* Atualizado em 26/02/2019
Por se tratar de um aparelho que necessita de reparos técnicos, tanto na instalação quanto na manutenção, os valores investidos num ar-condicionado vão além da aquisição do aparelho. Trata-se de um equipamento que além de complexo, tem um custo, e sem os cuidados adequados pode representar problemas. Tais falhas são capazes de gerar mau funcionamento do aparelho e até mesmo acidentes, como descargas elétricas e incêndios.
Mesmo que, eventualmente, um aparelho venha com defeito de fabricação, é na instalação e manutenção que grande parte dos acidentes acontecem. Por isso, o usuário deve escolher uma assistência técnica de confiança, que saiba realizar o procedimento de acordo com o especificado pelas marcas de ar-condicionado. Entretanto, muitas vezes a diferença de preço faz com que muitos optem pelo serviço mais barato, que podem, por ventura, levar a perda da garantia como estar sujeito a eventuais falhas.
A equipe do WebArCondicionado conversou com instaladores para saber quais as principais falhas e trazer dicas de como prevenir acidentes.
Incêndios
Estatísticas do Corpo de Bombeiros apontam as instalações elétricas mal feitas como as principais causas de incêndio no Brasil, sendo que 20% das vítimas envolvidas nesses acidentes não sobrevivem. Falhas elétricas geradas a partir de afiação mal conectada ou com muitas emendas (as famosas gambiarras) e os erros quanto ao dimensionamento da carga estão entre as principais causas.
Exemplo de como tais acidentes são comuns e podem ser graves é o caso do incêndio no Edifício Joelma, em 1974. De acordo com depoimentos e a investigação realizada na época, foi constatado que o incêndio, responsável por 179 mortes e 300 feridos, foi causado por um aparelho de ar-condicionado no 12º andar. A catástrofe fez com que normas de construção e segurança dos edifícios fossem mudadas, como também os aparelhos de ar condicionado foram aperfeiçoados para prevenir esse tipo de problema.
Material delicado
De acordo com o profissional técnico Salvador Fraga, as unidades do aparelho podem trazer riscos. Tanto o Split Hi-Wall quanto os Multi Splits apresentam riscos nas unidades internas e externas, a diferença é que o aparelho Split possui um local destinado à unidade externa.
“Cada unidade traz riscos graças aos motores”, explica Salvador. Onde há motores, há possibilidade de formação de campo eletromagnético e a imantação desse campo faz com que haja sobrecarga de elétrons no fio condutor. Nele, uma capacidade limitada passa por um tempo determinado. Caso não haja uma instalação adequada desses fios há um aumento nessa quantidade de elétrons, causando um curto-circuito que aquece a cobertura do fio, que se for inadequada, acaba pegando fogo.
Instalação adequada
Por isso, as autoridades e profissionais do setor de climatização reforçam que o processo não pode ser feito sem planejamento e com materiais de baixa qualidade. É preciso olhar os custos com instaladores como um investimento, procurando por profissionais capacitados, com referência e que trabalhem de acordo com as especificações de cada marca.
Para que o ar-condicionado tenha um bom desempenho e não traga prejuízos, desde a compra até a instalação, o projeto deve ser elaborado. Não só pelo lugar mais adequado, como também ter a potência certa para que não trabalhe em excesso, mas principalmente pela instalação elétrica, feita por profissionais qualificados, que utilizam materiais dentro das normas técnicas.
Usuário prevenido
Fabricantes de ar-condicionado e assistências técnicas reforçam que o usuário tenha uma fonte de alimentação adequada conforme os requisitos do produto. Não modificar o comprimento do cabo de força ou a mesma tomada de outros eletrodomésticos também pode manter as instalações seguras. Lembrando sempre de conectar adequadamente o cabo de força e não desligar o aparelho enquanto ele estiver funcionando.
E fique atento: se sentir cheiro de queimado ou ocorrer outra anormalidade, desligue o ar-condicionado e desconecte-o da tomada ou desarme o disjuntor. Mas o mais importante: certifique-se que a assistência técnica contratada instale o aparelho em um local que possui carga elétrica suficiente para funcionar e esteja protegido por um disjuntor capaz de tolerar os picos de partida e tolerantes a altas temperaturas.
Assim você poderá curtir seu aparelho da melhor forma possível, garantindo segurança para todos ao saber como evitar essas falhas elétricas que poderiam causar incêndios.
Boa noite meu ar condicionado liga funciona uns 30minuto gelando e depois cheira a queimado como vou ver o compressor está trabalhando mas o ventilador parado?
Olá Carlos, tudo bem?
Neste caso sugerimos que você solicite a visita de um técnico para avaliar melhor a dúvida em questão, peça um orçamento para este serviço através do link:
https://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento
Olá boa noite, mesmo o ar condicionado desligado pode causar incêndio ? Se sim qual a causa de ocorrer?
Olá Newton, tudo bem?
Nesse caso indicamos que você faça uma postagem no nosso Fórum para que alguém de lá consiga lhe auxiliar de forma correta, segue link:
https://www.webarcondicionado.com.br/forum/
Predio com duas residencias; primeiro e segundo andar, térreo composto de garagem e porão internos e um pequeno ponto comercial externa ao lado da garagem. O proprietario do ponto comercial (assistência técnica em computadorws) instalou unidade externa de ar condicionado dentro do porão, que tem prejudicado moradores do primeiro andar, pelo calor sufocante e que o aparelho produz, sem contar que na área da residência próximo ao aparelho estão uma geladeira e um freezer.
A parede, da lateral do predio tem esquentando muito.
Perguntamos: Além do incômodo provocado na residência pelo calor, as geladeiras podem vir a ser danificadas pelo calor?
A estrutura do prédio também pode ser afetada pela alta temperatura das paredes?
Aguardo manifestação.
Grata
Por favor, qual é a marca e modelo recomendados de sensor de calor que dispare um alarme no caso de incêndio de aparelho de ar condicionado residencial. Tenho um filho adolescente que dorme feito uma pedra. Se o aparelho do quarto dele incendiar ele não perceberá nada.
Olá, Lúcio.
Fizemos uma grande pesquisa e inclusive procuramos por informações como essa diretamente com os instaladores, para ver se eles conhecem algum modelo que tenha esse dispositivo contra incêndio ou algo parecido, mas ninguém conhece algum modelo de ar-condicionado aqui do Brasil que conte com isso.
De qualquer forma, como falamos, o mais importante é sempre fazer a manutenção do aparelho e sempre instalar com profissionais qualificados. A instalação e manutenção correta servem como prevenção para evitar tragédias como as que aconteceram. As boas práticas podem salvar vidas.
O defeito de pega fogo em um ar pode ser capa de pinche qui eles coloca inredor do motor esa proteção deveria ser ante chamas não pinche qui o motor esquenta e muitas das veses nu é nada ave com eletrica é alta temperatura do motor
Trabalha sem gas ele esquenta demais e pode incendiar
Se um ar não tive esfriando legal chame um tecnico ele esquenta o motor até queima
Os fios e cabos utilizados sao anti chama, se houver disjuntor ele desarma. Talvez o uso de transformadores possa super aquecer uma cortina ou persiana de tecido. Ai sim existira o fogo.
Tenho detectado incendios por causa de velas comuns e de 7 dias acesas sem o devido cuidado. Velas devem ser acesas somente dentro de recipientes destinados para isso.
Trabalhei 20 anos com ar condicionado e nao vi nenhum tipo de problema que pudesse ocasionar incendio. Vi sim forminhas de empadas em cima de aparelhos que supostamente iniciaram o incendio.
Estou em manutenção semestral em algumas condensadora spriger antigas e percebi que quando desligou ela parece que o compressor esta com borbulhas dentro….parece que não desliga de vez continua funcionando.
Olá Carlos,
aconselhamos que compartilhe a sua dúvida com outros profissionais do setor, no Fórum do Ar Condicionado em “Troca de Conhecimento Técnico”, para que alguém consiga lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
eu instalei um ar da lg 18000 btus fiz todo o procedimento de instalação ligou o aparelho funcionou corretamente atarde., no período da noite quando o cliente foi ligar ele não ligava não dava nenhum tipo de sinal fui la verifiquei todas as ligações e nada de funcionar verifiquei se estava passando corrente na condensadora e evaporadora mas nada de ligar oque pode ser pode ser defeito do aparelho. se eu mexer na maquina sem ser a parte da instalação perde a garantia aciono a assistência técnica para eles verificarem.
Olá Douglas,
o ideal é chamar a assistência técnica autorizada, para que a garantia do aparelho não seja perdida.
Obrigado pelo contato.