Dúvida foi postada nos comentários por uma leitora
Os aparelhos de ar-condicionado Split são divididos por duas unidades, que são ligadas por tubulações. Uma fica na parte interna, a evaporadora, e a outra é instalada fora, a condensadora. Mas qual consome mais energia elétrica, ou seja, gasta mais luz.
Antes de chegar na resposta para a pergunta da leitora, veja quais componentes formam cada parte do modelo Split. A condensadora ou unidade externa possui três peças: ventilador, trocador de calor e o mais importante, pois é o coração do ar-condicionado: o compressor.
Nessa parte do equipamento é colocado o gás refrigerante, que é comprimido pelo compressor para mudar sua temperatura. Assim, o gás refrigerante segue por outros elementos da condensadora e passa para estado líquido até voltar para a evaporadora.
Chegamos na unidade interna, que estão as válvulas de expansão, como as placas eletrônicas de comandos e os filtros. Agora que sabe como são formadas, veja qual parte tem maior consumo de luz.
O que consome mais energia: condensadora ou evaporadora
O compressor é como o motor do ar-condicionado, ou seja, a peça mais importante de todo o ciclo. Até mesmo os aparelhos Inverter foram criados com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica pelo funcionamento do compressor.
Como o componente fica na unidade externa, quem consome mais energia é a condensadora, quando comparada com a evaporadora. A explicação para isso é simples: o trabalho feito pelo compressor permite que o ar-condicionado forneça conforto térmico para os ambientes.
Como economizar no consumo de luz
Existem diversas maneiras para reduzir a energia elétrica usada pelo ar-condicionado e economizar na contas de luz. Por esse motivo, preparamos uma lista com 7 dicas para ajudar você a diminuir o consumo de energia.
Use a função timer
A função é bem comum e serve para programar quando o ar-condicionado vai trabalhar com mais ou menos força e quando precisará desligar.
Proteja a condensadora do sol
Proteja a condensadora, sem bloquear as grades de ventilação. Um telhadinho vai bem para impedir que a unidade aqueça demais. Outra possibilidade é usar caixas de proteção.
Ligue o ar-condicionado em 23°C,
Mantenha a temperatura em 23°C, pois assim o ar-condicionado funcionará sem forçar o compressor. Isso evita os picos de consumo, que são causados pelo liga e desliga do equipamento, algo comum em temperaturas extremas.
Deixe portas e janelas bem fechadas
Sempre feche as portas e janelas do ambiente com ar-condicionado. Isso evita que o ar climatizado do ambiente escape e entre o ar externo.
Evite o sol no ambiente climatizado
Nos ambientes em que o ar-condicionado está instalado, deixe as cortinas e as persianas fechadas. Lembre que quanto mais luz soltar entrar no espaço, mais trabalho para o equipamento. E quando o compressor precisa compensar a incidência de sol, o esforço virá na conta de luz.
Desligue o ar-condicionado
Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que se ausentar do ambiente por tempo prolongado. Porém, tome cuidado. Se for sair por alguns minutos, deixe ligado, pois o liga e desliga prejudica o consumo de energia.
Mantenha os filtros limpos
Quando os filtros estão sujos, impede a circulação do ar e faz o ar-condicionado trabalhar mais. A dica aqui é limpar mensalmente durante o verão e a cada dois meses no inverno. Mas atenção, essa é que pode ser feita por você mesmo em casa.
A limpeza completa do aparelho dos filtros de ar e aplicação de bactericida, germicida e fungicida nas partes internas da evaporadora, entre outras ações, são feitas por profissionais especializados.
E nesse momento, a melhor opção é a limpeza de ar-condicionado Split da Agyx. Com atendimento em todo o Brasil, a empresa reúne a melhor equipe de profissionais do mercado. Para contratar é muito simples, basta acessar a loja Agyx e escolher o produto.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário