A EPEE (Associação Europeia de Energia e Ambiente) e a EVIA (Associação Europeia de Indústria de Ventilação) analisaram as necessidades e expectativas das gerações futuras em relação a indústria de HVAC.
O documento, baseado nas discussões realizadas durante o EUREKA 2016, que leva o nome de Visionary Paper, explica que as pessoas nascidas entre a década de 1990 e início dos anos 2000, ou seja, a geração Z, é mais exigente e que suas demandas já estão mudando a forma como nosso setor irá funcionar.
Veja o que diz a pesquisa:
A geração Z vai querer serviço completo e não apenas um produto
Será preciso mudar a relação entre o fabricante e os consumidores. Mudar para modelos mais práticos e fáceis de manusear, excluindo produtos complexos e muito tecnológicos. Ou seja, a próxima geração vai exigir conforto e facilidade em cada produto.
Eles desejarão encontrar produtos que sejam exatamente aquilo que precisam
Será necessário encontrar o equilíbrio entre padronização e personalização, e com o preço acessível. Pois os consumidores do futuro vão querer produtos que lhes possibilitem auto-aprendizagem, auto-adaptação e auto-gestão. O que irá reforçar isso é a inovação tecnológica, um exemplo é a impressão 3D e a robotização.
Eles só pagarão por um serviço quando realmente precisarem dele
O acesso a produtos e serviços será uma norma. Será imprescindível criar novos modelos de negócio, que satisfaçam as expectativas dos consumidores, sem perder a rentabilidade. A “Internet das Coisas” permite que cada vez mais consumidores se adequem ao consumo consciente e eficiente.
A geração Z é mais preocupada com a sustentabilidades do que a X e a Y
Essa geração está mais consciente dos impactos causados pelos seres humanos ao meio ambiente. Por isso, o setor precisará criar produtos ecologicamente corretos, mantendo a acessibilidade. Os novos consumidores desejarão ter fácil acesso a todas as informações sobre o desempenho e a pegada daquilo que estarão consumindo.
Os futuros consumidores preferem produtos de origem local
A industria de HVAC precisará gerir essa “tendência de duas vias” entre o local e o global. Isso porque os futuros consumidores são mais sensíveis a esse contexto, preferindo produtos de origem local, concordando em pagar mais por eles.
Eles são nativos digitais
A geração Z já nasceu na era da tecnologia digital e sabe exatamente como ela funciona. Por isso será necessário reforçar a integração das tecnologias de informação e comunicação com o excesso de fluxos de dados, pois esses consumidores exigem clareza na proteção dos dados e na confidencialidade.
Quer ver o documento completo em espanhol? Acesse aqui.
Deixe seu Comentário