Atualizado em 08/09/2022

Por Salvador Fraga – Colunista do WebArCondicionado

ar-condicionado fazendo barulho

Ar-condicionado fazendo barulho: confira os motivos!

Seu ar-condicionado está fazendo barulho? Um dos motivos da evolução do condicionador de ar tipo janela (ACJ) para o Split foi o ruído da operação.

Os condicionadores de ar possuem motores, ventiladores, turbinas, tubulações de cobre, serpentinas de cobre e alumínio de cobre que recebem acabamento produzido por um material que os fabricantes denominam como “peças plásticas”.

Todos esses componentes produzirão ruídos e estalos com o passar do tempo. Mas por que o ar-condicionado está fazendo barulho?

Por que Ar-Condicionado está Fazendo Barulho?

Resumidamente, podemos afirmar que há barulhos produzidos por condicionadores de ar, independente de seu tipo ou modelo. Tanto a instalação por mecânicos credenciados como a manutenção corretiva das unidades irão diminuir os desgastes das peças e os consequentes aumentos dos atritos.

Quando o ar-condicionado está fazendo barulho, o aumento súbito de ruído no condicionador de ar, indica que há necessidade de manutenção.

Dos modelos disponíveis, o tipo dutado é considerado perfeito para a climatização de um ambiente, pois não apresenta ruídos perceptíveis ao ouvido humano. Já com o modelo residencial, tipo Janela (ACJ) ou Split, não há como fugir do ruído, uma vez que todos os componentes estão diretamente no ambiente a ser climatizado.

Veja quais os modelos de ar-condicionado são os mais silenciosos do mercado

Causas do Ar-Condicionado Fazendo Barulho

Na climatização por condicionadores de ar tipo Split, é possível minimizar bastante o incômodo. Basta distanciar a unidade externa (condensadora) da interna (evaporadora) , que é ou será a maior fonte de ruído do ambiente.

Já na unidade interna, normalmente o ar-condicionado está fazendo barulho por três motivos:

Carenagem Plástica

Como há uma exposição das peças plásticas a temperaturas que oscilam entre -4º C e + 65º C, o ruído produzido pela dilatação das moléculas em muitos casos pode ser ouvido por usuários dos ambientes.

Principalmente se não houver a manutenção preventiva da limpeza dos filtros, pois filtros sujos dificultam a passagem do ar. Isso amplia a pressão e a temperatura de trabalho do sistema como. Estes ruídos são identificados como uma sequência de estalos.

Turbina

Com a função de fazer passar o ar do ambiente, a turbina plástica está apoiada na carenagem, com rolamentos e embuchamento nos dois lados do eixo de metal. Seu funcionamento ocorre pela serpentina, repetidas vezes, de forma a proporcionar a necessária troca de calor.

Além do ruído produzido pelo próprio motor que a impulsiona, outras causas de ruídos oriundos da turbina são o desbalanceamento, o desgaste dos embuchamentos e as folgas entre a carenagem e os mancais de sustentação da turbina pela dilatação dos materiais.

Motor da Turbina

Como qualquer motor, na medida em que o tempo de utilização aumenta, as necessárias folgas para o funcionamento do induzido que gera a energia do motor também aumentam. Isso produz mais atrito e, por consequência, mais ruído.

 

Unidade externa sem marca

Exemplo de Unidade externa.

Na unidade externa, temos além da serpentina de cobre e alumínio, carenagem de chapa metálica e ventilador, o compressor, contatores e relés também são fontes de ruído. Todos se agravam com o passar do tempo. Confira os componentes e os ruídos:

  • A carenagem de chapa metálica da unidade externa pode emitir ruídos a partir da vibração decorrente do funcionamento do condicionador de ar. Isso ocorre principalmente se não houver a aplicação de calços de borracha no momento da instalação;
  • O ventilador produz ruídos com origens similares aos descritos para a turbina da unidade interna. Ressalvadas as diferenças de design, assim como os motores do ventilador e do compressor emitem ruídos similares ao do motor da turbina visto anteriormente;
  • O compressor com o passar do tempo também apresenta folga em seus componentes internos. Assim, amplia significativamente o seu característico ruído de operação;
  • Os contatores e relés emitem estalos característicos quando acionados;
  • A expansão de gás emite um chiado baixo provocado pela circulação de gás nas tubulações. É semelhante ao ruído gerado quando se enche uma bola ou balão.
  • A reversão de gás emite um ruído característico do produto. Sempre que estiver funcionando em refrigeração e mudar para aquecimento ou vice-versa, ocorrerá um ruído de gás circulando.
  • Ruído de água semelhante ao de uma cachoeira. É provocado pelo ventilador coletando a água condensada produzida pelo sistema e direcionando para melhorar o rendimento do produto.
  • Estalos do protetor térmico do motor compressor ocorre quando tem problema no fornecimento de energia elétrica ou instalação inadequada.

Compartilhar: