*Atualizado em 05/07/2017
Já comentamos no blog sobre o sistema retrofit em construções. Porém o que muitos desconhecem é que esta prática também pode ser feita especificamente em aparelhos de ar-condicionado que precisam se atualizar. A prática está voltada diretamente para o tipo de fluido refrigerante usado.
Estamos falando do sistema retrofit para aparelhos split que nada mais é do que a ?reciclagem? da unidade resfriadora que não possui mais condições de se manter trabalhando. O sistema também é realizado por empresas que buscam atender as legislações vigentes ou que queiram reduzir custos de manutenção e energia. Esta prática visa substituir o antigo fluido refrigerante por um menos nocivo a sua saúde e a do meio ambiente. Ou seja, passar do gás R22 para o R410a ou R407C, por exemplo. Este procedimento está sendo adotado por muitas empresas a fim de atender a substituição dos fluidos e padronizar sistemas se ajustando ao Protocolo de Montreal.
O R22 é o gás mais comum dentre os eletrodomésticos. Além de estar presente no ar-condicionado você também o encontra em geladeiras industriais e freezeres de açougues, pois possui um alto índice refrigerante. Porém, ele emite CFC (clorofluorcarbonos), substância à base de cloro. Já o R410A e o R407C liberam menos poluentes no ar, causando poucos danos à camada de ozônio, sendo conhecidos como gases ecológicos. O que muita gente não sabe é que hoje já é possível fazer a mudança de gases do seu antigo aparelho refrigerante, substituindo um fluido CFC ou HCFCS, por misturas a base de HCFCS ou HFCS.
Observação: Não é possível simplesmente tirar um tipo de fluido e colocar outro. Leia mais aqui.
Mudança da unidade líquida resfriadora
Antes de qualquer coisa, é importante que haja verificação se aquele aparelho necessita que se faça essa conversão. Não se trata de qualquer mudança. Existe uma idade padrão para seja realizado o retrofit simplesmente por uma questão ambiental. Geralmente os aparelhos possuem uma vida útil de 20 anos. Porém, de acordo com especialistas, uma máquina com mais de 10 anos não tem as devidas recomendações de retrofiação de gás. Isso acontece por que os trocadores de temperatura já estão muito usados e desgastados e se ocorrer apenas a troca do fluido refrigerante, em pouco tempo, na máximo dois anos, poderá haver escapamento de gás. Aparelhos com 20 anos ou mais não podem passar pelo processo pois não terão a mínima chance de ocorrer com perfeição. Neste caso recomenda-se fazer a troca de ar-condicionado.
Como funciona o processo
Antes de começar com o processo, esteja acompanhado de um técnico profissional no assunto, consulte o SAC do fabricante do seu equipamento.
1º Verificar qual fluido refrigerante se trata. Alguns gases não são possíveis de serem trocados, pois apresentam riscos de flamabilidade. Por exemplo: a substituição de CFC 12 por HFC134a não causaram problemas pois o HFC134a não é um gás inflamável ou tóxico.
2º Recolher o fluido refrigerante.
3º Alguns aparelhos não possuem a necessidade da substituição do filtro secador e o óleo compressor. Se tiver que ser trocado, que assim o faça.
4º Realizar vácuo no sistema e comparar o rendimento.
5º Fazer o carregamento do novo fluído no aparelho.
6º Por fim, verifique se o sistema está com o tipo de fluído refrigerante e óleo lubrificante está funcionando.
A escolha do refrigerante alternativo é um passo importante no momento da decisão da troca de fluídos. Observa-se quanto a temperatura da evaporação, tipo de compressor, custo da ?mão de obra?, compatibilidade dos gases, filtro secador e isolamento elétrico do motor. Além de se assegurar quanto aspectos em relação às características físico-químicas e toxicológicas de determinadas substâncias.
WebArCondicionado.
Gostaria de saber na troca de gás R 22 por R407 quantas libras ultilizar para um arcondicionado split.
Olá Thays,
aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro colega do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
[…] ser reparado. Em determinados casos, algumas unidades de ar podem ser submetidas ao procedimento deRetrofit. Mas isto só ocorre quando as partes elétricas e mecânicas ainda têm salvação ou estão em […]
Oi gente fiz um retrofit de R 22 para Iceon M 099 em um split da Carrier de 12000 btu e observei que a corrente esta subindo acima de nominal será que é o filtro tela entupido?
Olá Mario.
Infelizmente não temos essa resposta, mas aconselhamos que poste sua dúvida no Fórum.
Obrigado pelo contato.
ola tenho um ar condicionado com o gaz r22 posso substituir pelo 410 ????
esparava mais clareza na subtituição do r22 pelo r 410a
Oi Júnior. Depende do modelo. Quem poderá confirmar isso é somente um profissional técnico.
Obrigado pelo contato.
[…] Em determinados casos, algumas unidades de ar podem ser submetidas ao procedimento de Retrofitt. Mas isto só ocorre quando as partes elétricas e mecânicas ainda têm salvação ou estão em […]
Boa noite.
Pedimos sua ajuda quanto a um problema ocorrido em um conjunto Split piso teto Carrier 60.000 btu”s, cujo motor do ventilador da unidade condensadora entra em funcionamento normal, porém após alguns minutos para de funcionar, mantendo o compressor e a unidade evaporadora em funcionamento.
A Carrier alega que o problema está no motor do ventilador. Dois motores já foram substituídos e o problema persiste.
Gostaríamos de receber paracer técnico dos senhores.
At.
Nova Vida Split Air.
Paulo Giglio
compra de gas r22 e 134
Gostaria de sabe se posso trocar o R407 pelo R404
Olá Fabiano,
pesquisando aqui, não encontramos uma resposta precisa. Sugerimos que compartilhe sua dúvida com outros profissionais no Fórum do Ar Condicionado, pois somos um comparador de preços e gerador de conteúdo sobre climatização, não temos conhecimento técnico.
Obrigado pelo contato.
E nescessario trocar o compressor da unidade condensadora.
Sr. Paulo já verificou se o capacitor do motoventilador é compatível com o motor pois se o mesmo for com capacidade um pouco maior ocorre de motor super aquecer e parar, também verificar se quando o motoventilador parar acompanhar a leitura de energia da saida da placa eletrônica que alimenta o ventilador confirmando assim o fornecimento de energia para o motor.Outra opção é testar somente o motoventilador separadamente por alguns minutos e ver se o mesmo vai parar de funcionar. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços: Wiliam Santos (CONFORT TERM AR CONDICIONADO)
também sou técnico de refrigeração e concordo claramente com a resposta que foi dada.
Você deve testar o motor diretamente sem actuaçao da placa electronica que vai comandar através de rele o motorventilador e uma vez que já substituíram 2 motores a avaria tem de ser no capacitador ou na placa electronica embora nesse caso a chave contactora pode dar contacto para esse motor. dependendo do esquema electrico desse equipamento.