* Atualizado em 23/05/2019
Se você assistiu algum vídeo, ouviu falar ou presenciou a cena de um ar-condicionado Inverter explodindo, chegou no lugar certo para tentar entender melhor por que isso acontece.
Muitos relatos sobre essa situação chegam a nós, como o vídeo do Split inverter de 12000 BTU que explodiu ao ser instalado. Nesse caso, o profissional que nos enviou o material relata que durante a instalação, ao conferir o gás, o compressor explodiu e o rotor voou, atingindo outro equipamento que estava próximo. Situações como essa são muito perigosas e podem trazer riscos, e por isso resolvemos explanar possíveis causas desses eventos para tentar evitar que resultem em uma tragédia. Vamos lá?
Por que o ar-condicionado explode
Pesquisando sobre a razão das explosões, percebemos que muitos profissionais do setor afirmam ter presenciado esses acontecimentos. Jairo Bertoni, técnico de instalação e estudioso da área, conta em uma de suas participações no Fórum do Ar Condicionado que isso também já aconteceu com ele. “Não é comum, mas é natural. Na verdade é uma conjunção de fatores, tipo curto circuito interno e a pressão interna com uma pressão alta”, justifica ele.
Essa explicação na verdade encaixa-se em modelos de Split tradicionais.
E quais as causas para o Inverter?
Seria algum defeito de fábrica do compressor ou falha na instalação? As fabricantes de ar-condicionado que desenvolvem os modelos Inverter sugerem uma justificativa. Vamos ilustrar a diferença entre a estrutura do compressor tradicional e aquele utilizado nos aparelhos Inverter para entender melhor:
Ar-condicionado tradicional
O compressor tradicional tem duas válvulas, uma de entrada (de aspiração) e outra de saída (de descarga). Durante a operação do aparelho, ele puxa o ar pela aspiração, comprime o gás em seu interior e joga-o pela descarga.
A pressão de descarga, nesse caso, é em torno de 250-270 psi (considerando que geralmente o gás utilizado é o R22), e vale lembrar que o compressor tradicional tem três bornes: o auxiliar, o de trabalho e o de comando. Portanto, o compressor puxa, gera a pressão padrão e empurra o gás pela válvula de saída, que sai apenas quando já atingiu a pressão. Veja a imagem:
O que pode acontecer é ocorrer um efeito nessa válvula e ela não conseguir abrir, acumulando a pressão. No caso de isso acontecer nos compressores do ar-condicionado tradicional, os bornes que irão estourar, pois são a parte mais frágil, em virtude da válvula de saída se fechar e eles funcionarem como uma “válvula de escape”.
Ar-condicionado Inverter
No caso do compressor utilizado nos modelos Inverter o efeito não será o mesmo devido à diferença em sua estrutura. O compressor nesse caso trabalha com uma pressão maior, de 350 a 400 psi, média que varia dependendo da fabricante e modelo de compressor.
Há também a válvula de entrada e de saída, mas a diferença é que essa pressão gerada não entra em contato com os bornes, pois eles são fechados, como se houvesse uma barreira separando os dois elementos. E é isso que influencia na explosão do compressor. Entenda a diferença através da estrutura:
Se a válvula de saída se rompe e fica bloqueada, o compressor irá puxar todo o gás do sistema e, por ser projetado com uma força maior por ser Inverter, ele vai gerar toda a pressão e não terá a opção de estourar nos bornes devido à separação da estrutura.
Desse modo, a potência muito maior do Inverter em relação ao ar-condicionado tradicional terá força suficiente para explodir e causar um estouro bastante perigoso.
Como evitar explosão no ar-condicionado Inverter
A explicação acima é uma forma de justificativa dada pelas fabricantes, mas não podemos deixar de lembrar que uma instalação mal executada pode trazer diferentes tipos de falhas no aparelho, inclusive trazendo riscos para instaladores e usuários.
Uma possível solução para evitar que isso aconteça, além de exigir o cuidado dos instaladores, é sugerir que os próximos compressores a serem criados tivessem um dispositivo de expansão ou de proteção para dar segurança durante a instalação e uso do ar-condicionado. Enfim, seguiremos torcendo para que isso não aconteça e alertando a todos sobre esse perigo, afinal, nosso compromisso é sempre levar informações que ajudem a todos.
Você conhece mais casos de explosão no ar-condicionado Inverter? Acredita que o erro seja na instalação ou defeito do fabricante? Compartilhe com a gente através de um comentário.
É só uma pergunta? Qual o equipamento mais seguro?
Gostaria de receber novidades à respeito.
Obrigado
Olá, Jeferson, tudo bem?
Você pode entrar na nossa página principal e, abaixo do banner rotativo, se inscrever para receber as nossas novidades e notícias fresquinhas: http://www.webarcondicionado.com.br/
Agradecemos o seu contato e interesse!
Tenho um Samsung Inverter 12000btu com 4 anos. Uso pouco. Já fiz 3 cargas de gás. Uma vez por ano. Em setembro agora fiz duas pois vazou na união do tubo de baixa pressão. Agora em dezembro parou de gelar novamente. Chamei um tecnico e constatou que o aparelho quando em funcionamento está com 55psi e quando desligado está com mais de 350psi. Entendeu que o aparelho está puxando ar por vácuo e fom isto conforme vai usando ele vai carregandp cada vez mais, aimenyando a pressão.
No caso do seu aparelho, amigão ele ainda não está puxando o ar ambiente para dentro do sistema não. Isso só acontece quando a carga do gás está praticamente zerada ( onde o lado de sucção fica em pressões abaixo de zero psi). Precisa identificar onde está ocorrendo a fuga do seu fluido refrigerante, pois não é normal ter que ficar completando a carga de gás como está tendo que fazer todo ano.
Eu quero saber é a solução definitiva. Não a razão.
Olá, Rosivaldo.
Se você der uma lida até o final da matéria, irá ver que citamos algumas soluções. Tudo depende de qual é o problema – que pode ser relativo. Qual sua opinião sobre o assunto?
Sou técnico em eletronica e mecânico de motores DIESEL e mecânico de refrigeração. Certa vez no laboratório DIESEL de um amigo coloquei óleo polyolester 32 em um pequeno motor diesel monocilindro…e o motor pegou de primeira…baseado neste teste tenho certeza, oque causa a explosão é o óleo + motor quente +elevada compressão + oxigênio (máquinas expurgadas)…
Muito boa sua explanação , uma aula de física …
Muito boa sua explanação , uma aula de física …
ACHO QUE OS FABRICANTES VEJAM ISSO COM MAIS CUIDADO, PORQUE NÃO UMA VÁLVULA DE SEGURANÇA.
Bom dia a todos.
INTERESSANTE ESSE ASSUNTO, PRINCIPALMENTE A EXPLICAÇÃO DADA PELOS FABRICANTES.
PARA QUE SE HAJA EXPLOSÃO, PRECISAMOS DE 3 FATORES BÁSICOS.
1 OXIGÊNIO
2 PRODUTO INFLAMÁVEL ( GÁS, ÓLEO, COMBUSTÍVEL ) ETC
3 IGNIÇÃO ( FOGO, CENTELHA) E OUTROS
NO CASO DO INVERTER O GÁS É BLEND OU SEJA COMPOSTOS QUE SE SEPARAM E UM DOS COMPOSTOS É LEVEMENTE (INFLAMÁVEL). O GÁS CIRCULA POR TODO O CORPO DO COMPRESSOR ONDE HÁ CORRENTE ELÉTRICA ( IGNIÇÃO ) E NA FALTA DO VÁCUO NA HORA DA INSTALAÇÃO SOMAMOS O TERCEIRO COMPONENTE ( OXIGÊNIO ); PRONTO, A BOMBA ESTA ARMADA.
O COMPRESSOR TRABALHANDO SOB PRESSÃO E COM ALTA TEMPERATURA , SÓ PRECISAMOS DE UMA PEQUENA CENTELHA PARA QUE EXPLODA.
MESMO QUE HAJA UMA VÁLVULA DE ALÍVIO, ACREDITO QUE MEDIANTE A EXPLOSÃO SERIA INEFICAZ.
O QUE PRECISAMOS É DE PRODUTOS DE QUALIDADE COM PERFEITO ISOLAMENTO INTERNO, INSTALAÇÕES BEM EXECUTADAS E PRUDENCIA NAS MANUTENÇÕES, UMA VEZ QUE, ATUAMOS EM APARELHOS ONDE NÃO SABEMOS COMO FOI EXECUTADA A INSTALAÇÃO.
Tá! Mais porque o protetor térmico nao atua, ja que com certeza antes de haver a explosão deve se ter um aumento cinsideravel da corrente elétrica, ou nestes compressores inverter não tem protetor térmico?
Os protetores térmicos só atuam em caso de sobrecarga e sobrecorrente, a real causa dessas explosões é o efeito diesel. Os motores a diesel não precisam de uma centelha para explodir, o oxigenio e o combustível explodem por alta pressão. Os compressores de refrigeração não foram projetados contando que haveria oxigênio ( quando os instaladores não usam bomba de vácuo) na mistura com o óleo e o fluído R410, assim sendo, quando o sistema fica em alta compressão ( acima de 400psi, no recolhimento do fluído), ocasionando assim a explosão, sem haver necessariamente um centelhamento para inicial tal explosão.
Olá, Luiz Carlos.
No momento não temos uma equipe técnica aqui para responder essa questão sobre os componentes do compressor. Por isso sugiro que você levante esse questionamento em nosso Fórum do Ar-Condicionado, pois lá existem milhares de membros que são profissionais participando e podem ajudar.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
El factor principal de la exploxion segun el texto es por error del fabricante y el Segundo por mala practica. Se sugiere seguridad con una especie de valvula de alivio
acredito que devido a alta pressão no recolhimento do gás ,possa estar ocorrendo o efeito DISEL mistura de oxigênio ,(umidade) mistura dos gases (blend410 A) incorretas ,ou incompatíveis (gás PIRATA) ,.porque isto não ocorria ,acredito sim que esteja relacionada a mistura dos gases.
Nada há há haver ! Essas explicações lá em cima de Bornéu separado e mentira e tudo aberto todos os modeos