Atualizado em 19/11/2020
Redação WebArCondicionado
Você sabe como funciona o ar-condicionado dos aviões? Por onde o ar entra e sai? Como se consegue uma temperatura agradável dentro da cabine, com o ambiente externo tão gelado durante o voo?
Além da climatização, que é o que mantém a temperatura agradável, o sistema de ar-condicionado também é responsável pela pressurização da cabine do avião. E é isso que permite que a gente respire com conforto quando estamos a bordo, mesmo a quilômetros de altitude (onde circula muito menos oxigênio). Vamos ver como isso é feito?
Climatização: mistura de ar quente do motor com ar externo
O ar-condicionado fica necessariamente ligado durante todo o voo. Isso porque o sistema é imprescindível em altitudes muito elevadas. O controle é feito pelo piloto e co-piloto, a partir do painel da aeronave. Eles controlam as válvulas e, com isso, regulam a temperatura desejada.
A climatização é feita, em parte, com o ar extraído (e filtrado) dos motores do avião. Dentro do motor, a temperatura é superior a 100° C.
Para esse ar chegar a uma temperatura agradável, ele passa por radiadores e uma turbina difusora para ser misturado com o ar gelado que vem de fora (a temperatura externa pode variar, mas imagine algo em torno de -40° C). Com a mistura, a temperatura dentro da aeronave costuma ser mantida entre 18° C e 25° C.
O ar da cabine, portanto, é uma mistura de cerca de 50% do ar externo com 50% do ar filtrado do motor. Essa mistura que descrevemos é feita por um sistema complexo que envolve compressor, condensador, reservatório, evaporador, filtro e dutos.
Circulação e filtragem do ar
O ar que respiramos dentro do avião está em circulação constante. Depois de entrar na cabine, o ar-condicionado mais renovado e mais frio desce em direção ao chão. Na maioria das aeronaves, é lá que ficam as válvulas de exaustão do ar. Uma parte volta ao sistema de tubulação e é levada novamente aos filtros. E a outra parte é expelida para o ambiente externo.
Esse processo faz com que o ar interno do avião seja renovado mais ou menos a cada três minutos. Isso é um fator muito importante em um ambiente fechado, ainda mais em tempos de pandemia do novo coronavírus.
O sistema de filtragem já existia antes da pandemia, inclusive. Ele é feito com filtros HEPA (sigla para High Efficiency Particulate Air), os mesmos usados em várias situações hospitalares. Esses filtros eliminam 99,9% dos vírus e bactéricas.
Ar-condicionado no solo
É bom lembrar que, quando ligado no solo, o sistema de ar-condicionado opera de um jeito diferente. A climatização é alimentada por um pequeno motor que fica na cauda da aeronave, chamado de APU (Auxiliary Power Unit). É um motor que fornece energia para vários sistemas do avião.
Com a aeronave em solo, motores desligados – é possível com o ar condicionado desligado, trazendo “sofrência” aos passageiros – manter a recirculação e filtragem do ar, funcionando?
Olá.
Nos automóveis podemos ligar o ar condicionado e manter o ar interno recirculando o que possibilita uma maior rapidez na diminuição da temperatura e o outro sistema que deixa o ar externo entrar no interior do veículo, o que possibilita uma melhor “qualidade” do ar, com a diminuição de C02. No caso dos aviões, pelo que entendi é um “pouco” mais complexo. Em tempo de coronavírus, fazendo uma correlação com o ar do automóvel, acredito que o sistema mais seguro da aeronave com passageiros, afim de diminuir a incidência de vírus a bordo, ou de um ar “viciado”, seja possibilitar a entrada do ar externo, aquecendo de -40°C para +18°C, e deixando sair o ar viciado, ou contaminado. Está correto meu raciocínio?
Olá Paulo!
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente no momento não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros ou profissionais técnicos poderão lhe ajudar de forma mais adequada.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
Então quer dizer que não preciso ficar preocupada em me sentir sufocada no ambiente fechado do avião pois há renovação constante de oxigênio/gás carbônico?
Isso Gabi, não precisa.
[…] Web ar condicionado Tags:Curiosidades « Anterior5 coisas que aconteceriam com seu corpo se você não […]
Muito legal não sabia
Obrigado pelo contato Gilmar.
iteresante tirei minha curiosida
interesante gostei terou minha curiozida mais deveria ter ums vidio
Muito interessante esta divulgação, nota 10
Faz um vídeo tutorial falando sobre ar condicionado de aviões.
Olá Paulo.
A intenção é que voltemos a trabalhar em breve com vídeos.
Obrigado pelo contato.