* Atualizado em 12/03/2019
Você já ouviu falar sobre a tecnologia VRF em ar-condicionado? Também conhecido como VRV, que é a sigla em inglês, este é um sistema de climatização de grande porte. O Portal WebArCondicionado fez aqui um apanhado geral de tudo que você precisa saber sobre os VRF, consultamos para isso o gerente de produtos da Daikin, Robson Previatti, e também consultamos textos do engenheiro eletricista Otto Rezende, que também contribuiu com o nosso portal.
Qual o significado de VRF/VRV
O VRF é um sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável. Usado há mais de 20 anos, sua sigla em inglês significa “Variable Refrigerant Volume“, ou, em tradução livre, “Volume de Refrigerante Variável”. Em português é chamado de VRF, que alude a “Fluxo de Refrigerante Variável“. As instalações deste sistema necessitam de alguns aspectos criteriosos, tais como: ar-condicionado multisplit, elaboração de um projeto de climatização assinado por um engenheiro e necessita de manutenção especializada. A utilização do VRF traz redução no consumo de energia e também proporciona uma melhor relação com o meio ambiente, pois o sistema não prejudica a camada de ozônio.
Como funciona o VRF
Benefícios
Segundo Robson Previatti, o VRF oferece vários benefícios. O sistema traz economia de energia, maior conforto ao usuário e facilidade de operação e manutenção. Este sistema inteligente de ar-condicionado tem uma unidade externa (Condensadora) que permite o controle individual de várias unidades internas (Evaporadoras) – existem vários tipos delas, como explica Otto Rezende. Além disso, seus fluídos refrigerantes são ecológicos, sem a utilização de cloro, por isto o VRF não agride a camada de ozônio do planeta.
Quais mudanças esta invenção trouxe para a climatização
Robson ainda explica que, a grande característica do VRF é a variação da velocidade do compressor, ou seja, é como se você, usuário, tivesse um acelerador para resfriar mais ou menos conforme o seu gosto. A eletrônica embarcada nos sistemas VRF faz uso da eletrônica de cada unidade evaporadora e condensadora. Esta tecnologia possibilita que o sistema central de controle otimize a operação do sistema, adequando a produção de frio ou calor e suas distribuição para os diversos ambientes, o que reduz o consumo do sistema em cargas parciais.
Há quanto tempo existe o VRF
Foi a Daikin que desenvolveu o primeiro VRF em 1982, no Japão. Deste então, este sistema revolucionou o mercado de condicionamento de ar e ainda hoje é o mais difundido no planeta. Koji Kanaoka, o engenheiro da Daikin que integra a equipe que projetou o VRF, conta que levou três anos até desenvolver o inversor VRF. Para Kanaoka, a característica mais revolucionária do VRF é o controle do compressor, que permitiu o livre controle do fluxo do refrigerante.
Quais as novidades acerca do VRF?
No geral, um sistema exige os mesmos cuidados que qualquer sistema de climatização, Otto Rezende explica nessa série de postagens que é preciso fazer o correto dimensionamento, armazenar suas peças com cuidado, fazer o vácuo na hora da instalação e cuidar com a drenagem. Alguns modelos usam a água para refrigeração e como sua fonte de calor. É ideal para edifícios altos porque os sistemas mais modernos podem tolerar a pressão da água de até 1,96 MPa. A Daikin tem um sistema próprio em que água é canalizada de uma torre de refrigeração ou caldeira até o VRF, e após a troca de calor, o refrigerante é canalizado para cada unidade interna.
A adoção de um trocador de calor da água e a otimização do circuito de controle do refrigerante resultaram em um equipamento leve e compacto. É possível fazer sua instalação em edifícios com espaço limitado, ou onde não há espaço disponível para as unidades externas. Para atender à variedade de ambientes encontrados em pequenos escritórios e em lojas, os sistemas VRF oferecem uma larga escala de unidades internas e externas, com diferentes tamanhos.
Tecnologia VRF em outras aplicações
Infelizmente, o sistema VRF somente pode ser utilizado para condicionamento de ar por enquanto. Seu projeto e funcionamento foi pensado para isso, e é justamente por ser um sistema específico que ele acabou se tornando tão popular.
E aí, ficou alguma dúvida sobre o que é e como funciona um VRF? Comente conosco aqui embaixo!
Prezados Srs.;
O comentário que faço é que os textos estão bem explicativos e conclusos! Mas, só um alento, em épocas o equipamento para diagnóstico em veículos com módulos eletrônicos era único para cada marca, após veio o multimarcas, meu sonho é que, para os VRF´s , também viesse um de diagnóstico multimarcas… um sonho!!!
Boa noite, em um sistema LG MultV 5.
Haverá algum problema o sistema de maior potência ser a escrava?
Oi Adriano, tudo bem?
Nossa dica é que poste sua dúvida em nosso Fórum do Ar-Condicionado, na parte de “Troca de Conhecimento Técnico”, clicando neste link.
No espaço, diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Essas informações são de suma importância pôs estou iniciando neste mercado ,acabo de sair do mercado de equipamentos menores com Split Hi wall ,e estou ingressando neste universo incrível que é o vrf , parabéns Bela Matéria.
Olá Marcio, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novos conteúdos em nosso blog.
Tenho 44 anos,sou tecnico em refrigeração desde 1997,ou seja desde adolescente, já fiz reparos em todos os tipos de aparelhos de refrigeração,encontrei nos sistemas VRF a melhor maneira de ter um bom retorno financeiro, porém é necessario dedicação e empenho, muitos cursos e leituras.
Conclusao vale muito a pena.
Sou de uma pequena cidade do interior da Bahia,mas não foi isso que me fez correr atrás dos meus objetivos.
Hoje atuo em todo o estado.
Olá Alberto, tudo bem?
Agradecemos por compartilhar brevemente sua história no setor AVAC-R.
Por fim, sugerimos que conheça nosso Fórum do Ar-Condicionado.
O espaço reúne diversos profissionais que compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Bom dia! Muito ótimo saber que Deus proporciona gente tão inteligente até certo ponto e fez criar uma excelente máquina como a vrf/ vrv
O VRF utiliza utiliza monoetilenoglicol (descongelante)?
Olá Rodrigo, tudo bem?
Nossa sugestão é poste a sua dúvida no Fórum do Ar-Condicionado. No espaço diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Boa tarde, tenho uma relação de sistema VRF para instalar em nossa obra que está em andamento e preciso cotar os valores para aquisição.
Olá Alexandre, tudo bem?
Não comercializamos esse tipo de produto.
Nós produzimos conteúdos como este falando sobre o que é como o funciona o sistema VRF para ajudar nossos leitores.
Sugerimos que procure a loja parceira, Frigelar, que atende em todo o Brasil.
O contato pode ser feito pelo site, Whatsapp (051-9802-8999) ou Telefone (0800-008-8999).
Bom dia a todos e parabéns pelo crescente desenvolvimento buscando eficiência, segurança e conforto. Minha questão é como se dá o funcionamento, questão nevrálgica. O sistema eletrônico para automação inteligente. Teremos 1 compressor responsável para atender 5 splits. Cada unidade com regulagem de temperatura diferente e suas condições ambientais tb diferentes. A massa do fluido refrigerante (instalado) é constante como se fará essa regulação em vista a questão do superaquecimento e subresfriamento?
Grato. No aguardo da resposta.
Olá Thomas, tudo bem?
De acordo com um de nossos técnicos, a informação consta no manual do ar-condicionado. A carga de gás vem para determina distância. Precisa ser feito a soma de todas as linhas líquido para adicionar a carga correta. Quem libera o gás para cada máquina interna é a válvula de expansão eletrônica, que libera conforme a necessidade de cada ambiente.
os japoneses estão de parabéns por ter criado essa máquina maravilhosa de tão grande importância para a humanidades
Muito bom,essas dúvidas que nós temos nas regiões não-subdesenvolvida, parabéns vocês contribui muito com a sociedade de refrigeração.
Olá Luis, tudo bem?
Ficamos muito gratos com o seu comentário. Continue nos acompanhando, tem notícia nova todo dia.