Redação do Portal WebArCondicionado
Muito utilizados no setor de refrigeração e ar-condicionado, os fluidos refrigerantes – popularmente conhecidos como gases refrigerantes -, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente se liberados ao ar livre. É por isso que o ideal é fazer o recolhimento, reciclagem e regeneração dessas substâncias.
Você sabia que grande parte dos gases refrigerantes liberados na atmosfera são procedentes de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração? Ao realizar a manutenção, muito técnicos tem o mal hábito de abrir as válvulas do sistema e soltar o gás na atmosfera. Mas o correto é seguir as boas práticas e conhecer as técnicas de recolhimento e reutilização desses fluidos.
Vamos ver como funciona?
Centros de Regeneração – Ponto de recolhimento e reciclagem
Os Centros de Regeneração são pontos de coleta, reciclagem e venda de gases refrigerantes. Eles foram criados em cumprimento às determinações do PNC (Plano Nacional de Eliminação de CFCs) – VEJA A SEGUIR!
As empresas que têm interesse em se tornar pontos de recolhimento e regeneração devem fazer solicitação de equipamentos junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e precisam de licença ambiental.
Os Centros estão aptos a tratar fluidos como o R-12, R-22, R-134a, R-410A e misturas (blends) de CFCs e HCFCs.
Etapas da Reciclagem dos Gases Refrigerantes
Recolhimento
O fluido refrigerante é recolhido através de máquinas e bolsas recolhedoras ao invés de ser eliminado ao ar livre. Conheça os tipos de coleta de acordo com a necessidade:
- Recolhimento Passivo: Indicado para pequenas quantidades de fluidos. É realizado por meio da diferença de pressão entre o aparelhos e o equipamento de armazenagem do fluido.
- Recolhimento Ativo: Indicado para aparelhos com grande carga de refrigerante. Esse método utiliza um equipamento externo que força a sucção do fluido do aparelho e o comprime (fase gasosa) em um cilindro pressurizado. Esse método garante 99% de eficiência.
Leia aqui:
- Máquina Recolhedora de Gás – Por que usar e Como Funciona?
- Passo a passo: Como recolher o Gás do Ar-Condicionado
Reciclagem/Regeneração
Após o recolhimento, os gases são encaminhados às estações de tratamento móveis, onde são reciclados e dão carga no sistema por meio de um único equipamento. A reciclagem não separa fluidos misturados.
Lá o material passa por um filtro onde são retiradas as impurezas do gás, como partículas, óleo, umidades, acidez e gases não condensáveis, completando o ciclo de regeneração.
Vale lembrar que o processo de regeneração é regulado pela Norma Internacional ARI-700, sendo feito apenas em centrais credenciadas pelo PNC, pois este é o procedimento mais elaborado do tratamento de fluidos refrigerantes contaminados, resultando em um grau de pureza considerado igual ao da substância “virgem”.
Reutilização
Depois de regenerado, o gás poderá ser novamente utilizado, diminuindo a demanda por fluidos novos. Para receber a titulação de “regenerado”, o fluido refrigerante precisa passar por teste laboratorial para atingir um nível de pureza de 99,8%, mesmo nível de um fluido novinho em folha, conforme citamos acima.
Ainda existem equipamentos em uso que utilizam CFCs, como geladeiras e aparelhos de ar condicionado antigos. Por isso é tão importante o reaproveitamento desses gases refrigerantes.
Mais motivos para reciclar Gases refrigerantes
Além de diminuir os impactos ambientais por reduzir os vazamentos durante a manutenção do equipamento, após a regeneração a substância pode ser vendida por um valor até 20% mais barato.
Dessa forma, o recolhimento também traz benefícios econômicos, por permitir a reutilização desses gases e evitar o desperdício.
Planos ambientais
Para evitar o despejo demasiado desses fluidos ao ar livre, seja propositalmente ou não, o Brasil há anos tem adotado uma série de medidas voltadas à eliminação gradativa do consumo de CFCs e HCFCs (clorofluorcarbonetos e hidrofluorcarbonetos, respectivamente), que incluem os gases refrigerantes, como comentamos anteriormente.
A ideia é estimular a capacitação de técnicos e a reciclagem dos fluidos. Essas medidas fazem parte tanto do PNC (Plano Nacional de Eliminação de CFCs) quanto do PBH (Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs).
Conheça a proposta específica de cada um:
Plano Nacional de Eliminação de CFCs – PNC
Os CFCs (clorofluorcarbonos) são extremamente prejudiciais à camada de ozônio – que tem a função de proteger a Terra da incidência direta dos raios ultravioleta nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.
Em 2010, o Brasil conseguiu cumprir o compromisso de eliminação dos CFCs. Desde então a produção e importação dos CFCs é zero no país.
Leia aqui o Catálogo sobre Recolhimento, Reciclagem e Regeneração de Fluidos Refrigerantes publicado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs – PBH
Em resumo, o PBH é a complementação do PNC. Se antes, com o PNC, a preocupação era com a camada de ozônio, agora a preocupação também abrange o aquecimento global e, nesse aspecto, os HCFCs são um dos responsáveis por esse fenômeno.
Ou seja, ainda não existe no mercado um fluido refrigerante 100% limpo, que cause zero danos ao meio ambiente.
Todos os países signatários do Protocolo de Montreal comprometeram-se a cumprir um novo cronograma de eliminação dos HCFCs, que deve ser extinto até 2040.
Dados importantes – Consumo / Eliminação de Fluidos Refrigerantes
- De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil tem o compromisso de reduzir em 39,3% o consumo dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) até o ano de 2020.
- Por enquanto esse consumo já caiu 37,5% em relação à linha de base, que é de 1.327 toneladas PDO/ano (Potencial de Destruição do Ozônio), equivalente à média dos anos 2009 e 2010.
- Foram eliminadas 501,04 toneladas no total.
Existem outras razões sérias que provocam o alto índice de consumo de gases refrigerantes pelo setor de serviços, entre elas:
- Má qualidade técnica e baixo padrão das práticas de manutenção e de conserto.
- Falta de ferramentas adequadas para serviços de manutenção e conserto.
- Baixa qualidade das instalações e ausência de manutenção preventiva e/ou regular.
Parabéns pelo conteúdo do site. Este post esta super completo. A Recigases é especialista em gases de refrigeração, e realiza os serviços aqui descritos. Gostaria de convidá-los a conhecer nosso site http://www.recigases.com aonde estamos disponibilizando informações sobre os assunto.
como faso para abri uma rechclage m destes produtos
Olá Liomar,
acredito que isso você se informe com a prefeitura da sua cidade, como funciona para abrir esse tipo de empresa.
Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar-condicionado, não temos esse tipo de informação.
Obrigado pelo contato.
Olá pessoal!
Visitei o vosso site e parabenizo pela brilhante apresentação.
Aproveito e faço um convite para visitarem também o nosso site.
Estamos lançando um incrível produto que acaba com os cabelos brancos.
Trata-se de um excelente cosmético que por sua eficiência a cada dia
Conquista novos admiradores.
Esperamos a sua visita:
http://www.amazoniaprodutos.com.br
#1
Nossa empresa é uma central de regeneração de gases de refrigeração e realiza os serviços citados no post.
Interessados podem visitar nosso site:
http://www.crnnordeste.com
Ou entrar em contato conosco:
(81) 3224-5423
As informações são sempre válidas, entretanto, quem é que irá receber este gás que eu irei recolher? Estou buscando isto com meus fornecedores mas nenhum deles recebe.
Olá Gilberto,
você deve ver com o Ministério do Meio Ambiente qual o ponto de recolhimento e regeneração mais próximo.
Obrigado pelo contato.
Que injustiça com nosso meio ambiente, tantas leis e normas más poucas funcionam para a preservação da camada de ozônio, todos nós poluímos, más as grandes empresas fabricantes de gases poluente estão operando nesta função desordenada e destruidora da nossa camada de ozônio. Espero que um dia não seja tarde de mais para que nossos representantes junto ao Ministério do Meio Ambiente tomar as medidas cabíveis para dar fim nestas empresas destruidoras da vida nestes países planeta… Sinto saudade do ar puro do sertão do tempo em que eu era criança não e existia esta droga de Gás R 22 / R134 CFC e tantos outros Gases destruidores que o homem gerou em função de seu conforto… já vejo os homens se destruindo por falta de conhecimento.
Desculpe Louri. Seu comentário demonstra desconhecimento total do assunto. Sua crítica é típica dos fundamentalistas que desfrutam de todos os benefícios da evolução tecnológica, mas que se prestam a criticar o que alguém apontou como oportunidade de melhoria. É lógico que neste momento tem alguém pesquisando alternativas sustentáveis. E sabe quem está pagando estes cientistas? As mesmas empresas que você critica em seu comentário. Votas no PT ou PSTU?
Obrigado pelo contato, Louri.
GOSTARIA DE SABER DE ALGUMA EMPRESA QUE FAZ RECICLAGEM DE BOTIJAS DE GÁS R22?
Olá Paulo,
não encontramos informações. Sugerimos que compartilhe no Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros e profissionais poderão lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Bom dia! Compro e vendo maquinas usadas, no momento tenho um trocador de calor carregado com gaz refrigerante e não consigo uma empresa que me compre este gaz.
Olá Fabio,
você pode compartilhar no Fórum do Ar Condicionado, lá mais usuários poderão visualizar e tem um tópico espacial para compra e venda.
Obrigado pelo contato.
quero saber se essa maquina recicladora ela recicla tambem o gas R22 eo 410 ? e como eu faco para adquirir ? e quau eo valor
Olá Joanice,
nós não temos informações sobre valores. Se você deseja tornar sua empresa um ponto de recolhimento e regeneração, você deve fazer a solicitação de equipamentos junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e precisará de licença ambiental. Os Centros estão aptos a tratar dos fluidos R-12, R-22, R-134a, mistura (blends) de CFCs e HCFCs.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde
Alguém saberia dizer, como se faz o descarte correto, dos cilindros vazios do as R22
Olá, Lucas.
De acordo com a DuPont, uma das maiores empresas de fluidos refrigerantes do mundo, recomenda-se que você envie o material para uma empresa que faça a reciclagem/destinação de materiais metálicos.
Obrigado pelo contato.