Redação do WebArCondicionado
Você sabe o que é o dreno do ar-condicionado? Neste post você confere como funciona a drenagem e dicas de instalação do dreno nos aparelhos de ar condicionado.
Vamos abordar os três modelos mais comuns, que são: Janela, Split hi-wall e Piso teto. Cada equipamento tem um modo de drenar a água, e por isso é importante ficar de olho no seu aparelho.
O que é o Dreno de Ar-Condicionado e para que Serve?
O dreno do ar-condicionado é a parte responsável por remover a água produzida pelo aparelho. O equipamento retira a umidade do ambiente quando está trabalhando, realizando o processo de condensação, que é quando a água passa do vapor para o líquido.
Todo ar condicionado tem um sistema de drenagem, independente do tipo. Porém, normalmente, é um cano que sai pelo canto inferior do aparelho. Essa saída pode ser conectada a uma mangueira para direcionar o fluxo, mais abaixo demonstramos a maneira mais correta de posicionar esse escape.
A água que sai do dreno não é potável, mas pode ser reutilizada de maneira bem criativa, dá até pra gerar um lucro! Também não é comum que exista escorrimento no ar-condicionado do lado de dentro, saiba como resolver o tal do pinga-pinga interno.
Problemas que o dreno pode causar
Problemas comuns do ar-condicionado podem ter origem no dreno. Isto é, se ele não estiver em condições corretas, pode causar gotejamento na unidade interna, perda na eficiência do aparelho e até mesmo mau cheiro no ambiente em que o ar condicionado está instalado.
Se os maus cuidados são muitos, podemos ter infiltração nos sistemas e até panes no equipamento. É muito importante dar um descarte apropriado à água do dreno.
Tipos de Dreno de Ar-Condicionado
O dreno de ar-condicionado pode existir em alguns formatos diferentes. Aqui vamos te mostrar os mais comuns.
Dreno do Janela/Janeleiro
O dreno nos modelos janela consiste num pequeno orifício na parte externa do aparelho, que serve para expelir a água condensada. Habitualmente, não se mexe no dreno do ar condicionado janela, exceto quando as gotas de água caem numa marquise ou calçada.
Se isso acontecer é necessário providenciar uma bandeja coletora ou um duto para redirecionar o líquido para o local apropriado. O gotejamento nestas áreas pode danificar a estrutura de prédios e criar limo nas vias, ocasionando acidentes aos pedestres.
Dreno Seco de Ar-Condicionado
Alguns modelo janela contam com a opção do dreno seco do ar-condicionado. Esta função não causa gotejamento na parte externa, pois captura a água condensada em uma bandeja dentro do aparelho.
Quando o reservatório enche, a hélice é encarregada de salpicar a água na serpentina da câmara de condensação, que por sua vez evapora a água pela sua alta temperatura.
Este processo de evaporação interna da água, além de eliminar o pinga-pinga na rua, auxilia no rendimento do aparelho, resfriando seu sistema. Porém, alguns usuários reclamam do dreno seco, pois a hélice faz bastante barulho quando em contato com a água.
Para desativar a função, basta abrir a tampar do dreno (borracha de vedação), localizada atrás do aparelho. Assim a água é escoada para fora sem fazer barulho.
Os fabricantes afirmam que o dreno seco garante economia de energia, pois ele ajuda na troca térmica do equipamento.
Dreno do Split Hi-Wall e Piso Teto
Nestes dois tipos de ar condicionado split, a drenagem é feita obrigatoriamente por meio de dutos. É necessário observar com atenção o local onde o dreno será instalado.
Nestes equipamentos o dreno sai da unidade interna (evaporadora) e é direcionado para um ponto de água pluvial. Não é indicado drenar a água para ralos ou esgotos, pois quando o split é desligado pode acabar “trazendo” o mau cheiro para dentro do ambiente.
Na unidade interna, recomenda-se usar o lado direito para saída de dreno, enquanto as demais tubulações ficam do lado esquerdo da evaporadora. A gravidade se encarrega de levar a água embora no sistema dos hi-wall e piso teto e, portanto, o escape de água não pode ficar inclinado nem obstruído. Em alguns casos, o instalador precisa providenciar um sifão para expelir a água.
Manutenção do dreno
Quando houver a manutenção do ar condicionado, verifique também o sistema de drenagem do equipamento. Nos janeleiros é comum a obstrução da saída de água na bandeja por folha secas, poluição e outros objetos.
Já nos modelos split o caninho de drenagem pode desnivelar ou entupir, ocasionando o pinga-pinga para dentro do ambiente. Se o usuário optar, existem aparelhos que são instalados junto do ar condicionado para evaporar a água condensada, dispensado o sistema de drenagem tradicional.
4 passos para Instalar Mangueira no Dreno do Ar-Condicionado
Para evitar pinga-pinga e aproveitar a água gerada, criamos um passo a passo simples que você mesmo poderá fazer.
Passo 1
Verifique o bico de saída do dreno do seu aparelho de ar condicionado. Se for split, é mais simples, pois a mangueira já estará lá, basta escolher um recipiente adequado para o tipo de aproveitamento que irá fazer. Se for um aparelho de janela, verifique se ele possui um acoplamento para mangueira, diversos equipamentos possuem.
Passo 2
Se o aparelho possui o acoplamento, basta escolher a mangueira adequada e rosquear. Caso ele não possua, meça o bico da saída para saber a largura ideal que deverá ser a mangueira. Geralmente usa-se uma mangueira de ½ polegada. Mas ela precisa ser de boa qualidade, oferecer resistência, pois vai ficará sempre exposta ao clima. Se achar melhor, revista toda a mangueira com fita isolante.
Passo 3
O ideal é prender a mangueira no dreno com uma abraçadeira circular e apertar bem os parafusos com uma chave de fenda.
Passo 4
Escolha um recipiente para a água escorrer, de preferência com tampa coloque a outra ponta da mangueira. Ou, se você mora em apartamento e não tem como deixar o recipiente do lado de fora, faça um furo próximo na parede com a mesma espessura da mangueira e direcione a água para dentro do apartamento.
Nesse caso, a atenção deverá ser maior à medida que o recipiente for enchendo, para não correr o risco de molhar seus móveis.
Dicas Criativas de Dreno do Ar-Condicionado
Esse instalou um cano largo de PVC com uma torneira acoplada na ponta, dá um pouco de trabalho, mas com o passo a passo que ele fez fica fácil de fazer.
Essa deixou a mangueira solta em um balde, bem mais simples mais simples.
Esse cortou algumas bombonas de 20 litros tipo pet, uniu e colocou uma torneira.
Esse usou um cooler de bebida apenas com a mangueira posicionada dentro.
E agora que você já sabe como funciona o dreno do ar-condicionado, já pode começar a economizar dinheiro reutilizando a água que sai pela drenagem. Acesse esse link e veja como!
Tenho ar condicionado portatil midea e gostaria de saber se posso manter o sistema de drenagem de água superior e inferior fechados durante a noite quando o aparelho está em funcionamento e drenar a agua no outro dia. Obrigada. Aguardo retorno. O manual não especifica. O recipiente que deixo para drenagem do superior enche todo o balde e preciso trocar na madrugada
Oi Arlete. Não tenho muitas informações referente ao modelo portátil da Midea, mas acredito que isto possa ser feito, desde que a água não derrame.
Você pode sanar esta dúvida entrar em contato direto com o fabricante.
Obrigado.
Boa noite! Adquirir um ar springer de janela de 7500 btus,porém no manual está dizendo que não á necessidade de instalar o dreno.Essa informação procede?
Procede sim Luiz. Você só instalará a mangueira caso a água caia em um local indevido.
Obrigado.
Desses ap. portáteis quais tem bandeja maior ou com mais capacidade p/ água? Grata
Oi Adriane. Infelizmente não temos esta informação.
Sugiro que verifique na descrição de cada produto.
Confira os modelos disponíveis neste link.
Obrigado.
A pessoa que instalou meu ar-condicionado de janela não deixou o aparelho inclinado para fora para que facilite a drenagem da água, pelo contrário, o mesmo está até um pouco inclinado para dentro, percebo que nesta 1 semana que usei o aparelho em nenhum momento saiu água pelo dreno, isso pode prejudicar meu aparelho?
Oi Fernando. Depende das condições em que seu aparelho se encontra. Lembre-se que a água do dreno sai conforme a umidade interna. Ou seja, em determinados casos não é obrigatória a saída de água. Ou então a água pode demorar para sair.
Se o aparelho nao funcionar normalmente, chame novamente o técnico que instalou.
Obrigado.
Ok, obrigado amigo.
muito lagal
legal
tenho um ar cond.midea tango portatil e gostaria de saber se tem como instalar uma mangueira nas 2 saidas de dreno e deixar fixo ,tendo em vista que esse modelo armazena agua em um reservatorio para ser escoado apos o uso.
Oi Kleber. Não temos informações referente a este tipo de adaptação. Você pode tentar, mas isto poderá comprometer a eficiência do aparelho.
Obrigado pelo contato.
Boa tarde,
As conexões dos tubos de cobre na condensadora são sempre para o mesmo lado? Existem opções de condensadora onde posso realizar as conexões de um lado ou de outro?
Obrigado,
Marcelo
Oi Marcelo. Sua dúvida é bastante técnica. Sugiro que publique no Fórum do AC.
meu slipt fica ligado por 30 mim e começa a gotejar.
ele tem um desnível próximo a saída e gostaria de tirar algumas duvidas.
1º conforme a ilustração mostra que não deve ter o desnível próximo a saída isso se limita a saída ou não deve ter nenhum tipo de desnível? se eu prolongar a saida resolve?
2º o dreno não tem o principio dos vasos comunicantes?
Oi Lucas. Não deve haver nenhum tipo de desnível, independente do ponto do dreno.
E não temo conhecimento se o dreno possui o princípio dos vasos comunicantes.
Além disso, recomendo limpar os filtros. Quando muito sujos eles também podem ocasionar em pinga pinga.
Obrigado pelo contato.
meu ar é um kenmore este não possui dreno,acredito que seja seco.aguardo retorno.
Oi Gilmar. Não temos conhecimento sobre as características deste equipamento. você pode publicar sua dúvida no Fórum do AC.
Obrigado pelo contato.