Redação do WebArCondicionado
Apesar do ar-condicionado ser o Salvador da Pátria quando tudo o que queremos é conforto térmico, é sempre bom lembrar que, como todo aparelho ligado à energia elétrica, ele pode acabar dando choque.
Hoje estamos aqui para alertar que esses choques podem chegar ao nível de uma descarga elétrica, levando a uma fatalidade.
O risco de acidentes causados por choques elétricos é real, tanto que já noticiamos aqui no Blog do WebArCondicionado muitos casos de mortes devido a esse motivo, principalmente entre os instaladores em contato com o aparelho. Já foram registradas fatalidades em técnicos que removeram peças como aparelho ainda ligado, por exemplo, levando ao óbito com a descarga elétrica.
De qualquer forma, esses acidentes podem ser decorrentes de motivos variados, por isso o correto manuseio do aparelho é de extrema importância não apenas para seu funcionamento, mas também para evitar possíveis acidentes a quem utiliza ou opera o equipamento.
Conheça agora quais as recomendações a se tomar com o ar-condicionado para não correr risco de choque:
Cuidados para não levar Choque Elétrico no Ar-Condicionado
- Desconecte o ar-condicionado da alimentação elétrica, antes que seja reparado ou desmontado, garantindo que todos os interruptores estão desligados
- Limpe o ar-condicionado somente após o ventilador interno parar de funcionar
- Utilize um pano macio e seco para a limpeza do aparelho
- Instale um disjuntor exclusivo para o condicionador de ar
- Se a unidade interna ficar molhada, desligue imediatamente o cabo de força e entre em contato com a assistência mais próxima
- Recoloque todas as partes antes de ligar o produto
- Espere 10 minutos para iniciar a verificação interna dos aparelhos ao desligar a fonte
EXTRA: O que não fazer
- Não ligue ou desligue o aparelho em funcionamento, inserindo ou retirando o cabo de força, nem desligue a unidade a partir do interruptor principal de energia.
- De preferência use sempre o controle remoto quando quiser desligá-lo
- Não mexa no aparelho com as mãos molhadas ou com o ambiente úmido
- Não limpe o ar-condicionado com água
- Não abra a grade frontal enquanto o aparelho estiver em funcionamento
- Não vaporize gases inflamáveis, como inseticidas, perto do ar condicionado
- Nunca use uma tomada de força danificada ou empoeirada, cabo ou soquete de energia frouxo
- Não corte a tomada de força e não conecte com um cabo elétrico diferente
- Não puxe o cabo elétrico e não toque a tomada de força com as mãos
- Não coloque a mão ou objeto na saída de ar da unidade evaporadora (interna) e condensadora (externa). A unidade possui um ventilador girando em alta velocidade.
Ao seguir essas dicas, o risco de acidentes com o ar-condicionado poderá ser evitado, considerando que a maioria dos casos de choque elétrico é ocasionada por situações em que os cuidados e proibições não foram obedecidas.
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Envie para a gente nos comentários abaixo.
Gostaria de receber a tabela dos gases.
Olá, Wilson, tudo bem?
Temos a tabela de gases nesta postagem aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/gases-refrigerantes-ar-condicionado-fluidos-refrigerantes
bom dia,tenho um ar midea 9000 usado,mas a instalaçao eletrica entre a evapodara e condensadora ta roda bagunçada,e liguei o rapaz ligou dois dos fios na condensadora e dois na tomada de energia,conclusao nao ligou o ar e da choque na condensadora,,porera ser que esteja errada a instalaçao eletrica??
Olá Jose,
com certeza tem algo errado na ligação elétrica, aconselhamos que chame um eletricista para verificar.
Obrigado pelo contato.
nen me fale em choque aqui na empresa fui visitar um cliente encostei a mão em um self energizado tomei foi 380v pareçia que eu tinha ido até a lua motivo fizeram retrofit no compressor e arranhou o verniz da bobina a energia passou para a carcaça e passou para toda lata do máquinario .
Mas que perigo isso Guilherme.
muito bom mesmo esse aviso aqui em fortaleza tem muito quebra galo que fazem isso já teve cliente que ja viu coisa assim
muito bom mesmo pessoal,
grato
joão fiuza
técnico de refrigeração
Obrigado pelo contato, João.