* Atualizado em 11/06/2019
Se você está procurando o manual do seu ar-condicionado Toshiba, chegou ao lugar certo. Abaixo você encontra os manuais de diversos modelos da marca para resolver as suas dúvidas e até mesmo descobrir se o seu aparelho está com algum erro ou problema. Assim fica mais fácil de você controlar e utilizar o seu condicionador de ar com eficiência.
Caso você esteja se perguntando sobre como operar alguma função básica, consulte as Principais Funções do Controle Remoto de Ar-Condicionado Split.
Para ter acesso ao manual do seu modelo, basta localizá-lo abaixo e CLICAR EM CIMA DA REFERÊNCIA DO PRODUTO para abrir os documentos, que estão em pdf.
Lembrando que os respectivos documentos foram divulgados pelas fabricantes e qualquer dúvida sobre as informações contidas neles devem ser tratadas diretamente com as marcas.
Split Inverter
Multi Split
IOM- RAS-5M34UAV-E1 – 5-1
IOM_4W K7 – Compacto
MP_ 4W-K7 – Compacto
MP_Dutado – Toshiba IMS
Split Cassete
rav-sm404mut-e
rav-sm454mut-e
rav-sm564mut-e
VRF (Volume de Refrigerante Variável)
Onde encontrar mais manuais de ar-condicionado Toshiba
Não encontrou o manual do modelo de ar-condicionado que você precisava? Temos duas possíveis soluções:
O Fórum do Ar-Condicionado
Você pode solicitar para outros profissionais e usuários no Fórum do Ar-Condicionado, na Página de Manuais, pois lá milhares de participantes trocam ideias diariamente e se ajudam.
Códigos de Erro
Se o seu ar-condicionado está exibindo no display algum código e está com problemas de funcionamento, ao invés de olhar o manual é necessário descobrir o que isso significa. Consulte então os Códigos de Erro de todas as marcas para resolver o problema.
Agora que você sabe onde encontrar todos os manuais de ar-condicionado, compartilhe essa página com quem precisa ou deixe um comentário abaixo.
Olá tenho dúvida desta referência será que Ras 167sav-E5 Outdoor unit pode trabalhar com Ras-137skv-E5 indooor unit marca Toshibacarrier obrigado.
Olá Didier,
aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro profissional do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
Olá,
Estou com aproximadamente 18 equipamentos de um sistema VRF Toshiba com os leds do Timer piscando, logo fica só ventilando e os compressores não dão partida. Não encontro nada nos manuais. Como posso resolver?
pode ser que de tenção verificar tenção que esta chegando no sistema de alimentação
Olá Maria Clara.
Sugerimos que coloque seu questionamento no Fórum, afim de que algum profissional possa contribuir.
Obrigado pelo contato.
Comprei 02 condensadores , cada um suportando 03 splits ( ar condicionado ), da toshiba, sendo que estou com problemas com um dos condensadores que não esfria e não acho peça de reposição em curitiba. Como posso resolver ? Tem assistência técnica ? Não acho via google aqui em curitiba, quem possa me auxiliar. Grato. Walmir Kesseli
Olá, Walmir.
Você pode encontrar a assistência técnica mais próxima de você através do nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Bom dia.estou com um problema num sistema vrf toshiba.as maquinas estao piscando o led no evaporador indicando um relogio.como posso resolver esse problema
Olá Luciano,
sugerimos que tente resetar o seu equipamento. Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
eu sou tec de refrigeração eu fui na casa do meu cliente o ar condicionado Toshiba inverter ele ligou o ar condicionado ventila e aparece o time piscando mas o compressor não funciona vc poderia me orientar desse problema eu te agradeço
estou com o mesmo problema , vc conseguiu ver qual o defeito ?
Olá Sergio,
aconselho você a acessar o Fórum do Ar Condicionado e compartilhar sua dúvida com outros colegas profissionais, para que alguém consiga lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
10/02/2012 foi feita uma compra de um aparelho ar condicionado de 9.000 Btus Toshiba, onde posso obter assistência técnica credenciada?
A Toshiba e a Semp Toshiba são as mesmas empresas?
A Carrier e a Springer prestam assistência técnica para Toshiba?
Desde já agradeço a atenção.
Olá Sandra.
Carrier, Midea, Springer e Toshiba fazem parte do mesmo grupo empresarial. Tente assistência através destes contatos da Midea, que lhe informarão os da Toshiba.
Obrigado pelo contato.
Tenho um ar condicionado Toshiba modelo RAS – M13 YKU – E de 18.000 BTUs e acontece que já faz um mes uma lagartixa entrou no aparelho, queimando a placa principal. Ao solicitar a reposição eu deparei com um preço absurdo (veja proposta abaixo). O problema também é que minha esposa está passando por um processo pesado de quimioterapia (interna por dois dias a cada 21 dias) para tratamento de cancer no pulmao, figado, coluna e ombro e com a alta temperatura ambiente, ela está passando muito mal, chegando até mesmo a desmaiar. Eu pergunto, eu já tentei entrar em contato com a Higashi ar condicionado mas não encontro oo site para pergunta se eles não deveriam garantir que o equipamento seja imune a este tipo de problema, já que este tipo de animaizinhos poderá sempre ocorrer? E pergunta como podemos resolver este problema?
Fico aguardando uma resposta o mais rápido possível.
Obrigado
Fábio Ribeiro
PROPOSTA DO PRESTADOR DE SERVIÇO.
Curitiba, 11 de Fevereiro de 2014
A
Sr. FABIO JOSÉ SEIXAS RIBEIRO
Fone: (41) 3387-2198
Email: fabiojsr@uol.com.br
O ar que você respira pode estar circulando por equipamentos cheios de poeira, microorganismo promovendo agressão continua a sua saúde.
A manutenção preventiva garante o perfeito funcionamento dos equipamentos conforme especificação do fabricante, atendendo a climatização do ambiente, minimizando a necessidade de intervenções corretivas (reduzindo custos), além de prolongar a vida útil dos equipamentos.
A manutenção preventiva é sugerida pela fábrica no MINIMO (dependendo do local) uma vez por ano pelos técnicos especializados por este tipo de trabalho.
A limpeza dos filtros pode ser feita por qualquer pessoa adulta a cada 15 dias.
O orçamento de manutenção preventiva esporádica, não fornece o documento PMOC, esse documento é exigido pela vigilância sanitária que exige um contrato de manutenção.
Qualquer duvida estamos a disposição.
Apresentamos proposta de manutenção corretiva conforme abaixo:
Equipamento
Serviço Prazo de chegada Valor
TOSHIBA 18.000 Btu’s PLACA ELETRONICA PRINCIPAL Até 15 dias úteis R$ 1.215,00
MANUTENÇÃO PREVENTIVA – R$ 350,00
Local dos Serviços: Unidade em Curitiba.
Nesta proposta não está incluso caso haja necessidade de troca de peças e/ou reparos no dreno e infra estrutura apresentaremos proposta à parte. Liberação de acesso aos equipamentos é por conta do cliente no caso de gesso, painel, vidros, armários e outros.
1 – A MANUTENÇÃO CONTEMPLA OS SEGUINTES SERVIÇOS:
? Efetuar a higienização na unidade condensadora e evaporadora (Bactericida Germicida e desinfecção de superfícies laváveis)
? Verificação da existência de vibrações e ou ruídos anormais nos compressores;
? Verificação da existência de vibrações e ou ruídos anormais nos motores dos ventiladores e nos próprios ventiladores;
? Verificação do estado do isolamento da linha do circuito refrigerante;
? Verificação da existência de vazamentos da linha do circuito refrigerante;
? Verificação da atuação dos termostatos de controle;
? Verificação dos contatos elétricos do equipamento;
? Medição das correntes das fases dos compressores;
? Verificação do funcionamento da válvula solenóide dos compressores;
? Medição das tensões entre as fases dos motores dos ventiladores;
? Medição das correntes das fases dos motores dos ventiladores;
? Carga de Gás R22.
? Dreno, somente é dado carga de nitrogênio
? Testes finais.
2 – Serviços de reparos de alvenaria e elétrica e limpeza no duto não estão inclusos.
3-VALOR DA MANUTENÇÃO CORRETIVA: R$ 1.465,00 (UM MIL QUATROCENTOS E SESSENTA E CINCO REAIS)
4-CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: 28 DIAS (BOLETO BANCÁRIO MEDIANTE CADASTRO/ATUALIZAÇÃO CASO SEJA PESSOA JURIDICA, PESSOA FISICA CHEQUE A VISTA, DEPOSITO BANCARIO ANTECIPADO OU PARCELADO NO CARTÃO DE CRÉDITO)
5-VALIDADE DA PROPOSTA: 48 HORAS – GARANTIA DE SERVIÇOS 90 DIAS
NESTA PROPOSTA NÃO ESTÁ INCLUSO ANDAIME/BALACIM CASO SEJA NECESSARIO PARA ACESSO PARA MANUNTEÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Olá Fábio.
Problemas como este são pontuais e realmente ocasionam problemas. Aconselhamos que siga em contato com a empresa, para tentar resolver da melhor maneira possível e mais rapidamente.
preciso do manual da maquina ar condicionado toschiba mod:MMY-MAP1604HT7
Olá Rodrigo.
Infelizmente não possuímos esse manual, mas estaremos atentos a ele.
Você pode tentar colocando seu pedido no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
sou um tec em refrigeração só que não sou autorizado,e queria se possivel me enviarem como coidificar para configurar atraves do controle remoto uma placa eletronica dos ar condicionados de marcas split samsung,toshiba,eletrolux,e outras, por favor agradeço.
Comprei um aparelho (ar condicionado Toshiba Quadri) e desde de a instalação ele não funciona.
Tenho acionado a empresa vendedora – MaxAr de Ribeirão Preto – Atendente Mariana) e não tenho tido sucesso. Quando marcam uma visita o horário não é cumprido e a os técnicos não encontram solução.
As vaporizadoras não funcionam adequadamente.
02 vaporizadoras não produzem ar frio e 02 com produção baixa.
Tenho acompanhado todos os passos dos técnicos e esta bem claro que o problema é com a condensadora, mas a empresa vendedora não toma providência para trocar a condensadora.
O problema esta ocorrendo desde o ínicio e por isso quero a troca da condensadora.
Hoje contesto até a qualidade da marca Toshiba para este tipo de aparelho.
Olá José. Entendemos o seu caso. De qualquer forma recomendamos que você registre a sua insatisfação junto à loja que lhe vendeu. Se o produto está na garantia, eles têm obrigação de reparar o erro, ou então a fabricante deve ser contatada. Se o problema persistir, abra um registro no Procon de sua cidade.
Obrigado pelo contato e boa sorte.