O componente é essencial na instalação do ar-condicionado
O papel do dreno é fundamental para o aparelho de climatização. Isso porque ao climatizar o ambiente, a máquina libera a água condensada, sendo pelo dreno mesmo que é retirada do local.
Aliás, o ar-condicionado pode ter dois drenos, um em cada unidade. Mas qual a diferença do dreno na evaporadora (unidade interna) e na condensadora (unidade externa)? É o que iremos apresentar neste conteúdo.
Dreno da Evaporadora
A ligação de dreno na unidade interna (evaporadora) é muito conhecida – mostrada na imagem abaixo.
Cuidados com o nivelamento e a mangueira cristal que leva a água condensada para fora do ambiente são outros itens muito comuns. Porém, os aparelhos Split contém drenos em ambas as unidades, como iremos mostrar a seguir.
Dreno da Condensadora
Isso mesmo, os aparelhos de ar-condicionado Split podem ter dois drenos. Quando dizemos “podem”, significa que apenas os com ciclo Quente/Frio possuem dreno externo. Ou seja, na condensadora (unidade externa).
Dependendo de onde fica, na instalação, é necessário criar algum tipo de tubulação que transporta a água liberada pelo dreno da unidade externa até um local certo. Geralmente é usado um cano, um duto ou o mais comum: uma mangueira cristal.
Apenas a instalação da mangueira no dreno da unidade interna faz parte dos serviços de uma instalação de ar-condicionado comum. Assim, na maioria das vezes, a colocação da mangueira no dreno externo está fora do serviço dos profissionais.
Para fazer o serviço, será necessário um orçamento separado com o técnico.
Tipos de Drenos Condensadora Ar-Condicionado Split
A condensadora, quando o ar-condicionado é Quente/Frio, vem de fábrica com o dreno acoplado, geralmente na parte debaixo, no equipamento. Cabe ao instalador conectar algum tipo de duto, cano e mangueira capaz de levar a água condensada ao local certo.
Acima separamos os modelos mais comuns de drenos que vêm de fábrica acoplados na condensadora.
Cuidados com o Dreno da Condensadora
Embora não seja aconselhada a instalação da unidade externa em um lugar que não seja a parede, em alguns casos a única opção é colocar o equipamento próximo ao solo, sendo em sacadas ou coberturas.
Nesse caso, é muito importante um cuidado extra com aparelhos com o dreno externo, pois a unidade não pode ficar diretamente no chão, sendo preciso elevar a condensadora com calços abaixo.
A condensadora diretamente no piso forçará o dreno que fica embaixo da unidade. Além de não escoar a água como recomendado, através de uma mangueira apropriada. Esse descuido pode quebrar o dreno e criar poças de água no local.
Pronto, agora conhece a diferença do dreno da condensadora e da evaporadora do ar-condicionado Split.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário