Desde os primórdios o homem trabalha em maneiras para domesticar o clima em ambientes fechados. E hoje, a climatização vai além do conforto térmico. Ela está presente em diversos setores da civilização, como no resfriamento de processos industriais. Os sistemas de HVAC também atuam de mãos dadas com a globalização: resfriando data centers mundo afora para que os dados possam ser transmitidos na rede sem erros.
Entretanto, o uso excessivo de condicionadores de ar, assim como outras tecnologias, esfriam as relações sociais e podem trazer malefícios para saúde. Os equipamentos estão cada vez mais populares e disso não podemos negar. Veja alguns resultados negativos que eles oferecem quando usados em larga escala:
- Se a serpentina e filtros não forem limpos devidamente, os aparelhos se tornam fonte de transmissão de fungos e bactérias.
- Eles retiram a umidade do ar, podendo causar ressecamento das vias aéreas e oculares.
- Se usados indiscriminadamente, fazem com que as pessoas tornem-se reclusas e sedentárias, visto que as salas e portas devem estar fechadas.
- Trocas bruscas de temperatura podem resultar no desenvolvimento de reações alérgicas, alegam especialistas.
- O Ministério da Saúde britânico indicou que a incidência de hospitalização é 12% maior entre pessoas que passam mais de seis horas por dia em ambientes climatizados.
- Os aparelhos consomem uma fatia considerável de energia elétrica, liberando grande quantidade de CO2 na atmosfera.
Desta forma, temos de ter em mente alguns aspectos: o ar-condicionado foi uma invenção revolucionária que se faz cada vez mais presente. Por isso, cabe a nós estipular meios para tornar a vida mais saudável diante das facilidades da tecnologia. Seja no trabalho, shoppings ou até mesmo em casa, confira algumas práticas que podem fazer a diferença no dia a dia:
- Mantenha sempre o aparelho limpo e com a higienização em dia.
- Em longos períodos de ar-condicionado, desligue o aparelho e abra portas e janelas por no mínimo 40 minutos. A renovação do ar elimina a sonolência causada pelo excesso de CO2 emitido e evita transmissão de doenças.
- Escolha aparelhos com selo Procel A. Eles consomem menos energia elétrica.
- Mantenha a temperatura do aparelho em torno de 22º. Assim economiza-se energia e evita-se choques térmicos.
- Saia para a rua: testes apontam que basta passar 5 minutos praticando atividades ao ar livre para que sejam registradas melhorias no humor. Em crianças, passar muito tempo em espaços fechados está associado ao déficit de atenção.
- Adote o uso de plantas de interiores. Além de enfeitarem o cômodo, elas purificam o ar naturalmente.
- Mude os hábitos: que tal começar um exercício físico? Uma caminhada no parque ou alongamento no gramado já é um ótimo começo.
Deixe seu Comentário