Redação do WebArCondicionado
Você precisa mudar o ar-condicionado de lugar? Muita gente que vai se mudar ou reformar fica com o coração na mão se precisa desinstalar o ar-condicionado. Mas não precisa dessa preocupação, é totalmente possível mudar o ar-condicionado de lugar.
E hoje vamos mostrar como isso é feito e que cuidados você deve exigir. Veja só!
Como Mudar o Ar-Condicionado de Lugar
Essa dúvida surge normalmente quando as pessoas precisam mudar um ar-condicionado split de lugar. O split necessita de uma instalação mais complexa, e por isso as pessoas nem sempre sabem que tem como desinstalar esse modelo de ar-condicionado.
Mas é possível sim. Só tem que tomar muito cuidado e observar como o técnico vai retirar o ar-condicionado do lugar e como ele vai transportar o aparelho. Por isso, não chame qualquer um para fazer o serviço, chame um profissional!
Contate um Profissional para Desinstalar o Ar-Condicionado
Antes de tudo, é preciso avisar: não tente retirar o aparelho você mesmo. Esse serviço deve ser realizado por um profissional especializado, pois ele envolve elétrica, recolhimento de gás refrigerante e outras peças que pode causar acidentes horríveis se a pessoa não souber o que está fazendo.
Então esteja ciente: é preciso chamar um instalador. Ele deve avaliar a situação do aparelho e verificar se o ar-condicionado está em boas condições de uso e se é possível tirá-lo do lugar sem causar nenhum dano.
É preciso Higienização e demais Cuidados
Em muitos casos, dependendo do local onde estava instalado o ar-condicionado, a unidade interna (evaporadora) deverá ser desmontada para executar a lavagem da serpentina. Isso é feito com a aplicação de produtos químicos e bomba de alta pressão.
A mesma coisa vale para a unidade externa (condensadora) se o técnico avaliar que ela vai ser afetada pela desinstalação também. Nesse caso, o técnico deve tomar o máximo de cuidado para não expor o aparelho à umidade, visto que ela é prejudicial para o equipamento.
Como Retirar o Ar-Condicionado?
Na hora de retirar o ar-condicionado do lugar, é necessário seguir alguns passo. Roberto Kitamura, proprietário da Fuji Ar, enumera abaixo:
1 – O técnico precisa fazer o recolhimento do gás (fluído refrigerante) antes de tudo. Para recolher o fluido ele tem que conectar a mangueira azul do analisador de pressão (chamado de conjunto manifold) na válvula de serviço da unidade externa. E aí, com o registro do manifold fechado, ele deve ligar o aparelho no modo de refrigeração;
2 – Aí o técnico fecha a linha de alta pressão (a mais fina) com o auxílio de uma chave sextavada (chave allen);
3 – Depois disso o técnico deixa o motor ligado até o medidor de pressão bater no zero;
4 – Quando isso acontece, ele deve fechar a válvula na hora e desligar o ar-condicionado;
5 – Só depois disso é que as tubulações podem ser desconectadas.
Outros cuidados
Ainda de acordo com Kitamura, referente ao gás, deve-se tomar cuidado para que ele não seja liberado na atmosfera, pois é prejudicial ao meio ambiente. “Caso o equipamento esteja com problemas e não consiga fazer o compressor funcionar, deve ser feito um diagnóstico para saber se ele está queimado. Caso positivo, deverá ser utilizado uma recolhedora e um cilindro especial (somente para gases refrigerantes à serem descartados). Após isso, a recolhedora deve ser limpa com a passagem do fluido 141-B para que possa ser utilizada posteriormente”.
Se o problema for elétrico ou eletrônico, o profissional diz que “o gás refrigerante poderá ser reutilizado, devendo ser recolhido com uma recolhedora e um cilindro especial para acondicionar o fluído refrigerante que poderá ser utilizado posteriormente. Além disso, no recolhimento do fluído refrigerante, se deve tomar cuidado para não misturar os gases diferentes, tais como R-22 ou 410-A, que são os normalmente utilizados”.
Para a empresa ReformAr, o procedimento é o mesmo, apenas acrescentam que “se for desinstalar apenas a unidade interna, o procedimento de retirada será somente da evaporadora. O mesmo acontece com a unidade externa. Além disso, o deslocamento da tubulação deverá ter um apoio técnico”.
Transporte do aparelho
O transporte do ar-condicionado é outra parte desse processo de mudança que precisa de muito cuidado. Falamos algumas empresas para saber quais são as dicas na hora de transportar o aparelho, especialmente se for do modelo split. Veja:
Como Transportar o Ar-Condicionado Split
Segundo a empresa TecnoAr Brasil:
“A evaporadora pode ser transportada sem maiores preocupações. Já a condensadora, não pode tombar, deve ser mantida sempre em pé”
E de acordo com a ReformAr:
“A condensadora deve estar sempre de pé. Se isso for desobedecido, será preciso deixar o equipamento em torno 2 horas desligado, inerte em pé, antes da instalação”
Além disso, as empresas lembram que após desinstalar os equipamentos, é necessário protegê-los com material adequado contra o mau tempo e outras eventualidades. Segundo o manual da fabricante Elgin, por exemplo, não se pode inclinar a unidade externa condensadora, mais que 30º durante o transporte.
Roberto Kitamura acrescenta que é necessário lacrar com fita isolante as conexões, para evitar a entrada de corpos estranhos e até de insetos nas tubulações. Deve-se tomar cuidado quanto a impactos e amassamentos, pois o equipamento é frágil.
Desinstalar ou comprar um Ar-Condicionado Novo?
Agora, todo esse processo de mudar o ar-condicionado de lugar pode custar bem caro. É o custo da mão-de-obra, do transporte e da nova instalação ainda por cima. Se o ar-condicionado já é um pouco mais antigo, tem que ver se vale a pena investir esse dinheiro.
Às vezes sai mais em conta comprar um ar-condicionado novo. Basta dar uma olhadinha no comparador de preços de ar-condicionado para saber onde estão os valores mais baixos da internet e escolher qual investimento faz mais sentido para você.
Olá eu comprei um LG Dual Inverter Voice 12.000 e o técnico cortou a metade do cabo de energia um cabo grosso preto. Isso é normal? Eu fiquei chateado depois. Ele poderia me procurar se podia cortar. Já foi logo cortando. Será que futuramente eu posso recolocar um novo cabo original do mesmo jeito e tamanho? Obrigado
Olá Cicero, tudo bem?
Em seu caso, sugerimos que poste a dúvida em nosso Fórum do Ar-Condicionado, na categoria “Dúvidas de Instalação”, por este link.
Isso porque no espaço diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Meu ar condicionado e zero sem uso so que eu retita do lugar e colocar na mesma sala .preciso retira o gás
Olá Valda, tudo bem?
Conforme mostramos em nossa publicação, independente da necessidade de mudar para outro ambiente da casa, nova residência ou escritório, o gás refrigerante deve ser recolhido e depois recolocado no ar-condicionado.
Boa noite preciso de saber se posso tirar o aparelho do ar condicionado de uma parede e coloca lo novamente noutra parede? Quanto pode custar?
Olá Paula, tudo bem?
Sim, é possível desinstalar o ar-condicionado para colocá-lo em outra parede.
Apenas lembramos que isso precisa ser feito por um técnico especializado.
Em parceria com a Agyx temos o serviço de desinstalação e instalação de ar-condicionado.
O pagamento é facilitado e pode ser feito em até 10x sem juros.
Pode comprar os serviços pelo site da Loja Agyx.
Eu tirei meu ar sozinho fiz todo procedimento,soltei o cono fino primeiro depois o grosso ,,, pra colocar é mesma coisa ou é contrário???
Olá Jocimar,
Neste caso indicamos um técnico para lhe auxiliar, segue link da nossa loja para aquisição do serviço:
https://loja.webarcondicionado.com.br/
Boa tarde…
gostaria de um técnico para mudar dois pontos de ar condicionado no meu apartamento e posteriormente instalar os equipamentos.
Obrigado,
Claudio.
Olá Claudio,
encontre aqui um técnico, clicando no mapa e selecionando a sua cidade.
Obrigado pelo contato.
como devo proceder para fazer a substituição de ar condicionado sprit por um novo
Olá José,
o ideal é que um técnico retire o aparelho para colocar o novo. Se precisar de ajuda para encontrar uma assistência técnica próxima de você acesse o Banco Nacional de Instaladores e Assistências.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde,
-Ar Condicionado Midea de 2008 12 mil btus
-Ar Condicionado Springer de 2015 12 mil btus
Perguntas:
1-Se eu recolher o gás, substituir a evaporadora (reinstalar novamente a evaporadora Midea 2008 12 mil que é a correta pois está utilizando de outra máquina Springer 2015 12 mil) e liberar novamente o gás para circular vai funcionar normalmente meu ar?
2-Será que a Evaporadora do Midea tem características diferente da Springer e isso está causando essa diferença de consumo, pode ser por exemplo o sensor?
Comentário outros:
Em 2015 meu ar Midea estava vasando muita agua por dentro chamamos um técnico e não resolveram, resolvi compra a Springer 12 mil btus, foi instalada por empresa especializada por causa da garantia, passada a garantia precisei lavar, chamei um amigo que tem uma empresa ele levou as maquinas lavou depois trouxe de volta, passado uns seis 8 meses parou de esfriar vasou todo o gás, como estamos passando por problemas financeiros pedi a um amigo que tem uma empresa de refrigeração para que ele desse uma olhada quando os funcionários dele chegaram informaram que havia realmente vasado gás e que deveriam levar a máquina para investigar aonde estava o vazamento.
Mas foi aí que aproveitei e ao invés de ele consertar a máquina Springer perguntei para ele se ele poderia instalar a máquina Midea de 12000 mil btus que eu tinha encostada por causa do vazamento.
Ele disse que sim, e que poderia deixar a evaporadora do Springer 2015 e utilizar essa máquina Midea 2008, na hora instalou e começou a funcionar que gela que é uma beleza.
Depois de instalar a máquina Midea 2008 com a evaporadora 2015, tenho acompanhando no contador de luz elétrica e notei que ela está gastando mais energia do que antes nunca tinha gastado.
Obs.: Quando retirei a Midea 2008 e coloquei a Springer 2015 o consumo era igual.
Aguardo sua ajuda obrigado Gilberto
Olá, Gilberto.
Vamos lá:
1 – A principio sim, se o aparelho utilizar o mesmo gás (R410A, por exemplo). Porém, deve ser a analisado se a quantidade de fluido refrigerante requerida nesse novo aparelho é a mesma do outro.
2 – Quanto ao consumo, provavelmente seja diferente, visto que praticamente nenhum aparelho, mesmo com potência idêntica (12.000 BTU) consome a mesma energia, já que cada um tem suas peculiaridades.
Exatamente como descreveu, Gilberto. Podem ser usadas condensadora com evaporadora de marcas diferentes, desde que tenham a mesma potência e mesmo ciclo (Frio | Q/F), porém o consumo pode variar. Depende de várias características próprias de cada equipamento.
Obrigado pelo contato. Abraço!
Bom dia
Preciso de ajuda
A condesadora está a uns 10 metros da evaporadora como faço para desmontar esse ar condicionado?
Olá Adonias,
caso você não seja técnico o ideal é pedir ajuda para um, para evitar danos ao equipamento, pois existem muitos detalhes que devem ser levados em conta. Você pode participar do Fórum do Ar Condicionado e conversar com profissionais do setor.
Obrigado pelo contato.
Bom Dia, quero trocar a tubulação de lugar e vou chamar um técnico mas como é Brasil quero saber certinho oquê ele deve fazer pois como o cara é leigo tem uns que não fazem o serviço direito detalhe é apenas a troca da tubulação o condensador e a máquina vão ficar no mesmo lugar, desde ja agradeço.
Olá Antonio,
aconselhamos que compartilhe suas dúvidas com profissionais do setor no Fórum do Ar Condicionado, para que alguém consiga lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Meu ar estava funcionando perfeitamente até que mudei ele de lugar ele não quer gelar como estava gelando mais funcionando está arma desarma mais não sai vento na frente só atrás
Olá Fabio,
aconselhamos que chame o técnico que fez a troca, pois pode ter ocorrido alguma falha na instalação. Assim a distância é difícil dizer o que pode ser, mas pode ter vazado o gás. Você também pode encontrar outros profissionais no Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.