Vamos explicar os motivos para a alta no custo do produto
aumento no preço do gás refrigerante

Conheça os motivos para o aumento no preço do gás refrigerante.

Nos últimos dias, o principal assunto em grupos de técnicos no whatsapp é a alta no valor do fluido refrigerante. O material é essencial para o funcionamento de aparelhos de refrigeração e de climatização, como geladeiras e ares-condicionados.

O aumento no preço do gás refrigerante impacta fortemente a cadeia AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração). Começa pelas fabricantes do produto, seguindo para as empresas varejistas.

Na sequência, o técnico precisará comprar o refrigerante por um preço maior em relação a compra anterior. Assim, o valor de serviços de instalação ou de manutenção de ar-condicionado, por exemplo, tendem a sofrer alterações nos custos.

Por que aumento o preço do gás refrigerante?

Para entender a questão, conversamos com Kiko Egydio, Diretor de Operações da K11, empresa especializada no combate ao vazamento de fluidos refrigerantes. Para ele, o principal fator relacionado ao aumento no valor do refrigerante é a pandemia da Covid-19.

Conforme Egydio, a crise sanitária impactou grandes, médios e pequenos negócios, destacadamente dos setores de logística, de produção de matéria-prima e de fabricação de produtos. Esse cenário atinge a cadeia produtora de fluidos refrigerantes.

A China, maior fabricante de fluidos refrigerantes, sofre com a falta de matérias-primas, o que impacta a produção. Por ser uma commodity, o custo do refrigerante tem interferência da taxa de câmbio, que define o preço de uma moeda em relação a de outro país.

Em relação à diminuição e volta para o valor anterior ao aumento, o Diretor de Operações da K11 afirma que é difícil fazer previsões: “É algo de caráter internacional somada a contínua desvalorização cambial do real, tempos duros, muito duros”, lamenta ele.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: