* Atualizado em 30/01/2019
Você já se perguntou por que a temperatura ideal do nosso corpo é de 36ºC? Cientistas afirmam que esse número é o equilíbrio perfeito, pois é quente o suficiente para prevenir doenças infecciosas. Mas mesmo possuindo uma boa variação, o mecanismo corporal humano não suporta diferenças muito bruscas.
Veja a seguir os riscos causados pelas temperaturas extremas:
Temperatura elevada – Hipertermia
Ela já começa a se manifestar com apenas 2 graus acima do normal, chamado “estado febril”. A febre chega com uma espécie de aviso informando que alguma parte do seu corpo está sofrendo inflamação. Quando atingimos a marca de 38ºC, o ser humano sofre com fortes dores de cabeça.
Já nos 40, é possível ter espécie de alucinações pois quanto mais quente está o nosso corpo, mais frio sentimos. Porém, com 42ºC as nossas proteínas começam a ferver e o organismo tende a perder as suas funções. Para conter a elevação, o principal mecanismo é a transpiração, que diminui a temperatura da pele com a evaporação do suor.
Temperatura baixa – Hipotermia
Diferente do calor, o frio demora um pouco mais para se manifestar no corpo. Enquanto o outro varia e prejudica quando alterado 2 graus, a temperatura baixa precisa diminuir até 20ºC para o ser humano sofrer uma parada cardíaca irreversível. Antes de o indivíduo sofrer problemas no coração, os sintomas podem vir com esfriamento das mãos e pés, dormência nos membros, pouca energia, dificuldade em respirar, pulsação lenta, inchaço na face, perda de controle da bexiga.
Em estágios mais avançados a hipotermia causa perda de memória, perda de controle dos membros superiores e inferiores, perda dos sentidos, perda da pulsação e pupilas dilatadas. A saída para conseguir se aquecer é fazer a pessoa tremer (o que acontece automaticamente). Isso ajuda a produzir calor internamente.
Quanto o corpo suporta
A marca de -29ºC é ainda suportável ao corpo quando se está usando roupa apropriada. Porém, se estiver exposta a um vento de 40km/h, é possível que você congele em apenas 20 segundos. A força do vento faz com que a sensação térmica fique ainda mais rebaixada. No caso do calor, pelo Brasil por ser um país tropical, possui verões rigorosos. Neste verão, aliás, estima-se que a temperatura ultrapasse à casa dos 40ºC no Rio de Janeiro e em outras capitais, por exemplo.
Ondas de calor fazem com que idosos e pessoas com pele mais sensíveis passem mal. Há casos em que já foram registrados óbitos de pessoas mais velhas por causa da baixa pressão diante do sol forte. A sensação térmica é tão intensa que alguns aparelhos de ar condicionado não dão conta.
A resistência do corpo humano depende da temperatura externa, da umidade, do vento, do tempo e até se a pessoa esta imerso na água. Como a água resfria rápido, basta alguém ficar mergulhado a cerca de 20ºC para correr o risco de morrer.
Instalação de ar condicionado exige ferramentas manifold digitais conhecimento técnicos nitrogênio no sistema com alta pressão detectar algum micro vazamento temos um vasto conhecimento em instalações garantia perfeita do produto instalação sem nenhum retorno e o cliente totalmente satisfeito com a marca do aparelho e como instalações de mesmo Levi Meireles à disposição Rio de Janeiro e Grande Rio 984 32 8889
Obrigada pelas dicas. Estava procurando justamente essa explicação por causa desse calorão.
Em Cuiabá, Mato Grosso Já fez 47° graus celcios é so busca fotos na internet.