Redação do Portal WebArCondicionado
Muito utilizados no setor de refrigeração e ar-condicionado, os fluidos refrigerantes – popularmente conhecidos como gases refrigerantes -, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente se liberados ao ar livre. É por isso que o ideal é fazer o recolhimento, reciclagem e regeneração dessas substâncias.
Você sabia que grande parte dos gases refrigerantes liberados na atmosfera são procedentes de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração? Ao realizar a manutenção, muito técnicos tem o mal hábito de abrir as válvulas do sistema e soltar o gás na atmosfera. Mas o correto é seguir as boas práticas e conhecer as técnicas de recolhimento e reutilização desses fluidos.
Vamos ver como funciona?
Centros de Regeneração – Ponto de recolhimento e reciclagem
Os Centros de Regeneração são pontos de coleta, reciclagem e venda de gases refrigerantes. Eles foram criados em cumprimento às determinações do PNC (Plano Nacional de Eliminação de CFCs) – VEJA A SEGUIR!
As empresas que têm interesse em se tornar pontos de recolhimento e regeneração devem fazer solicitação de equipamentos junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e precisam de licença ambiental.
Os Centros estão aptos a tratar fluidos como o R-12, R-22, R-134a, R-410A e misturas (blends) de CFCs e HCFCs.
Etapas da Reciclagem dos Gases Refrigerantes
Recolhimento
O fluido refrigerante é recolhido através de máquinas e bolsas recolhedoras ao invés de ser eliminado ao ar livre. Conheça os tipos de coleta de acordo com a necessidade:
- Recolhimento Passivo: Indicado para pequenas quantidades de fluidos. É realizado por meio da diferença de pressão entre o aparelhos e o equipamento de armazenagem do fluido.
- Recolhimento Ativo: Indicado para aparelhos com grande carga de refrigerante. Esse método utiliza um equipamento externo que força a sucção do fluido do aparelho e o comprime (fase gasosa) em um cilindro pressurizado. Esse método garante 99% de eficiência.
Leia aqui:
- Máquina Recolhedora de Gás – Por que usar e Como Funciona?
- Passo a passo: Como recolher o Gás do Ar-Condicionado
Reciclagem/Regeneração
Após o recolhimento, os gases são encaminhados às estações de tratamento móveis, onde são reciclados e dão carga no sistema por meio de um único equipamento. A reciclagem não separa fluidos misturados.
Lá o material passa por um filtro onde são retiradas as impurezas do gás, como partículas, óleo, umidades, acidez e gases não condensáveis, completando o ciclo de regeneração.
Vale lembrar que o processo de regeneração é regulado pela Norma Internacional ARI-700, sendo feito apenas em centrais credenciadas pelo PNC, pois este é o procedimento mais elaborado do tratamento de fluidos refrigerantes contaminados, resultando em um grau de pureza considerado igual ao da substância “virgem”.
Reutilização
Depois de regenerado, o gás poderá ser novamente utilizado, diminuindo a demanda por fluidos novos. Para receber a titulação de “regenerado”, o fluido refrigerante precisa passar por teste laboratorial para atingir um nível de pureza de 99,8%, mesmo nível de um fluido novinho em folha, conforme citamos acima.
Ainda existem equipamentos em uso que utilizam CFCs, como geladeiras e aparelhos de ar condicionado antigos. Por isso é tão importante o reaproveitamento desses gases refrigerantes.
Mais motivos para reciclar Gases refrigerantes
Além de diminuir os impactos ambientais por reduzir os vazamentos durante a manutenção do equipamento, após a regeneração a substância pode ser vendida por um valor até 20% mais barato.
Dessa forma, o recolhimento também traz benefícios econômicos, por permitir a reutilização desses gases e evitar o desperdício.
Planos ambientais
Para evitar o despejo demasiado desses fluidos ao ar livre, seja propositalmente ou não, o Brasil há anos tem adotado uma série de medidas voltadas à eliminação gradativa do consumo de CFCs e HCFCs (clorofluorcarbonetos e hidrofluorcarbonetos, respectivamente), que incluem os gases refrigerantes, como comentamos anteriormente.
A ideia é estimular a capacitação de técnicos e a reciclagem dos fluidos. Essas medidas fazem parte tanto do PNC (Plano Nacional de Eliminação de CFCs) quanto do PBH (Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs).
Conheça a proposta específica de cada um:
Plano Nacional de Eliminação de CFCs – PNC
Os CFCs (clorofluorcarbonos) são extremamente prejudiciais à camada de ozônio – que tem a função de proteger a Terra da incidência direta dos raios ultravioleta nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.
Em 2010, o Brasil conseguiu cumprir o compromisso de eliminação dos CFCs. Desde então a produção e importação dos CFCs é zero no país.
Leia aqui o Catálogo sobre Recolhimento, Reciclagem e Regeneração de Fluidos Refrigerantes publicado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs – PBH
Em resumo, o PBH é a complementação do PNC. Se antes, com o PNC, a preocupação era com a camada de ozônio, agora a preocupação também abrange o aquecimento global e, nesse aspecto, os HCFCs são um dos responsáveis por esse fenômeno.
Ou seja, ainda não existe no mercado um fluido refrigerante 100% limpo, que cause zero danos ao meio ambiente.
Todos os países signatários do Protocolo de Montreal comprometeram-se a cumprir um novo cronograma de eliminação dos HCFCs, que deve ser extinto até 2040.
Dados importantes – Consumo / Eliminação de Fluidos Refrigerantes
- De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil tem o compromisso de reduzir em 39,3% o consumo dos hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) até o ano de 2020.
- Por enquanto esse consumo já caiu 37,5% em relação à linha de base, que é de 1.327 toneladas PDO/ano (Potencial de Destruição do Ozônio), equivalente à média dos anos 2009 e 2010.
- Foram eliminadas 501,04 toneladas no total.
Existem outras razões sérias que provocam o alto índice de consumo de gases refrigerantes pelo setor de serviços, entre elas:
- Má qualidade técnica e baixo padrão das práticas de manutenção e de conserto.
- Falta de ferramentas adequadas para serviços de manutenção e conserto.
- Baixa qualidade das instalações e ausência de manutenção preventiva e/ou regular.
bom dia gostaria de saber se vcs fazem a coleta de botijas de gases 407,410,r22,141b e fazem o descarte e se tem algum custo e se fornecem o certificado
Oi Helton, tudo bem?
Não realizamos o serviço de coleta e descarte de botijas de gases.
bom dia
estou tentando implantar esse procedimento na empresa que trabalho, gostaria de demonstrar a eles um retorno financeiro para empresa nesse processo.
A empresa recebe esses fluidos reciclados?
Qual seria o retorno financeiro para empresa?
Olá Leandro, tudo bem?
Sugerimos que procure uma empresa que trabalha com recolhimento, reciclagem e regeneração de gases refrigerantes.
Assim poderá identificar o retorno financeiro da medida. Sempre reforçando que o cuidado é positivo ao meio ambiente.
Gostaria de saber se vocês alugam Recolhedora de Gás Refrigerante completa?
Olá Renan, tudo bem?
Não comercializamos esse tipo de produto.
Sugerimos que procure a Frigelar, nossa loja parceira, que comercializa acessórios, ferramentas e peças de ar-condicionado.
O contato pode ser feito pelo site neste link, Whatsapp (051-9802-8999) ou telefone (0800-008-8999).
Tou querendo uma recicladora de fluido refrigerante automotivo portátil pra trabalhar com tratores e caminhão ,tou querendo abrir uma oficina ambulante
Olá José Sílvio, tudo bem?
Sugerimos que procure a Frigelar, que é nossa loja parceira e que comercializa acessórios, ferramentas e peças de ar-condicionado.
O contato pode ser feito pelo site neste link, Whatsapp (051-9802-8999) ou telefone (0800-008-8999).
Gostaria de saber se a empresa realiza a retirada de gás de ar condicionado?
Olá Nadjane, tudo bem?
Produzimos conteúdos como esse para ajudar nossos leitores.
Você pode procurar por instaladores que podem realizar o serviço por AQUI.
Qualquer dúvida, continuamos à disposição para ajudar você.
Orçamento para drenar gades dos compressores é dar destino dos gases com certificado de destinacao
Qtd 1.000 kg R134a
Qtd 400 kgL22
Local Pouso Alegre
Orçamento enviar para Ambiental Engenharia
Olá Carlos, tudo bem?
O WebArCondicionado não faz esse tipo de serviço. Aqui no nosso blog escrevemos conteúdo como esses para ajudar nossos leitores.
Como o recolhimento do gás pode ser feito por instalador, sugerimos que solicite o serviço por aqui.
Boa tarde! vocês recolher gases 407 mais ou menos 300 kg?
grato gilmar
Olá Gilmar, tudo bem?
O WebArCondicionado não faz esse tipo de serviço. Aqui no nosso blog escrevemos conteúdo como esses para ajudar nossos leitores.
Como o recolhimento do gás pode ser feito por instalador, sugerimos que solicite o serviço por aqui.
Boa tarde.
Necessito comprar uma recolhedora que me facilite recolher mais de 100kg de gas em pouco tempo,semelhante a essa da imagem ou ligeiramente menor.que não seja muito pesada.podem indicar?
Grato pela atenção
Olá Victor, tudo bem?
Nossa sugestão é entrar em contato com a loja parceira, a Frigelar, que comercializa acessórios, ferramentas e peças.
O contato pode ser feito pelo site no link abaixo, Whatsapp: (051-9802-8999) ou (telefone 0800-008-8999).
Link do site da Frigelar: (https://www.frigelar.com.br/?utm_source=webarcondicionado.com.br&utm_medium=webarcondicionado&utm_campaign=webarcondicionado/).
Boa tarde
Vocês reciclacao gases né 12 e o 22
Tenho aprox 800 kg 12 do e uns 300 do 22
Tel de contato 31 996261650
Falar com jaime
Está aqui no aeroporto de confins bh
Olá Jaime, tudo bem?
Segue matéria para localizar os centros de reciclagem mais próximos a você:
http://www.webarcondicionado.com.br/centros-reciclagem-de-gas-refrigerante
Boa tarde!
Tenho uma assistência técnica de refrigeração e tenho garrafas de gás 134 R22 ,R404 R -290 e as garrafas de gás maçarico poderia me informar onde descarto essas garrafa ,não podemos descarta em livro nem em ferro velho. Pode me ajuda ficarei muito grata.
Olá Urania, tudo bem?
Temos uma matéria em nosso blog com as orientações de descarte, segue link para auxilia-la:
http://beta.webarcondicionado.com.br/blog/wp-admin/post.php?post=440706&action=edit