* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Tenho um ar condicionaldo CARRIER, ele liga normal e depois de um tempo funcionando ele para de funcionar e a luz que indica que ele está ligado, fica oscilando entre o botão de power e o botão do timing. Aí para ligar novamente, temos que tirar da tomada colocar de novo ligar e depois ele apresenta o mesmo problema novamente. Como resolver?
Olá Luciana,
Somos o maior Portal de Climatização e Refrigeração do Brasil, tendo um comparador de preços específico de ar-condicionado
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente no momento não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros ou profissionais técnicos poderão lhe ajudar de forma mais adequada.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
Eu tenho um ar condicionado portátil York que está apresentando erro P1 no painel e a luz vermelha fica piscando direto, a principio ele só está ventilando (não some do painel a tela P1). Queria saber se alguém pode me ajudar e resolver esse problema.
Olá Berivaldo,
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente no momento não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros ou profissionais técnicos poderão lhe ajudar de forma mais adequada.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
muito bom o artigo parabens
Tenho um ar Springer 9000 , esta funcionando e de repente comeca a piscar a luz do timer e de liga/desl. ai desligo ele da tomada ligo e volta a funcionar um tempo e depois ocorre o mesmo erro.
Tenho um Consul bem estar 9000 BTU. No visor não aparece a temperatura, apenas dois traços, tento regular no controle mas não funciona. Já liguei e desliguei no próprio ar e continua os dois traços no visor.
Olá, tenho um ar condicinado Samsung de 12000 btu , ao ligá-lo ele apresenta o E1
Olá, Matheus, tudo bem?
Aqui está a tabela com os códigos de erro da Samsung: http://pdf.webarcondicionado.com.br/codigos-de-erro/erros-ar-condicionado-samsung.pdf
Código de erro F2 o que significa
Split 12.000 Elgin
Olá Lucas,
No manual de códigos de erro que temos da Elgin não consta o código F2. Aconselhamos que compartilhe sua dúvida no Fórum do WebArCondicionado em “Códigos de erro” para que profissionais do setor consigam lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Tenho um Electrolux PI12F, tem um problema que ocorre só no modo automático, as aletas mudam de posição sozinhas quando o compressor desarma. Gosto de deixar as aletas viradas para baixo, e quando chega na temperatura programada o compressor desarma e as aletas mudam para a posição inicial. O que pode ser?
Olá, Rodrigo, tudo bem?
Isso acontece porque o ar para de ventilar e não existe motivo para que elas fiquem abertas.
Agradecemos o seu contato.
Bom dia, tenho um ar da philco 9.000 btus, ele não está ligando e no display consta o erro E1. Somente a ventilação funciona. Será que poderiam me ajudar? Obrigado!
Olá, Ezequiel, tudo bem?
O código E1 normalmente significa anomalia no sensor de temperatura.
BOM DIA !! GOSTARIA DE UMA AJUDA PRA SABER O QUE SIGNIFICA CÓDIGO ES DO AR CONDICIONADO SPRINGER DISPLAY DIGITAL. AGUARDO
Olá, Claudia.
Você pode consultar os Códigos de Erro da Springer aqui neste link.