* Atualizado em 23/05/2019
Se você assistiu algum vídeo, ouviu falar ou presenciou a cena de um ar-condicionado Inverter explodindo, chegou no lugar certo para tentar entender melhor por que isso acontece.
Muitos relatos sobre essa situação chegam a nós, como o vídeo do Split inverter de 12000 BTU que explodiu ao ser instalado. Nesse caso, o profissional que nos enviou o material relata que durante a instalação, ao conferir o gás, o compressor explodiu e o rotor voou, atingindo outro equipamento que estava próximo. Situações como essa são muito perigosas e podem trazer riscos, e por isso resolvemos explanar possíveis causas desses eventos para tentar evitar que resultem em uma tragédia. Vamos lá?
Por que o ar-condicionado explode
Pesquisando sobre a razão das explosões, percebemos que muitos profissionais do setor afirmam ter presenciado esses acontecimentos. Jairo Bertoni, técnico de instalação e estudioso da área, conta em uma de suas participações no Fórum do Ar Condicionado que isso também já aconteceu com ele. “Não é comum, mas é natural. Na verdade é uma conjunção de fatores, tipo curto circuito interno e a pressão interna com uma pressão alta”, justifica ele.
Essa explicação na verdade encaixa-se em modelos de Split tradicionais.
E quais as causas para o Inverter?
Seria algum defeito de fábrica do compressor ou falha na instalação? As fabricantes de ar-condicionado que desenvolvem os modelos Inverter sugerem uma justificativa. Vamos ilustrar a diferença entre a estrutura do compressor tradicional e aquele utilizado nos aparelhos Inverter para entender melhor:
Ar-condicionado tradicional
O compressor tradicional tem duas válvulas, uma de entrada (de aspiração) e outra de saída (de descarga). Durante a operação do aparelho, ele puxa o ar pela aspiração, comprime o gás em seu interior e joga-o pela descarga.
A pressão de descarga, nesse caso, é em torno de 250-270 psi (considerando que geralmente o gás utilizado é o R22), e vale lembrar que o compressor tradicional tem três bornes: o auxiliar, o de trabalho e o de comando. Portanto, o compressor puxa, gera a pressão padrão e empurra o gás pela válvula de saída, que sai apenas quando já atingiu a pressão. Veja a imagem:
O que pode acontecer é ocorrer um efeito nessa válvula e ela não conseguir abrir, acumulando a pressão. No caso de isso acontecer nos compressores do ar-condicionado tradicional, os bornes que irão estourar, pois são a parte mais frágil, em virtude da válvula de saída se fechar e eles funcionarem como uma “válvula de escape”.
Ar-condicionado Inverter
No caso do compressor utilizado nos modelos Inverter o efeito não será o mesmo devido à diferença em sua estrutura. O compressor nesse caso trabalha com uma pressão maior, de 350 a 400 psi, média que varia dependendo da fabricante e modelo de compressor.
Há também a válvula de entrada e de saída, mas a diferença é que essa pressão gerada não entra em contato com os bornes, pois eles são fechados, como se houvesse uma barreira separando os dois elementos. E é isso que influencia na explosão do compressor. Entenda a diferença através da estrutura:
Se a válvula de saída se rompe e fica bloqueada, o compressor irá puxar todo o gás do sistema e, por ser projetado com uma força maior por ser Inverter, ele vai gerar toda a pressão e não terá a opção de estourar nos bornes devido à separação da estrutura.
Desse modo, a potência muito maior do Inverter em relação ao ar-condicionado tradicional terá força suficiente para explodir e causar um estouro bastante perigoso.
Como evitar explosão no ar-condicionado Inverter
A explicação acima é uma forma de justificativa dada pelas fabricantes, mas não podemos deixar de lembrar que uma instalação mal executada pode trazer diferentes tipos de falhas no aparelho, inclusive trazendo riscos para instaladores e usuários.
Uma possível solução para evitar que isso aconteça, além de exigir o cuidado dos instaladores, é sugerir que os próximos compressores a serem criados tivessem um dispositivo de expansão ou de proteção para dar segurança durante a instalação e uso do ar-condicionado. Enfim, seguiremos torcendo para que isso não aconteça e alertando a todos sobre esse perigo, afinal, nosso compromisso é sempre levar informações que ajudem a todos.
Você conhece mais casos de explosão no ar-condicionado Inverter? Acredita que o erro seja na instalação ou defeito do fabricante? Compartilhe com a gente através de um comentário.
Qual seria esse dispositivo de expansão pra evitar explosão de compressor inverter?
Oi Ledinei, tudo bem?
Pode postar a dúvida no Fórum do Ar-Condicionado neste link.
No espaço, diversos profissionais trocam dicas e se ajudam diariamente.
No dia: 17/10/2020- sábado
Pela manhã houve uma explosão na minha casa.
Não tinha ninguém em casa. Mas todo o quarto foi destruído e queimou alguns pertences.
Espalhando a fumaça pra casa inteira, penetrante toda fumaça na casa inteira.
Gostaria de uma explicação, o tempo estava frio e não ligamos o arcondicionado.
O bombeiro chegou rápido e ficamos somente com uma fase da energia funcionando.
O problema seria da light?
Seria um defeito do aparelho também.
Fiquei com muitas dúvidas a respeito dessa situação.
Se demorassemos pra chegar em nossa residência. Poderia ter sido um extrato violento.
OLá Lúcia, tudo bem?
Podem ser muitas coisas, o ideal é você solicitar a presença de um técnico autorizado da marca do aparelho para ele avaliar o que pode ter ocorrido e somente assim tomar alguma providência.
Caso necessite, segue o link com acesso as autorizadas de todas as marcas:
https://www.webarcondicionado.com.br/category/assistencia-tecnica-2
Olá a todos. Também sou técnico na área de refrigeração, atuo a mais de quinze anos no ramo.
Tenho observado um maior numero de acidentes com aparelhos de ar condicionado splt nos últimos anos.
Não descarto tal motivo à possibilidade de erros na fabricação de compressores, pois temos observado uma grande escala de marcas e modelos sendo lançado a todo momento no mercado devido a grande demanda do mercado.
Más tenho observado também o grande número de instaladores que surge a cada dia. Muitos, muito bem formados e outros com pouca ou nenhuma informação. Estes últimos fazendo instalações com ferramentas e materiais inadequados. E o que chama minha atenção para tais ocorrências de acidentes é o fato de tais instaladores fazerem a desidratação (vácuo) do sistema de forma errada ou até mesmo deixar de fazer tal procedimento que é indispensável para o correto funcionamento de aparelhos de refrigeração.
A falta do vácuo, deixará no sistema uma grande quantidade de oxigênio e umidade. E é aí que mora o perigo. Quando o compressor entra em funcionamento gera uma grande compressão no sistema. O oxigênio comprimido entrará em contato com o óleo do sistema e poderá entrar em combustão causando uma grande explosão suficiente para romper a estrutura do compressor.
Um bom Vácuo sempre foi e sempre indispensável ao sistema de qualquer equipamento de refrigeração independente da marca e do modelo , inverter ou convencional.
Deixo meu alerta aos iniciantes e aos experientes da área de refrigeração, e principalmente aos que trabalham com corretivas, podendo deparar com um equipamento mal instalado e vir a sofrer um acidente semelhante aos divulgados nas redes.
Obrigado pela atenção!
Olá, Marcelo, tudo bem?
Agradecemos muito pela sua contribuição para o nosso debate! É sempre importante receber o ponto de vista de quem está atuando todo os dias com aparelhos de ar condicionado, aprendendo com suas experiências e aproveitando seu conhecimento. Nós é que ficamos gratos pelo tempo que tirou para nos contar um pouco mais sobre os pontos que envolvem um possível acidente envolvendo o ar-condicionado.
Um abraço, Marcelo!
Então aquele procedimento normal que qualquer técnico em ar condicionado fazia de recolhimento de gás pra condensadora pra fazer um reparo qualquer tipo mudança de local do aparelho tornou _ se muito perigoso ?
Olá, Eduardo, tudo bem?
Não, como está escrito no texto, é conjunto de fatores que podem levar a uma explosão. A pressão do gás é apenas um deles.
obrigado pelo vasto comhecimnto da empresa
Oi tenho um ar condicionado inverter marca Elgin 12 mil BTUs.
Funciona muito bem na opção refrigerar já na opção aquecer ligo leva alguns minutos pra comecar a funcionar funciona por uns 5 minutos e começa a fazer muito barulho q vai aumentando muito e tenho q desligar pois parece q vai explodir o q pode ser isso lembrando q isso acontece sempre desde q foi instalado
Muito bom e bem elaborado gostei
Ar condicionado não explodem, todo equipamento operado como vaso de pressão tem pressostatos de alta e válvulas de alivio tipo plug fusivel.
Os ares condicionados que explodem são os que usam criminosamente o isopropano R600 ou isobutano R290.
São gases altamente explosivos, que deveriam ser comercializados conforme a norma EN 378,
8g/m3. É isso!
Só ar condicionado fabricado por criminosos é que explodem.
O refrigerante utilizado tem que ser a prova de explosão.
Estas tragedias tem ocorrido após mudarem os refrigerantes normais pelos hidrocarbonetos.
Olá, tenho um ar-condicionado que já tem aproximadamente uns 6 anos e nunca fiz nenhuma manutenção, ele gela muito bem mais tenho medo de explosão, pois onde moro teve uma e explosão, e normal o ar condicionado esquentar a parte dele que fica estalada para fora porque o meu fica muito quente.
Olá, Aparecida.
Seis anos sem manutenção é muito tempo. Esse serviço deve ser feito no mínimo anualmente para ver se está tudo ok e evitar problemas. Sugiro que chame o quanto antes um técnico para analisar o aparelho. Você pode abrir um chamado gratuitamente aqui nessa página.
Ficamos à disposição.
Olá, Quanto ao ar de janela, tem esse mesmo risco de explodir? O meu é o Springer de 12.000 BTU 110v tem bastante uso, agora fiquei preocupada
Olá, Carolina.
Os riscos não dependem unicamente do modelo do aparelho, e sim da manutenção, se é realizada ou não. Você costuma fazer isso periodicamente?
O melhor é chamar um técnico para verificar direitinho o seu aparelho para fazer a limpeza e ver se está tudo ok. Você pode solicitar gratuitamente um orçamento aqui mesmo em nosso site, na página de pedidos de orçamento.
Informe os detalhes do seu aparelho para que os técnicos de ar-condicionado mais próximos a você entrem em contato e marquem uma visita. Qualquer dúvida, ficamos à disposição.