* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Boa tarde!
Um dos aparelhos LG M122HD 12.000 btu não funciona, parou do nada… Vi o filtro é está sujo, e uma luz do timer, uma estrela pisca algumas vezes, e em seguida acende o verde, liga e desliga, e repete tudo de novo… o que seria essa msg?! Abs
Olá Hugo,
aqui está o manual de códigos de erro da LG. Veja se consegues identificar o problema do seu aparelho. Caso precise de indicação de profissionais, acesse o Banco Nacional de Instaladores e filtre pela sua cidade.
Obrigado pelo contato.
Ola meu ar é um kelon 9000 nao liga só aparece uma mensagem no display EA alguem pode me ajudar a descobrir esse problema desde ja agradeço
Olá Alencar,
infelizmente não possuímos o manual desta marca. Aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
Tenho um lg smile hi wall 12.000 quente/frio. Acontece que tive uma queda de energia e com o aparelho ligado, ao retornnar a energia o controle remoto não liga mais o aparelho, somente apertando diretamente na unidade, assim sendo não controlo mais a temperatura. Ja é a segunda vez que isso ocorre. Na primeira o controle voltou a funcionar somente de perto. Alguém pode ajudar ?
Olá, Francisco.
A queda de luz pode ter corrompido a peça de conexão entre o controle e o aparelho, mas sugerimos quer você coloque seu questionamento no fórum a fim de que algum profissional técnico possa melhor ajudá-lo.
Agradecemos o contato. http://www.webarcondicionado.com.br/forum/forum.php
Achei interessante essas explicacoes. Mas o que eu gostaria de saber e porque o ar split, sempre queima o fusivel quando ele e ligado.
Olá Edson,
não é normal isso acontecer. Seu aparelho deve estar ligado em um disjuntor de no mínimo 10,6 A.
Obrigado pelo contato.
MEU AR É O TCL PORTÁTIL E ELE PARA DE GELAR E OS NUMERO APARECEM TORTOS E PISCANDO,DAI LIGO NO NUMERO NORMAL ELE FICA UNS 15 MIN.LIGADO E DEPOIS VOLTA A PISCAR COM OUTRO NUMERO.
Olá, Neiva.
Sugerimos que você coloque seu questionamento no fórum a fim de que algum profissional possa contribuir.
Obrigado pelo contato.
olá amigos, eu tenho um ar condicionado de 12 btus da marca eletrolux ja tem um certo tempo q tenho ele, mas agora quando ligo, ele abre a paleta por onde o ar e direcionado e volta a fechar de novo, e a luz amarela fica ligada direto e a verde fica piscando sem parar, e nao aparece nada no painel digital….
gostaria muito q vcs me ajudasem pois em minha cidade nao tem tecnicos….
desde de ja agradeço a colaboraçao dos colegas…. obrigado
Olá Leonardo.
Possuímos esta postagem aqui que poderá lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Ola pessoal , tenho um Springer de 12000 btus. Acordei a noite e o aparelho tava desligado e com a luz do timer piscando intermitente. Tirei da tomada e religuei e voltou ao normal mas na noite seguinte aconteceu duas vezes. O que pode ser ? A unidade externa também tá fazendo um barulho diferente. Devo me preocupar ? Valeu.
Aconteceu o mesmo comigo, o que pode ser? inicialmente aconteceu poucas vezes, agora esta apresendando com maior frequencia.
Olá Alexandre,
de acordo com o manual de códigos de erro da Springer, pode ser erro EEPROM ou “sensor de temperatura ambiente com circuito aberto ou em curto circuito. Se precisar de indicação de profissionais técnicos, acesse o nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Olá Vanderson.
Veja se esta postagem pode lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Olá, tenho um split komeco 9000 quente e frio, e depois de uma queda de de energia ele fica só apitando e marcando 25 no painel dele, já liguei e desliguei o disjuntor e nada acontece ele apita faz que vai ligar e até aciona o direcionador de ar mas chega na metade ele apita de novo e fica assim, está desligado no momento, e quando eu ligo o disjuntor ele aparece primeiro escrito HI e depois 88 e fica naquele apita e desliga! obrigado pela atenção!
Olá Alex,
Infelizmente, no momento, não possuímos o manual de códigos de erro da Komeco, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve no portal.
Por enquanto, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
meu ar split Consul 12000 btus esta com o seguinte problema .. eu me mudei de casa , quando instalei o split .. ele queimou o fusível . o split queima o fusível quando liga a parte externa … já medi no multímetro se o compressor se esta queimado .. mais não esta e ja verifiquei a instalação … o que pode estar causando isso ?
Olá Diego,
infelizmente não temos como avaliar o problema assim à distância. Sugerimos que compartilhe sua dúvida no Fórum do Ar Condicionado, para que outros membros e profissionais técnicos consigam visualizar e tentar lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
tenho um ar condicionado Komeco que emite um código de erro 91.
ele é resetado funciona normalmente e volta depois de algumas horas de operação.
Entrei em sites de pesquisa e não tive nenhuma resposta sobre esse código.
Olá Jean,
infelizmente, no momento, não possuímos o manual de códigos de erro da Komeco, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve no portal.
Por enquanto, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.