Redação do WebArCondicionado
Você precisa mudar o ar-condicionado de lugar? Muita gente que vai se mudar ou reformar fica com o coração na mão se precisa desinstalar o ar-condicionado. Mas não precisa dessa preocupação, é totalmente possível mudar o ar-condicionado de lugar.
E hoje vamos mostrar como isso é feito e que cuidados você deve exigir. Veja só!
Como Mudar o Ar-Condicionado de Lugar
Essa dúvida surge normalmente quando as pessoas precisam mudar um ar-condicionado split de lugar. O split necessita de uma instalação mais complexa, e por isso as pessoas nem sempre sabem que tem como desinstalar esse modelo de ar-condicionado.
Mas é possível sim. Só tem que tomar muito cuidado e observar como o técnico vai retirar o ar-condicionado do lugar e como ele vai transportar o aparelho. Por isso, não chame qualquer um para fazer o serviço, chame um profissional!
Contate um Profissional para Desinstalar o Ar-Condicionado
Antes de tudo, é preciso avisar: não tente retirar o aparelho você mesmo. Esse serviço deve ser realizado por um profissional especializado, pois ele envolve elétrica, recolhimento de gás refrigerante e outras peças que pode causar acidentes horríveis se a pessoa não souber o que está fazendo.
Então esteja ciente: é preciso chamar um instalador. Ele deve avaliar a situação do aparelho e verificar se o ar-condicionado está em boas condições de uso e se é possível tirá-lo do lugar sem causar nenhum dano.
É preciso Higienização e demais Cuidados
Em muitos casos, dependendo do local onde estava instalado o ar-condicionado, a unidade interna (evaporadora) deverá ser desmontada para executar a lavagem da serpentina. Isso é feito com a aplicação de produtos químicos e bomba de alta pressão.
A mesma coisa vale para a unidade externa (condensadora) se o técnico avaliar que ela vai ser afetada pela desinstalação também. Nesse caso, o técnico deve tomar o máximo de cuidado para não expor o aparelho à umidade, visto que ela é prejudicial para o equipamento.
Como Retirar o Ar-Condicionado?
Na hora de retirar o ar-condicionado do lugar, é necessário seguir alguns passo. Roberto Kitamura, proprietário da Fuji Ar, enumera abaixo:
1 – O técnico precisa fazer o recolhimento do gás (fluído refrigerante) antes de tudo. Para recolher o fluido ele tem que conectar a mangueira azul do analisador de pressão (chamado de conjunto manifold) na válvula de serviço da unidade externa. E aí, com o registro do manifold fechado, ele deve ligar o aparelho no modo de refrigeração;
2 – Aí o técnico fecha a linha de alta pressão (a mais fina) com o auxílio de uma chave sextavada (chave allen);
3 – Depois disso o técnico deixa o motor ligado até o medidor de pressão bater no zero;
4 – Quando isso acontece, ele deve fechar a válvula na hora e desligar o ar-condicionado;
5 – Só depois disso é que as tubulações podem ser desconectadas.
Outros cuidados
Ainda de acordo com Kitamura, referente ao gás, deve-se tomar cuidado para que ele não seja liberado na atmosfera, pois é prejudicial ao meio ambiente. “Caso o equipamento esteja com problemas e não consiga fazer o compressor funcionar, deve ser feito um diagnóstico para saber se ele está queimado. Caso positivo, deverá ser utilizado uma recolhedora e um cilindro especial (somente para gases refrigerantes à serem descartados). Após isso, a recolhedora deve ser limpa com a passagem do fluido 141-B para que possa ser utilizada posteriormente”.
Se o problema for elétrico ou eletrônico, o profissional diz que “o gás refrigerante poderá ser reutilizado, devendo ser recolhido com uma recolhedora e um cilindro especial para acondicionar o fluído refrigerante que poderá ser utilizado posteriormente. Além disso, no recolhimento do fluído refrigerante, se deve tomar cuidado para não misturar os gases diferentes, tais como R-22 ou 410-A, que são os normalmente utilizados”.
Para a empresa ReformAr, o procedimento é o mesmo, apenas acrescentam que “se for desinstalar apenas a unidade interna, o procedimento de retirada será somente da evaporadora. O mesmo acontece com a unidade externa. Além disso, o deslocamento da tubulação deverá ter um apoio técnico”.
Transporte do aparelho
O transporte do ar-condicionado é outra parte desse processo de mudança que precisa de muito cuidado. Falamos algumas empresas para saber quais são as dicas na hora de transportar o aparelho, especialmente se for do modelo split. Veja:
Como Transportar o Ar-Condicionado Split
Segundo a empresa TecnoAr Brasil:
“A evaporadora pode ser transportada sem maiores preocupações. Já a condensadora, não pode tombar, deve ser mantida sempre em pé”
E de acordo com a ReformAr:
“A condensadora deve estar sempre de pé. Se isso for desobedecido, será preciso deixar o equipamento em torno 2 horas desligado, inerte em pé, antes da instalação”
Além disso, as empresas lembram que após desinstalar os equipamentos, é necessário protegê-los com material adequado contra o mau tempo e outras eventualidades. Segundo o manual da fabricante Elgin, por exemplo, não se pode inclinar a unidade externa condensadora, mais que 30º durante o transporte.
Roberto Kitamura acrescenta que é necessário lacrar com fita isolante as conexões, para evitar a entrada de corpos estranhos e até de insetos nas tubulações. Deve-se tomar cuidado quanto a impactos e amassamentos, pois o equipamento é frágil.
Desinstalar ou comprar um Ar-Condicionado Novo?
Agora, todo esse processo de mudar o ar-condicionado de lugar pode custar bem caro. É o custo da mão-de-obra, do transporte e da nova instalação ainda por cima. Se o ar-condicionado já é um pouco mais antigo, tem que ver se vale a pena investir esse dinheiro.
Às vezes sai mais em conta comprar um ar-condicionado novo. Basta dar uma olhadinha no comparador de preços de ar-condicionado para saber onde estão os valores mais baixos da internet e escolher qual investimento faz mais sentido para você.
estou com um problema, no meu ar eletrolux 3000btus,á tarde quando pega sol nele
ele super aquece e desliga .oque pode ser?ou oque fazer
Olá Lauro,
infelizmente não vamos conseguir lhe orientar nesse caso, pois não temos uma equipe técnica, somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Mas aconselhamos que compartilhe sua dúvida com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.
excelente publicação, poderia me tirar uma duvida?
De quanto em quanto tempo deve ser feita a troca da tubulação de cobre?!
Qual a vida util doo cobre?
Olá Marcelo.
A principio, não existe um prazo, depende do funcionamento do aparelho, do não vazamento de gás, etc… Sugerimos que leia esta postagem que fala sobre o assunto.
Obrigado pelo contato.
Valeu pela explicação.
otimo simples e perfeito pena que existem muitos picaretas no mercado =/ como toda area aqui no brasil é tudo meia boca ..
Infelizmente aqui no Brasil, mesmo as Empresas que são Autorizadas ou Credenciadas, não realizam os serviços como devem ser feitos, pois terceirizam os serviços e esses técnicos não fazem como deve ser feito. Participo de todas as palestras e cursos que Distribuidoras e Fabricantes promovem e noto que o grau de Informação é muito baixo e também para não perder os serviços essas Empresas cortam os Custos de Instalação, cortando também os Procedimentos Extremamente Necessários e como o Brasileiro gosta de Levar Vantagem, acha que Lucrou com o Pagamento mais em Conta, más aí é que está Levando Prejuízo.
Sempre estamos aproveitando as dicas que são dadas,inclusive imprimimos algumas e colocando no quadro de aviso para os Clientes e para nossos tecnicos.
Olá Pessoal.
Que legal. Ficamos muito felizes de que nosso trabalho está contribuindo. Contem sempre conosco!
Grande abraço!
Assim como eu, deve existir varias pessoas que tiram proveito das dicas aqui descritas e mesmo para reciclagem daqueles que por algum motivo estão parados ou mudaram de profissão mas que querem ficar atualizados. Muito bom
Obrigado Oséas.
muito bom este relatório de defeitos pois todos aprendem,