente 16°C. E com o ambiente programado com essa temperatura baixa, você pode sentir frio.
Para ter um ambiente climatizado e com conforto térmico, deixe o equipamento na faixa dos 23°C. Conforme os exemplos citados, a temperatura entre 22°C e 24° é a mais econômica.
Leia mais:
Qual a Temperatura Ideal do Ar-Condicionado?
Qual a Temperatura Ideal do Ar-Condicionado para Economizar Energia?
Se o ambiente está muito quente, 28°C ou 30°C, o ar-condicionado vai operar menos até chegar na faixa mais indicada. O mesmo vale se está frio no local, temperatura entre 14°C e 16°C, a lógica é a mesma.
Isso porque a máquina vai trabalhar menos para aumentar a temperatura e recuperar a diferença entre a do ambiente e a programada.
Nossa dica é que evite usar o ar-condicionado em temperaturas extremas, seja no modo Frio ou no Quente, pois irão consumir mais energia. Se quer climatizar rapidamente o ambiente, a melhor opção é colocar o aparelho na vazão máxima.
Quanto maior a vazão, mais rápido o espaço será climatizado. Agora que sabe como a temperatura influencia no consumo, pode aproveitar ao máximo o ar-condicionado.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário