Redação WebArCondicionado
Fernando Cunha, General Manager da Johnson Controls-Hitachi Brasil, fala sobre as adaptações, as perspectivas para o setor e as novidades que chegarão ao mercado
Foi após um processo natural de sucessão que Fernando Cunha assumiu o cargo de General Manager da Johnson Controls-Hitachi Brasil, em setembro. Engenheiro, com uma carreira traçada na área de marketing e vendas, trabalha no ramo de ar-condicionado desde 1997.
Nesta terça-feira (15), ele falou com exclusividade com a Redação da WebArCondicionado. As tendências para 2021, a análise de um setor promissor, os lançamentos da marca e as novidades que beneficiarão os instaladores estão entre os destaques da entrevista.
Qual a expectativa pessoal para a gestão?
É apostar na experiência do cliente, tendência global que não tem mais volta. Até mesmo as empresas mais tradicionais passaram a se movimentar neste sentido. Para uma indústria mais tradicional como a de ar-condicionado, este movimento ainda está um pouco atrasado em relação a seguimentos de ponta. No Brasil, este “gap” era ainda maior. Foi o que me animou como oportunidade, algo do qual não poderíamos fugir. É a marca que esta liderança quer deixar na empresa. Avançar nesta “disciplina” e fazer dela um diferencial.
O ano de 2020 trouxe mudanças e em relação às vendas de ar-condicionado não poderia ser diferente. Porém, com a pandemia e o tempo maior de permanência das pessoas em suas casas, o setor teve uma peculiaridade, não?
O público em geral olhou dois aspectos do ar-condicionado: do ponto de vista de sua casa, ele tornou-se indispensável. Antes a pessoa passava o dia em um ambiente climatizado, com conforto, agora ela passa o horário das 11h até as 15h em casa. Assim, o mercado residencial cresceu nos últimos meses.
Porém, o outro lado da moeda é o segmento comercial, que teve um baque muito grande. O ar-condicionado foi visto com muita desconfiança pelo usuário, como algo inseguro em ambientes comuns. E isto tem gerado muitos estudos de todo o mercado para entender e desmistificar os riscos e se adaptar para uma nova etapa de equipamentos mais preparados para lidar com isso.
E quais as tendências do setor para 2021?
Repensamos nosso planejamento de portifólio para atender tais necessidades. Estamos em um posicionamento privilegiado, pois o casamento da Johnson Controls com a Hitachi trouxe a bagagem da automação da Johnson Controls e a parte da Hitachi em equipamentos. Uma junção de tecnologias.
Automação em nuvem, com uma série de facilidades ao usuário, o que dará a ele mais domínio do que está acontecendo em seu ambiente, pelo celular, por reconhecimento facial, etc. De forma inteligente. Com a tendência de segurança no ambiente, em relação à filtragem.
Também em relação ao consumo, que deve e tem que continuar relevante. O gasto de energia tem aumentado, inclusive as tarifas no país.
Segurança, automação e a eficiência no consumo são os pilares da JCH – Brasil e também global.
Em relação a produtos. Quais as novidades que vêm por aí? Conte para nós em primeira mão.
Produtos com diferentes tipos de filtragem e proteções contra vírus e bactérias muito amplas, que estamos discutindo para o mercado brasileiro. Mas o que temos de certo hoje, que já tem data de lançamento (em janeiro) um novo modelo de VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável, um sistema de ar-condicionado central, do tipo Multi Split) exclusivo, com alta capacidade, mas com descarga horizontal. Ele possibilitará que projetos arquitetônicos hoje sem ar-condicionado, ou que necessitam de alterações para a colocação dos aparelhos, possam ter um sistema VRF.
E entre julho e setembro, retornamos com a linha residencial. Serão muitas novidades e com muito valor agregado.
E para os instaladores? Teremos novas perspectivas?
Temos intensificado nosso programa de treinamentos, de uma forma meio presencial, meio virtual, como exige o momento. Em nosso site é possível encontrar informações.
Agora com a volta da linha residencial, nos aproximaremos mais deste público, que trabalha com a linha dos Splits.
Estamos nos preparando para este retorno. Este é um público muito importante para nós e, a partir de março, intensificaremos as ações, com benefícios. Eles são parte fundamental para uma boa experiência do cliente.
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