Vamos explicar os motivos para a alta no custo do produto
Nos últimos dias, o principal assunto em grupos de técnicos no whatsapp é a alta no valor do fluido refrigerante. O material é essencial para o funcionamento de aparelhos de refrigeração e de climatização, como geladeiras e ares-condicionados.
O aumento no preço do gás refrigerante impacta fortemente a cadeia AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração). Começa pelas fabricantes do produto, seguindo para as empresas varejistas.
Na sequência, o técnico precisará comprar o refrigerante por um preço maior em relação a compra anterior. Assim, o valor de serviços de instalação ou de manutenção de ar-condicionado, por exemplo, tendem a sofrer alterações nos custos.
Por que aumento o preço do gás refrigerante?
Para entender a questão, conversamos com Kiko Egydio, Diretor de Operações da K11, empresa especializada no combate ao vazamento de fluidos refrigerantes. Para ele, o principal fator relacionado ao aumento no valor do refrigerante é a pandemia da Covid-19.
Conforme Egydio, a crise sanitária impactou grandes, médios e pequenos negócios, destacadamente dos setores de logística, de produção de matéria-prima e de fabricação de produtos. Esse cenário atinge a cadeia produtora de fluidos refrigerantes.
A China, maior fabricante de fluidos refrigerantes, sofre com a falta de matérias-primas, o que impacta a produção. Por ser uma commodity, o custo do refrigerante tem interferência da taxa de câmbio, que define o preço de uma moeda em relação a de outro país.
Em relação à diminuição e volta para o valor anterior ao aumento, o Diretor de Operações da K11 afirma que é difícil fazer previsões: “É algo de caráter internacional somada a contínua desvalorização cambial do real, tempos duros, muito duros”, lamenta ele.
Redação WebArCondicionado
Em uma semana um fornecedor aqui perto da minha cidade me ofereceu uma botija de gás r22 e r410a por 450,00 cada, na outra semana já me mandou o valor atualizado: 2,300 reais r22 e 2,900 r410a.
Quase tenho um infarto!!!
Absurdo esse aumento!
Boa tarde era para ser diferente fazer tudo ficar nas difícil não ajuda
Se a nossa classe fosse unida ninguém tava comprando gás nesses preços absurdos ; se ninguém comprar duvido se eles não abaixa valor
A verdade é que nós técnico não temos alternativas, ele nos obrigam a caminhar como eles bem entendem.
Fazem as mudanças que querem, dizem que e pra melhorar, depois inventam que a mudança que fizeram não foi boa, e tornam a mudar tudo novamente, outra vez somos obrigados a aceitar, investir em novas ferramentas, comprar pelo preço que querem vender e etc…. Uma verdadeira sacanagem.
Porq o Brasil nâo fabrica esses refrigerantes?
Olá José Francisco, tudo bem?
Em nosso blog, pode encontrar algumas empresas que fabricam alguns tipos de gases refrigerantes no Brasil, conforme mostramos nas seguintes publicações:
– Chemours inaugura a primeira unidade produtiva de fluido refrigerante do Brasil
– RLX Fluidos Refrigerantes inaugura fábrica em Manaus
Isso é uma vergonha ;;; Kd os governos que tanto falam na classe trabalhadora e que nada fez para evitar isso.
Com certeza tem uma jogada muito grande por traz disso tudo.
Na minha opinião,vai pintar algum produto novo no mercado,com outro tipo de compressor e gás diferente.
Jogaram o preço do gas lá no topo,pra obrigar os refrigeristas aumentar o valor da sua mão de obra,e o consumidor a não fazer o serviço.
Já estão preparando o terreno,pra vender seu novo peixe……
Gostaria de levantar uma questão. Se o gás subiu em virtude das commodity por que o gás subiu mais de 300 %? As commodity tiveram está variação? Cheguei a comprar um cilindro de r 404 por R$ 390 e agora atingiu o valor de R$ 3.000? Macroeconomia é complicado de entender. Só espero passar por está crise e sobreviver.
Olá Severino, tudo bem?
O fluido refrigerante é uma commodity, por isso, é um dos motivos do aumento no preço dos gases refrigerantes.
Da pra acreditar nisso…meio de desvalorizar o pessoal tecnico isso tudo porque nimguem consegue mais ficar sem ar condicionado antes era pouca procura agora ficou necessário então onde vamos pegar os bobos ….onde eles estão querendo…isso é jogada alguém tá ganhando e não somos nós trabalhadores…
Estão aproveitando da situação isso e um absurdo