Equipamentos são da Startup Salvar e protegem contra bactérias, fungos e vírus
Na capital da Bahia, diversas linhas municipais operam com filtro contra covid nos aparelhos de ar-condicionado dos ônibus. Os equipamentos instalados são da startup Salvar e prometem eliminar 99,9% das cargas virais, incluindo na lista o coronavírus.
Os filtros contra covid dos ônibus de Salvador ainda retém até 80% dos fungos e das bactérias em ambientes fechados. Chamado de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), auxilia todos os tipos de aparelhos de ar-condicionado na climatização dos espaços internos.
Instalado em 92 ônibus da empresa OT Trans, que atendem 15 linhas em Salvador, o EPC está somente nos veículos com ar-condicionado. O filtro é indicado para espaços de saúde, instituições de ensino, comércios, restaurantes, resumindo: em qualquer ambiente fechado.
Como funciona o filtro contra covid
De acordo com o descrito no site da Salvar, o filtro possibilita que o ar que entra nos aparelhos de climatização passe por uma barreira. Ali, será retida as nanopartículas dos agentes infecciosos virais e bacterianos, o que evitará que voltem para o ambiente fechado.
O filtro EPC contra a covid instalado nos ônibus foi patenteado pela Salvar com o SENAI Cimatec. Para comprovar a eficácia, o equipamento foi testado em quatro laboratórios.
O incentivo financeiro do projeto é da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). Além dos ônibus da OT Trans, em Salvador, o filtro contra covid está presente em instituições sociais e na iniciativa privada.
Redação WebArCondicionado – Com informações da hypeness e da Salvar
Deixe seu Comentário