Redação do WebArCondicionado
Você sabe o que é boato e o que verdade sobre o consumo de energia de ar-condicionado? Hoje vamos te tirar as dúvidas mais comuns dos consumidores na internet.
Pouca gente sabe, mas o ar-condicionado não é o maior vilão da conta de luz. Um ar-condicionado bem instalado, bem dimensionado e utilizado de forma adequada consome menos energia do que um chuveiro elétrico. E aqui vamos te dar todas as dicas para não cair em boatos online.
Consumo de Energia de Ar-Condicionado: Entenda
Para facilitar as coisas, nós já preparamos um vídeo para você com os principais mitos e verdades sobre o consumo de energia dos modelos de ar-condicionado.
Claro que o melhor modo de economizar dinheiro com o ar-condicionado ainda acontece na hora da compra. Para pagar mais barato, você pode utilizar o comparador de preços de ar-condicionado para saber onde está o preço mais baixo e economizar seu dinheiro.
Ar-Condicionado Gasta Muita Energia? 10 Mitos e Verdades
Aqui nós comentamos com mais detalhes cada um dos boatos que foram comentados no nosso vídeo acima. Veja:
1 – A instalação não interfere no consumo de energia do ar-condicionado
Mito. A instalação feita de maneira correta, indicada pelo fabricante favorece o funcionamento do aparelho. Uma instalação feita de forma diferente da aconselhada pelo fabricante interfere no funcionamento do mesmo, fazendo com que ele opere de forma inadequada, consumindo mais energia.
2 – Existe um tipo de equipamento adequado para cada tipo de ambiente
É verdade. Existem aparelhos adequados para cada tamanho de ambiente, intensidade e fluxo de pessoas. Para ambientes de médio e grande porte, por exemplo, especialistas indicam o Piso Teto. O quarto em casa, por outro lado, já vai receber melhor um Split ou um Janela moderno.
3 – A temperatura não interfere no consumo de energia
Mito. Manter o ar-condicionado na temperatura mínima (no arrefecimento) e máxima (no aquecimento) consome mais energia. Manter o ambiente numa temperatura entre 22ºC e 24ºC evita gastos de energia desnecessários e é mais adequado ao corpo humano.
4 – Condensadora em área fechada não influencia no consumo do aparelho
Mito. A unidade externa precisa ficar em um local onde haja circulação de ar, para evitar o retorno do ar insuflado. Isso impede a condensadora de fazer as trocas de calor necessárias para que o aparelho funcione adequadamente.
5 – O ar-condicionado inverter é mais econômico
Verdade. Os aparelhos inverter funcionam como um inversor de frequência, pois controlam a velocidade da compressão do equipamento. O compressor nunca é desligado, evitando picos de voltagem e oscilações de temperatura. Sem esses picos de consumo, a conta sai mais barata.
6 – Quanto mais potente o aparelho, mais ele consome energia
Verdade. Um aparelho com 18000 BTU consome mais energia do que um aparelho de 12000 BTU, por exemplo. Mas toma cuidado, pois usar um equipamento com potência menor do que o indicado para o ambiente, aumenta muito o consumo de energia dele. Por isso o dimensionamento correto é muito importante.
Utilize a Calculadora de BTU para descobrir qual a potência exata para o seu ambiente
7 – O ideal é: desligar o aparelho por pouco tempo e ligar outra vez, ou mantê-lo ligado?
Algumas pessoas pensam que, desligar o ar-condicionado por breves períodos de ausência pode economizar o consumo de energia. Isso é um mito. Ligar e desligar com muita frequência o equipamento acarreta num maior consumo de energia, por causa dos picos de energia. Se for se ausentar do ambiente por pouco tempo, até 20 minutos ou meia hora, deixe-o ligado para evitar esses surtos de gasto.
8 – Deixar a janela aberta com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de energia
Verdade. Além de consumir mais energia, esse descuido pode comprometer o funcionamento do aparelho. O ideal é deixar todas as portas e janelas bem fechadas.
9 – Manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia
Verdade. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçam o aparelho a trabalhar mais e consequentemente, ele consome mais energia.
10 – Aparelhos com selo Procel A sãos mais econômicos
Verdade. O Selo Procel identifica os equipamentos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética medida pelo CEE (Coeficiente de Eficiência Energética). Quanto maior o CEE, mais eficiente e econômico será o aparelho. A classificação é divida em A, B, C, D e E.
O ar-condicionado, na verdade, não precisa ser o pior vilão das contas de luz, basta utilizá-lo de forma adequada, manter os filtros limpos e realizar manutenções preventivas. Mais alguma dúvida sobre o consumo do aparelho? Envie para nós nos comentários.
Como Calcular o consumo de Energia?
Antes de comprar o seu ar-condicionado, é importante saber como funciona o consumo de energia elétrica dele. Aqui nesse link você aprende como calcular o consumo do seu ar-condicionado, ou daquele que você ainda quer comprar.
Acesse, calcule e utilize o nosso guia acima para fugir dos mitos e dos boatos sobre consumo de ar-condicionado!
Gostaria de saber se o ar condicionado inverter ligado
diretamente na tomada (Fio dentro da tomada)
consome energia ? mesmo com ele desligado?!
Olá Eduardo,
No momento não temos em nossa equipe nenhum técnico desta área para que possamos lhe ajudar, por isso aconselhamos que contate um eletricista. Ou tente obter essa informação com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
Agradecemos pelo seu contato.
Boa matéria. Parabéns!
Olá Diogo,
Ficamos muito felizes em saber que ajudamos você, a ideia é exatamente essa. Você já nos segue em nossas redes sociais? Fica a dica se quiser nos acompanhar e ficar por dentro de tudo relacionado ao mundo da climatização e refrigeração:
Facebook – https://www.facebook.com/pg/portalwebarcondicionado/
Instagram – https://instagram.com/webarcondicionado/
Twitter – https://twitter.com/portalwebar
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
Agradecemos pelo seu contato.
temos um espaço de 55m pra aquecer. O ar de 18btu é recomendado e gasta muito?
Olá, Adriana.
Para saber exatamente a potência ideal e não acabar gastando mais em energia é preciso sabermos também quantas pessoas estarão nesse ambiente e quantos eletroeletrônicos, além do tamanho do espaço.
Você pode descobrir isso preenchendo esses dados em nossa Calculadora de BTU.
Após saber a potência ideal, utilize o Comparador de Preços para encontrar quais lojas estão oferecendo as melhores promoções.
O meu apartamento só está preparado para receber aparelhos de janela. Não há instalação para Split. Pergunto: o Split consome menos energia do que o de janela?
Olá, Nadja, tudo bem?
Depende muito. Hoje em dia há aparelhos janela bem modernos que consomem menos do que os Splits, embora comumente seja o inverso.
Comprei um inverter e tive que trocar por um convencional, fui orientada por um técnico que as peças dele quando dar defeito é mais caro do que o aparelho só a placa dele custa R$ 900 e o inverter contém 2 placas se torna mas inviável. Fora a instalação além de sê caro mais que o convencional. Isso ninguém fala pra o consumidor a minha felicidade que a loja aceitou a troca.
Olá, Abinoa.
Sim, tanto as peças quanto a instalação do Inverter são mais caras devido à complexidade dessa tecnologia. Falamos sobre isso aqui nessa publicação.
Queria saber se o ar condicionado ficar no turbo gasta mais energia cê FCC
Olá. Me tire uma dúvida . Já vi dois ar-condicionado, do mesmo fabricante e capacidade, sendo que um inverter e o outro não. Porém, quando vejo a etiqueta do processo, o consumo de energia é o mesmo. Como, nessas situações, eu vou saber que o inverter é mais econômico?
Eu tenho um ar split convencional da philco de 9000 btus e gasta 16.4 kwh, sendo que um inverter da lg de 9000 btus que diz que é 70% mais econômico gasta 17.1 kwh. Então como pode ser mais economico se gasta mais kwh ?
Olá, Bruno.
Seu questionamento faz sentido, mas o Inverter segue sendo mais econômico, mesmo tendo um consumo mais elevado em kwh. Isso porque os modelos Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com menor oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente. Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.
E o aparelho costuma ser mais caro justamente por isso, com o investimento acaba compensando a longo prazo. Portanto, o Inverter é ideal para quem vai usar o ar-condicionado muitas horas por dia com frequência, principalmente em locais onde a temperatura varia bastante.
para um ambiente de 22 metros quadrados, para geralmente 3 pessoas, qual a melhor potencia para um menor consumo de energia?
Olá, Denise.
A potência indicada é a que a Calculadora de BTU aponta de acordo com a sua necessidade, você pode fazer o cálculo aqui nessa página preenchendo essas informações e ela dá o resultado na hora. Lembrando que é muito importante adquirir um ar com a potência correta, principalmente se a sua ideia é economizar. Optar por um aparelho mais fraco ou mais forte irá pesar na sua conta de luz.
Após descobrir a potência ideal para o seu ambiente, encontre aqui no comparador de preços as melhores ofertas.
E quanto ao ar condicionado portátil… funciona os mesmos mitos e verdades…??