Redação do WebArCondicionado
O R-32 é o fluido refrigerante do momento, apontado como a mais correta opção do mercado, porque contribui muito pouco para o Efeito Estufa. Porém, surge no horizonte a possibilidade de substitui-lo pelo mais novo queridinho dos pesquisadores da área, o R-290.
Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, descobriram, após testar quatro fluidos refrigerantes diferentes, que o R-290 (propano) é o que oferece maior potencial para substituir o R-32, que é muito usado em sistemas de aquecimento e refrigeração por conta de suas propriedades de transferência de calor.
R-290 é mais eficiente?
No estudo foi testado desempenho de transferência de calor durante a condensação e vaporização. De acordo com os pesquisadores:
“tanto o R-32 quanto o R-290 mostram valores semelhantes de coeficiente de transferência de calor. O R-290 possui um coeficiente de transferência de calor médio 6% maior”.
A conclusão foi de que o R-290 era o mais parecido com R-32, já que exigiu a mesma quantidade de carga de refrigerante, demonstrando um arrefecimento eficiente.
- Leia também: Daikin apresenta seu novo Split Inverter com R32
Pesquisa de fluidos refrigerantes
Os pesquisadores compararam alternativas ao HFC R-32, que alguns players da indústria de HVAC-R estão promovendo aos seus aparelhos como uma resposta às exigências de redução gradual da regulação do gás na União Europeia. A pesquisa submeteu cada vaporização de fluido de teste à condensação e queda de pressão.
Fluido refrigerante R290
Muito aplicado na refrigeração comercial, os níveis de pressão e os valores de capacidade de refrigeração do R-290 são bem similares ao do R-32.
Com alto nível de pureza, o R-290 não contém nenhum elemento com tendência a formação de ácido e, consequentemente, é menos crítico em relação às reações químicas. Entretanto, o alto índice de umidade deve ser evitado, do contrário existe o perigo de ocorrer cristalização. Com alta pressão e baixa temperatura a hidratação do gás também pode ocorrer na fase líquida.
Precisa de homologação para manusear o r290?
Ola gostaria de saber sobre as linhas remotas com r 290 caso em que a unidade condensadora fica a mais de 5 metros e risco de vazamento visto que e um fluido inflamável
Oi Rodrigo, tudo bem?
Temos uma publicação que fala dos riscos de incêndio do gás refrigerante R32.
Pode entrar no conteúdo clicando neste link aqui.
quero esclarecimento sobre um ar condicionado split inverter de 9000 btu com dois tipos de fluido r32/r290 e, não entendo qual deles é utilizado no split ou então é a mistura, ou u é substituto do outro e, quero saber se usam o mesmo tipo de oleo
Olá Monteiro, tudo bem?
Cada modelo de ar-condicionado usa um tipo de fluido refrigerante.
Inclusive os gases refrigerantes são diferentes entre si. Por isso, a pressão e o óleo do compressor são diferentes.
Não pode simplesmente tirar um fluido e recarregar com outro. Pode encontrar mais informações em nossa publicação.