Redação do WebArCondicionado
Você sabe o que é boato e o que verdade sobre o consumo de energia de ar-condicionado? Hoje vamos te tirar as dúvidas mais comuns dos consumidores na internet.
Pouca gente sabe, mas o ar-condicionado não é o maior vilão da conta de luz. Um ar-condicionado bem instalado, bem dimensionado e utilizado de forma adequada consome menos energia do que um chuveiro elétrico. E aqui vamos te dar todas as dicas para não cair em boatos online.
Consumo de Energia de Ar-Condicionado: Entenda
Para facilitar as coisas, nós já preparamos um vídeo para você com os principais mitos e verdades sobre o consumo de energia dos modelos de ar-condicionado.
Claro que o melhor modo de economizar dinheiro com o ar-condicionado ainda acontece na hora da compra. Para pagar mais barato, você pode utilizar o comparador de preços de ar-condicionado para saber onde está o preço mais baixo e economizar seu dinheiro.
Ar-Condicionado Gasta Muita Energia? 10 Mitos e Verdades
Aqui nós comentamos com mais detalhes cada um dos boatos que foram comentados no nosso vídeo acima. Veja:
1 – A instalação não interfere no consumo de energia do ar-condicionado
Mito. A instalação feita de maneira correta, indicada pelo fabricante favorece o funcionamento do aparelho. Uma instalação feita de forma diferente da aconselhada pelo fabricante interfere no funcionamento do mesmo, fazendo com que ele opere de forma inadequada, consumindo mais energia.
2 – Existe um tipo de equipamento adequado para cada tipo de ambiente
É verdade. Existem aparelhos adequados para cada tamanho de ambiente, intensidade e fluxo de pessoas. Para ambientes de médio e grande porte, por exemplo, especialistas indicam o Piso Teto. O quarto em casa, por outro lado, já vai receber melhor um Split ou um Janela moderno.
3 – A temperatura não interfere no consumo de energia
Mito. Manter o ar-condicionado na temperatura mínima (no arrefecimento) e máxima (no aquecimento) consome mais energia. Manter o ambiente numa temperatura entre 22ºC e 24ºC evita gastos de energia desnecessários e é mais adequado ao corpo humano.
4 – Condensadora em área fechada não influencia no consumo do aparelho
Mito. A unidade externa precisa ficar em um local onde haja circulação de ar, para evitar o retorno do ar insuflado. Isso impede a condensadora de fazer as trocas de calor necessárias para que o aparelho funcione adequadamente.
5 – O ar-condicionado inverter é mais econômico
Verdade. Os aparelhos inverter funcionam como um inversor de frequência, pois controlam a velocidade da compressão do equipamento. O compressor nunca é desligado, evitando picos de voltagem e oscilações de temperatura. Sem esses picos de consumo, a conta sai mais barata.
6 – Quanto mais potente o aparelho, mais ele consome energia
Verdade. Um aparelho com 18000 BTU consome mais energia do que um aparelho de 12000 BTU, por exemplo. Mas toma cuidado, pois usar um equipamento com potência menor do que o indicado para o ambiente, aumenta muito o consumo de energia dele. Por isso o dimensionamento correto é muito importante.
Utilize a Calculadora de BTU para descobrir qual a potência exata para o seu ambiente
7 – O ideal é: desligar o aparelho por pouco tempo e ligar outra vez, ou mantê-lo ligado?
Algumas pessoas pensam que, desligar o ar-condicionado por breves períodos de ausência pode economizar o consumo de energia. Isso é um mito. Ligar e desligar com muita frequência o equipamento acarreta num maior consumo de energia, por causa dos picos de energia. Se for se ausentar do ambiente por pouco tempo, até 20 minutos ou meia hora, deixe-o ligado para evitar esses surtos de gasto.
8 – Deixar a janela aberta com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de energia
Verdade. Além de consumir mais energia, esse descuido pode comprometer o funcionamento do aparelho. O ideal é deixar todas as portas e janelas bem fechadas.
9 – Manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia
Verdade. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar, forçam o aparelho a trabalhar mais e consequentemente, ele consome mais energia.
10 – Aparelhos com selo Procel A sãos mais econômicos
Verdade. O Selo Procel identifica os equipamentos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética medida pelo CEE (Coeficiente de Eficiência Energética). Quanto maior o CEE, mais eficiente e econômico será o aparelho. A classificação é divida em A, B, C, D e E.
O ar-condicionado, na verdade, não precisa ser o pior vilão das contas de luz, basta utilizá-lo de forma adequada, manter os filtros limpos e realizar manutenções preventivas. Mais alguma dúvida sobre o consumo do aparelho? Envie para nós nos comentários.
Como Calcular o consumo de Energia?
Antes de comprar o seu ar-condicionado, é importante saber como funciona o consumo de energia elétrica dele. Aqui nesse link você aprende como calcular o consumo do seu ar-condicionado, ou daquele que você ainda quer comprar.
Acesse, calcule e utilize o nosso guia acima para fugir dos mitos e dos boatos sobre consumo de ar-condicionado!
Eu gostaria de saber se um ar inverte consome mais energia do que um ventilador de teto usando o dia inteiro pois eu costurou qual compensa mais o ventilador ou o ar
Olá, Cilene, tudo bem?
Falamos tudo sobre essa escolha aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/economia-ar-condicionado-ligado-na-ventilacao-ou-ventilador
E aqui também: https://www.webarcondicionado.com.br/ligar-o-ventilador-e-o-ar-condicionado-juntos-economiza-energia-eletrica
Parabéns pelo post!
Temos sempre acompanhado as dicas de Ar Condicionado de vocês!
Um grande abraço,
https://www.arquiteturatermica.com.br
Agradecemos pela força, amigos!
Ficamos sempre à disposição. Abraço!
Meu ar não consigo usar. Por ligo 3 horas de relógio uma vez e já vem uma amuemto de 40 reais.na cinta. Tenho medo de suas vatos conseguido e vir um absurdo de luz.oqie eu faço. Minha luz e uma distribuição so pra tudo.
Olá, Sandra, tudo bem?
Uma das maneiras do ar-condicionado consumir menos energia elétrica é ligá-lo em temperaturas amenas. Não colocar em extremos muito baixos e nem muito altos. Tem que ver também se a potência do seu aparelho está correta para o tamanho do ambiente, pois se o ar gelado estiver vazando por alguma abertura, o motor do aparelho vai se esforçar mais e consumir mais energia por isso.
Seria mais sensato deixar o ar no minimo para que nunca desligue a condensadora e assim evite os picos de energia? Se colocar no 22 por exemplo ele atinge e desliga, mas se passam 5 minutos ele aciona novamente pois ja esquentou, porém se eu deixar no 16 ele trabalha direto sem desligar e sem pique….
Olá, Luiz, tudo bem?
Essa é uma ótima questão. Na teoria, colocar o ar-condicionado na temperatura mínima ou máxima gera um maior gasto, pois o motor tem que trabalhar demais o tempo todo. Porém, os picos de energia realmente são grandes vilões da conta de luz. Vai de caso a caso. É preciso ver, primeiro, se o seu aparelho é mais econômico, qual a média de kWh que ele consome, qual a tarifa de energia elétrica na região onde você mora etc.
E outra, para que o ar-condicionado fique ligando e desligando perto de 22ºC, então talvez você esteja com um aparelho subdimensionado. É uma questão cheia de variáveis. Sugerimos que a leve para o nosso Fórum: https://www.webarcondicionado.com.br/forum/
No mais, o ideal é deixar a temperatura dentro daquilo que você acha confortável.
Estou precisando trocar dois ar condicionados de 60 , tenho um comércio onde o fluxo de pessoas entrando e saindo, uso de fogões e geladeiras, é alto.
Estou na dúvida se vale a pena neste caso trocar por inverter, pois já me disseram que o inverter não irá funcionar com eficiência.
Gostaria de sua opnião.
Olá, Cythia, tudo bem?
Conforme já explicamos aqui, o Inverter vale mais a pena quando o consumidor o deixa ligado por muitas horas seguidas. Leia aqui e entenda melhor: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-inverter-vale-a-pena
Se você estiver interessada em aparelhos de potências altas como 60 mil BTus, você pode encontrara aqui os menores preços dos Inverter e dos convencionais: https://www.webarcondicionado.com.br/60000-btus?ordem=menor-preco
Todo discutem sobre o fato da temperatura influenciar no consumo de energia, mas e a velocidade do vento? Influencia muito ou pouco no consumo de energia?
Olá, Guilherme, tudo bem?
Essa é uma boa pergunta que, em breve, vamos transformar em postagem aqui no nosso blog. Então fica ligado nos próximos posts!
Tenho um ambiente de 15×30 com pe direito de 6 metros onde circulam em média 80 pessoas porem com 2 eletronicos apenas. utilizo hoje 3 ar condicionado de 60.000 btus cada a 3 mt de altura. esta quantidade de btus é suficiente?
Olá, Vanderlei, tudo bem?
Calculamos e, na teoria, suas máquinas dão conta. Porém, ambientes que precisam de mais de 60 mil BTUs, obrigatoriamente (por lei) precisam de um plano de manutenção, chamado de PMOC. Aqui você pode saber tudo sobre o PMOC: https://www.webarcondicionado.com.br/o-que-e-pmoc
Tenho um ambiente de 15×30 com pe direito de 6 metros onde circulam em média 80 pessoas porem com 2 eletronicos apenas. utilizo hoje 3 ar condicionado de 60.000 btus cada a 3 mt de altura. esta quantidade de btus é suficiente?
Olá, Vanderlei, tudo bem?
Calculamos e, na teoria, suas máquinas dão conta. Porém, ambientes que precisam de mais de 60 mil BTUs, obrigatoriamente (por lei) precisam de um plano de manutenção, chamado de PMOC. Aqui você pode saber tudo sobre o PMOC: https://www.webarcondicionado.com.br/o-que-e-pmoc
Olá, tenho uma dúvida em relação ao consumo dos aparelhos, principalmente os inverter.
Se o aparelho consome 17 kwh/m, este consumo se refere a ele ligado na velocidade máxima durante todo o período, ou se eu usar o aparelho com uma velocidade media ou com uma temperatura mais alta, ex: 22 graus ira gerar alguma economia?
Olá, Helton, tudo bem?
Os valores de consumo indicados nas fichas técnicas dos aparelhos são uma média entre os valores de consumo máximo e mínimo. Ou seja corresponde a uma utilização em que o aparelho vai estar sendo usado em temperaturas amenas, como os 22°C que citou.
Estou em dúvida se compro um ar de 60.000 ou dois sendo um de 36mil e outro de 18 mil.
Nessa configuração qual será o de menor consumo de energia?
Olá, Rodrigo, tudo bem?
Não sei muito sobre o local onde você pretende instalar esses aparelhos. Porém, se o cômodo necessita de 60 mil BTUs, esses dois aparelhos vão estar em déficit de 6 mil BTus. Um deles, provavelmente ambos, vão consumir mais energia do que o normal para climatizar. Agora, de os 54 mil BTUs que os dois somam for o suficiente para o cômodo, então o de 18 mil BTUs tende a gastar menos porque tem uma potência menor.