Atualizado em 16/11/2022
Novas tecnologias e acessórios devem fazer parte da climatização nos próximos anos
Como será a climatização no futuro? Desde que surgimos, as coisas estão diferentes. Sabe o ar-condicionado conectado ao smartphone ou com controle por voz? A tecnologia Inverter com menor consumo de energia?
Então, tudo era muito diferente até então. Por isso, resolvemos apresentar 10 mudanças do setor de ar-condicionado nos próximos anos.
1 – Internet e Casa Inteligente
A internet revolucionou o modo com que o mundo se comunica, interage e toma decisões. As conexões online estão cada vez mais presentes em cada aspecto da nossa vida.
Já é possível pagar contas no cartão de débito, crédito, boleto, Pix, alugar carros, bicicletas, controlar gastos de energia, fazer mercado, pedir lanches. São muitas tarefas feitas apenas com o celular.
O crescimento de smartphones no mercado e o surgimento de aplicativos fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, o cotidiano está cada vez mais dinâmico.
Com o ar-condicionado, não será diferente. Já existem modelos conectados aos smartphones e controle por voz, tecnologia WindFree sem vento, sensor de presença.
Aliás, muitas delas tem tudo para ser o padrão nos próximos anos. Para ilustrar isso, o controle mais fácil pelo smartphone permite acompanhar o consumo de energia.
2 – Roupas e Acessórios Climatizados
O aquecimento global vai mudar o clima do nosso planeta. Por isso, no futuro, será importante levar a climatização com a gente para todos os cantos.
Pequenas iniciativas se preocupam em vestir as pessoas com climatização. E se as suas roupas pudessem emitir calor e resfriar o seu corpo, de acordo com a temperatura?
Já existem ideias de jaquetas inteligentes que usam tecnologia leve e acessível para produzir esses efeitos. Ou mesmo um fone de ouvido pode trazer esse conforto.
Você anda de moto? É muito ruim ficar com a cabeça fechada no trânsito maluco do Brasil? Para problemas assim, já surgiu um capacete com ar-condicionado, e mesmo acessórios que podem ser acoplados em outros itens de proteção, para resfriar o usuário.
E que tal uma pulseira que regula a temperatura do corpo instantaneamente? No futuro, todas essas tecnologias combinadas podem ser comuns de se ver na rua durante o verão quente de países como o Brasil, ou no inverno rigoroso de países mais ao norte.
Nos próximos anos, a tendência é que sejam cada vez mais populares.
3 – Estrutura dos Prédios na Climatização
A nossa espécie chegou em um nível que pode usar os diversos recursos que já dominou para trabalhar juntos e, assim, não depender de uma só ferramenta.
E, no futuro, integrar diversas soluções para climatizar pode ser a saída para diminuir o consumo de luz. São testadas, por exemplo, janelas que captam a energia solar para usar de forma inteligente.
Essa energia pode ser guardada para depois ou colocada para resfriar o interior dos ambientes. Existe também um hidrogel que, se usado nas estruturas dos prédios, ajuda a manter a temperatura agradável.
Ainda existem prédios com climatização a partir do solo. Assim, diminui a necessidade de usar ar-condicionado, por exemplo. Pequenas ideias como essas, somadas, podem economizar dor de cabeça com aparelhos mais sofisticados.
Nos próximos, essa é uma das 10 mudanças no setor de ar-condicionado.
4 – Novas Formas de Climatização
Os próprios aparelhos de ar-condicionado irã assumir diferentes formas no futuro. Já imaginou um sistema que possa climatizar apenas o lugar em que está no ambiente?
Evitaria muita confusão com o colega de trabalho que sente mais frio ou calor que você, não é? A invenção existe e está sendo desenvolvida.
Ou que tal ainda mais conforto e qualidade de ar? Muitos aparelhos investem em filtros inteligentes e na simulação de brisa. Ainda tem modelos de ar-condicionado com ausência da sensação de vento. O futuro é personalizado.
5 – Novas Tecnologias
Os aparelhos dependem de novas tecnologias que ainda nem foram testadas. Pode ser que alguma descoberta faça parte do ar-condicionado no futuro. Por isso, veja que novidades devem se destacar.
O dióxido de vanádio, por exemplo, é uma espécie de parafina que pode ser aplicada sobre superfícies para ajudar no controle da temperatura. E que tal um laser que tira a temperatura dos materiais em que ele toca? Pode ser o fim das condensadoras!
E pode ser que os aparelhos não precisem mais de fluidos refrigerantes. Aliás, são um dos principais problemas ambientais.
6 – Tecnologias Novas Serão Padrão
Algumas novidades tendem a ser um padrão no setor de ar-condicionado nos próximos 10 anos, por exemplo. Já falamos da influência da conexão e dos avanços da inteligência artificial na primeira parte.
Porém, existem outras que são usadas. Um exemplo disso são os controladores de potência pela tecnologia 8 Polos.
Muito se fala em economia no consumo. Uma ilustração disso é a tecnologia Inverter, que é cada vez mais presente nos tipos de ar-condicionado Split.
Com elas, é possível evitar os picos de luz pelo liga e desliga das máquinas com compressor convencional (On/Off).
7 – Climatização em Todas as Espécies
E quem disse que só a gente vai poder usufruir das maravilhas do futuro? Tudo isso pode ser convertido para os animais, que também irão sofrer com as mudanças climáticas.
Pegue como exemplo uma coleira térmica para cães. As casinhas de cachorro com ar-condicionado existem e poderão ser vistas com maior facilidade. Sem falar que podem se popularizar, não é mesmo?
8 – Climatização em Automóveis
Janelas térmicas, hidrogel e parafinas. Já imaginou usar tudo isso com eficiência e muito economia? Exatamente, nos automóveis. Andar de carro no verão será menos desconfortável para você.
Os aparelhos de ar-condicionado em veículos precisam de manutenção constante. Sem falar que ocupam espaço e usam muita energia. Soluções alternativas combinadas são o futuro da climatização em carros;
9 – Gases e Soluções Menos Poluentes
É um consenso para os especialistas da área de AVAC, que as preocupações ambientais devem receber maior atenção. Por isso, as empresas buscam gases refrigerantes cada vez menos poluentes.
Pela mesma razão, tecnologias como a 8 Pólos e demais soluções que controlem os gastos de energia são o futuro da área. Essas são algumas das tantas ideias que serão cada vez mais comuns.
10 – Climatização Será Estudo Acadêmico
Ao passo que cresce a necessidade de climatização, surgem cursos técnicos, eventos e oficinas na área AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração).
A Engenharia de Climatização é um curso muito procurado no Brasil. Sem falar que a pós-graduação na área terá ainda mais espaço.
E quanto mais conhece um setor, mais você se desenvolve. Então, com as necessidades de climatização e os estudos, é provável que o setor de ar-condicionado seja cada vez mais pesquisado nas universidades.
Em nossa lista com 10 mudanças no setor de ar-condicionado nos próximos, qual delas mais chamou a sua atenção? Agora, vamos acompanhar as novidades e como será o futuro da área.
Gostei da matéria, faço manutenção em ar condicionado há mais de trinta anos,a evolução foi espantosa,e ainda espero mais