* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Tenho um ar condicionado Marca Sansung split Max 9000 btu preciso do código de eeprom para configurar.Alguem pode mim ajudar
Olá José,
quando ocorre o erro EEPROM aconselhamos que chame um profissional técnico, não temos conhecimento técnico para lhe ajudar. Se precisar de indicação acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Tenho um split springer carrier, desliguei o djuntor e liguei. Agora fica piscando a luz do relogio e nao liga o ar. Ja troquei as pilhas do controle remoto e resetei e nada?
Olá Esequiel,
veja se na parte interna da evaporadora tem um botãozinho, se tiver, pressione ele, pode ser que resolva.
Obrigado pelo contato.
Tenho um ar samsung smart 18.000 btu, tendo a penas 5 meses de uso. Ele começou a parar de gelar, a penas ventilar . E fica piscando os dois leds da ponta. Tendo como erro do manual ” erro do sensor de temperatura externa”. Alguém pode me ajudar com isso?
Olá Marcelo,
se o sensor de temperatura está com problemas, sugerimos que chame um profissional técnico para avaliar, pois pode ser que tenha que trocá-lo. Ou compartilhe com outros usuários e profissionais no Fórum do Ar Condicionado.
Obrigado pelo contato.
Olá bom dia pessoal !!!
Meu climatizador consul 12000 Btus quente/frio está funcinando normalmente no frio; porém quando passo para o modo aquecimento ele se desliga e aparece no visor E2 , gostaria de saber o está acontecendo que aparece esse código de erro ?
Olá Vanderlei,
infelizmente, no momento, não possuímos o manual de códigos de erro da Consul, mas estaremos atentos para colocá-lo em breve no portal.
Por enquanto, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Agradecemos seu contato.
O meu ar esta ligando 30 a 40 segundos e desliga,fica com a luz operation time piscando rapido, e so liga depois que eu desligo o djuntor, ai ele volta piscando lenta ai eu ligo ele funciona nem 01 minuto, ele e carrier 900 btus condensadora redonda,
veja se possui um botão de baixo da tampa da sua unidade interna se possui aperte e aguar se não adiantar desligue o aparelho da tomada e espere por 5 min e religue
Olá Jurley,
aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de um profissional do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
Tenho um Split da marca Fugitsu de 12.000btu’s. Houve uma queda de luz ontem pela manhã e nesse período a luz do TIMER fica piscando 2 vezes. Li o manual e diz que quando a corrente volta o aparelho restabelece o seu funcionamento. Só que ontem a noite não voltou e tive de utilizar o modo FAN pra dormir. Hoje continua da mesma forma. Já fiz o procedimento de arrefecimento forçado e nada. O que faço ?
Obs: É a segunda vez que acontece. Da primeira vez ele só retornou seu funcionamento após 24h!!!
Olá Adriano,
você tentou resetar o seu equipamento? Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
Meu Split 12000 da York parou de funcionar a parte externa ele liga uns 30 segundos quando coloco no controle pra desumidificar dai desliga aparte externa e não funciona mais,resolvi deixar ele só pra ventilar ai ele passou a mandar a mensagem E2, o que pode ser?
Olá Ecio,
aqui está o manual de códigos de erro da York. Se precisar de indicação de profissionais, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Por favor amigos onde posso comprar a placa eletronica do york 12000 frio codigo HSU12LEK113
Olá Ecio,
para adquirir peças separadamente você pode tentar por meio das informações deste post que publicamos no blog.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Obrigado pelo seu contato.
Boa noite
Tenho um Split York 12000 btus com um problema ,ele liga a parte interna normal mas a parte externa do aparelho não esta funcionando dai ela as vezes quando coloca pra desumidificar ele liga por uns 30 segundos ai depois a parte externa não liga mais,dai resolvi colocar só pra ventilar ele passou a mostrar a mensagem E2 o que pode ser??
E2 – Proteção da unidade interior face à congelação Essa e a resposta do manual mais pergunto a vcs como se o compressor não está ligando? sera que escapou o gás,como faço pra saber disso?
Olá Ecio,
não temos conhecimento técnico para lhe passar esse tipo de informação, somos um comparador de preços e escrevemos matérias sobre climatização. Por isso indicamos assistências técnicas.
Agradecemos o seu contato.
Olá Ecio,
aqui está o manual de códigos de erro da York. Sugerimos que chame um profissional técnico para dar uma olhada no seu aparelho. Pode ser que o compressor esteja com problemas. Se precisar de indicação, acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.
Obrigado pelo contato.
Meu split é de 9000btus depois de 3 horas ele fucionando desliga e não volta mais a fucionar e fica piscando uma luz verde com o símbolo do desliga o que pode ser.
Olá Glauber,
ele não está programado assim? Já tentou resetar? Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Mas Atenção: o botão Reset pode ser encontrado na parte de trás do controle entre as pilhas. Mas nem todos os aparelhos possuem este botão.
Caso o problema persista, chame um profissional técnico para ver seu aparelho.
Obrigado por seu contato.
Boa noite
Tenho um ar de 9000 BTUs, ele esta instalado certinho e funciona, só que quando eu desligo ele aparece CL e fica piscando por um tempo e as vezes aparece CF piscando e a portinha de saída de ar não fecha e da uns estralos… fica um tempo assim depois fecha o que pode ser este problema?
Olá Carlos,
o código CL significa que os filtros devem ser limpos ou trocados, dependendo do tempo de uso, se não for muito tempo, a limpeza é suficiente. Após realizar a limpeza ou troca dos filtros, você deve resetar o seu aparelho, para que o contador de horas de uso seja zerado.
Para a grande maioria dos casos a operação reset consiste em:
-Clique na tecla reset no controle, caso ela exista.
-Desligar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Remover as pilhas do controle remoto.
-Aguardar de 01 a 02 minutos.
-Religar o disjuntor que protege a alimentação elétrica do condicionador de ar.
-Recolocar as pilhas no condicionador de ar.
-Regular o condicionador de ar para a condição preferencial de seu funcionamento
–Colocar em funcionamento o condicionador de ar, a partir da utilização do controle remoto.
Obrigado pelo contato.