Serpentina é o componente do ar-condicionado com papel fundamental para resfriar ou aquecer o ambiente
No ar-condicionado Split existem duas serpentinas, uma na unidade interna (evaporadora) e outra na unidade externa (condensadora), como mostram as fotos abaixo. Elas têm papel fundamental na troca de calor que ocorre dentro do aparelho e na climatização do ambiente.
A serpentina do ar-condicionado pode ser de alumínio ou de cobre, mas a cada ano o cobre vem se consolidando como o mais utilizando. O segundo tipo de material é mais resistente e tem condutibilidade térmica maior, por isso, é o mais procurado no mercado e indicado pelos profissionais do ramo.
As serpentinas de alumínio são mais leves e baratas, mas não compensam, pela fabricação exigir muitos pontos de solda. Como o alumínio é um material de difícil manipulação, existe maior risco de surgir vazamentos.
No caso do cobre, o manuseio é mais fácil e proporciona ao equipamento maior confiabilidade e durabilidade. Além disso, é indicado especialmente para regiões litorâneas, pois resiste melhor a maresia.
Qual a função do componente?
A serpentina trabalha na troca de calor que ocorre dentro das unidades do ar-condicionado. Por ser feita de material para a condução térmica, o funcionamento ocorre pelo gás refrigerante que absorve o calor pelo componente que fica unidade interna (evaporadora).
Esse calor passa pela tubulação até chegar na serpentina externa, localizada na condensadora, para ser expelida para o exterior. Se o objetivo é deixar o ambiente mais quente, ela absorve o ar frio e lança para fora do ambiente por meio do componente da unidade externa (condensadora). Por esse motivo, a serpentina é fundamental para as trocas de calor que ocorrem em aparelhos de ar-condicionado.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário