Viajar ou passar muito tempo em um carro pode ser ótimo para algumas pessoas, mas torna-se incômodo quando a variação térmica fala mais alto devido ao automóvel ficar exposto no sol por muito tempo, mesmo com o uso do ar-condicionado. Situações como essas são muito comuns e atingem principalmente quem está na estrada horas e horas rodando.
Além de influenciar no conforto térmico, essa oscilação na temperatura também pode acabar deteriorando os estofados e a pintura do veículo, somando mais um problema a ser resolvido.
A notícia boa é que existem meios de amenizar esses empecilhos sem necessariamente usar uma alta tecnologia. O isolamento térmico pode ser feito de maneira simples e dentro de um orçamento acessível, proporcionando o conforto adequado a motoristas e passageiros e tornando os trajetos mais agradáveis. Mas antes vamos entender como funciona esse isolamento.
Como Funciona o Isolamento Térmico
Para a instalação do isolamento existe uma série de materiais que podem ser utilizados. Os mais comuns são a manta asfáltica, feltro com alumÍnio adesivado, isolante térmico EVA ou etaflon aluminizado. Forrar o interior do veículo com esses recursos é o que cria a camada de isolamento, ajudando a impedir que o calor do ambiente externo atinja dentro do carro.
É importante lembrar também que a aplicação do material escolhido deve ser realizada em cada canto do veículo, inclusive nos espaços mais estreitos para fazer efeito. Portanto, forrar tanto o assoalho, quanto as laterais e o teto proporcionam mais eficiência.
Para quem gostou dessa ideia e busca por resultados, uma boa opção é apostar no isolamento com a manta asfáltica. Além de simples é bastante eficiente em casos de carros e usuários comuns, pois sua composição ajuda a reter o calor, tanto no quente quanto no frio. Então vamos ao que interessa:
Faça Você Mesmo: Como Fazer o Isolamento Térmico
Para fazer o isolamento no seu carro, você irá precisar de:
• Manta asfáltica adesiva aluminizada (marcas como a Vedacit são um exemplo)
• Caneta (para fazer as marcações na manta na hora de recortar)
• Régua (para fazer as marcações e ajudar no acabamento)
• Estilete (para fazer os cortes)
• Trena (para fazer as medições)
• Ferramenta para a retirada de parafusos
• Espátula para fazer o acabamento e evitar o surgimento de bolhas na manta
• Fita adesiva (para finalizar o acabamento e fazer a junção entre a manta asfáltica)
Passo a passo do Isolamento Térmico do carro
1. LIMPEZA: Antes de começar a aplicação, retire tudo do carro e faça uma boa faxina com água e sabão.
2. PARAFUSOS: Verifique se eles estão firmes e troque se necessário, substituindo os de aço por inox para não deixar ferrugem por baixo da manta. Você pode aplicar um líquido antiferrugem, caso não tenha como trocar.
3. MARCAÇÕES E RECORTES: Faça as marcações e as medidas dos tamanhos de acordo com o seu veículo para depois fazer os recortes corretos e em seguida começar a aplicação.
4. APLICAÇÃO: Ao fazer a fixação, comece retirando um pequeno pedaço da película da manta e colando no local correto. A dica é ir puxando o resto da película aos pouquinhos e fazendo a colagem de forma bem fixa, pressionando com os dedos e utilizando a espátula para ajudar no processo. Faça isso em todo o espaço reservado para a manta cobrir.
5. FINALIZAÇÃO: Após forrar tudo, aplique a fita adesiva para fazer a junção dos recortes, sempre usando a espátula para melhor fixação.
Quanto tempo leva para revestir o carro?
Depende muito do estado do automóvel: se há alguma parte com ferrugem e se precisa substituir algum componente, se você irá querer revestir tudo, etc.
A manta pode acabar soltando com o passar do tempo?
Como a manta está por baixo do forro do carro, a tendência é que com uma fixação bem executada ela não solte. Mesmo as películas que ficam nas laterais do veículo e recebem bastante calor ficam tão aderidas que se tiver que tirar irá dar um trabalho bem grande.
Afinal, o Isolamento Térmico realmente funciona?
O WebAr pesquisou depoimentos de pessoas que investiram no isolamento e esses usuários que fizeram a aplicação contam que isso segurou bastante a temperatura incidente na lataria do carro.
Portanto, o isolamento térmico é recomendado e pode ser um ótimo recurso na qualidade do seu conforto dentro do automóvel.
Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente que tentaremos te ajudar.
Olá! Tudo Bem ?
Caros Amigos pode usar a manta asfáltica pra fazer a proteção e Tbem reduzir o calor instalado na Parte interna do Capô.
Boa tarde.
Vcs fazem isolamento com manta ou filtro que seja , na parte atrás do motor, entre o motor e painel do carro ?
Seria de uma Meriva 2010.
Aguardo retorno.
Oi Gedeão, tudo bem?
Não realizamos esse tipo de serviço.
Sugerimos que procure uma empresa especializada em sua região.
Tenho receios de que a manta asfáltica libere gases tóxicos com o calor. Isso pode acontecer?
Gostaria de fazer um orçamento para colocar numa ducato 2013….
Olá Edivaldo, tudo bem?
Não realizamos esse tipo de serviço.
Sugerimos que procure uma empresa de sua preferência para executar o serviço.
Olá bom dia , tenho van e ela é muito quente por dentro , o isolamento térmico dá para o calor como para o frio? Ou há tipo de isolamentos mais adequados …vou iniciar a transformação ,vai uma longa aventura
Olá Isa, tudo bem?
Sugerimos que poste sua dúvida no Fórum do Ar-Condicionado. No espaço diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Minha dúvida é na hora de fazer o pedido,pois não sei o quanto comprar para não sobrar? e muito menos faltar, peço orientação, para uma Fiorino 2010 ! M. Obrigado.
Gostaria de fazer um isolamento térmico na minha Fiorino, o que vou gastar de material? E o que tenho que pedir de material? Para fazer umas encomenda, obrigado.
gostei muito o produto
Olá Marcelo, tudo bem?
Ficamos muito feliz com sua satisfação, continue nos acompanhando, diariamente temos novas postagens
muito bom msm
Olá Marcelo, tudo bem?
Ficamos muito feliz com sua satisfação, continue nos acompanhando, diariamente temos novas postagens.
Vcs indicam fazer isso num carro básico ?tenho um carro é ele não ter ar condicionado na opinião de vcs compensa fazer esse isolamento ???
Olá Gabriel, tudo bem?
Além de influenciar no conforto térmico, a oscilação na temperatura também pode acabar deteriorando os estofados e a pintura do veículo. A notícia boa é que existem meios de amenizar esses empecilhos sem necessariamente usar uma alta tecnologia. O isolamento térmico pode ser feito de maneira simples e dentro de um orçamento acessível, proporcionando o conforto adequado a motoristas e passageiros e tornando os trajetos mais agradáveis.
O isolamento térmico é recomendado e pode ser um ótimo recurso na qualidade do seu conforto dentro do automóvel.