Atualizado em 10/08/2021
Confira uma lista de modelos de 9000 e 12000 BTUs com baixo consumo de luz
Muitas pessoas não compram ar-condicionado porque têm medo do valor da conta de luz no final do mês. Mas você sabia que existem modelos de aparelhos de ar-condicionado Split econômicos?
Hoje vamos te mostrar alguns modelos Split que consomem menos energia elétrica. E aproveitando, a gente também explica as deixam o equipamento mais econômico. Depois pode pesquisar sozinho e economizar o seu dinheiro. Veja abaixo!
Ar-Condicionado Econômico: Lista de modelos Split
Organizamos uma lista com produtos econômicos das principais marcas de ar-condicionado. Você vai ver que a relação está separada em duas partes: a primeira com aparelhos de 9000 BTUs e a outra com com equipamentos de 12000 BTUs.
Essas duas são as potências mais buscadas pelos consumidores. Os produtos estão em ordem crescente de economia. Agora é só escolher o seu!
Ar-Condicionado Split Econômico de 9000 BTUs
Fujitsu ASBG09LMCA
Ciclo: Quente/Frio
Motor: On/Off
Consumo: 15,5 kWh/mês
Capacidade: 9.000 BTUs
Elgin HWFI09B2IA
Ciclo: Frio
Motor: On/Off
Consumo: 16,3 kWh/mês
Capacidade: 9.000 BTUs
Daikin FTX09N5VL
Ciclo: Quente/Frio
Motor: Inverter
Consumo: 16,6 kWh/mês
Capacidade: 9.000 BTUs
Motor: Inverter
Consumo: 16,6 kWh/mês
Capacidade: 9.000 BTUs
Electrolux EcoTurbo VI09R
Ciclo: Quente/Frio
Motor: On/Off
Consumo: 17,1 kWh/mês
Capacidade: 9.000 BTUs
Consul CBF09EBBNA
Ciclo: Frio
Motor: Inverter
Consumo: 17,1 kWh/mês
Capacidade: 9.000 BTUs
Samsung Max Plus AR09MSSPBGM/AZ
Ciclo: Quente/Frio
Motor: Inverter
Consumo: 17,1 kWh/mês
Capacidade: 9.000 BTUs
Ar-Condicionado Split Econômico de 12000 BTUs
Daikin FTK12P5VL
Ciclo: Frio
Motor: Inverter
Consumo: 21,5 kWh/mês
Capacidade: 12.000 BTUs
Motor: Inverter
Consumo: 22,0 kWh/mês
Capacidade: 12.000 BTUs
Elgin Eco Power HWQI12B2IA
Ciclo: Quente/Frio
Motor: On/Off
Consumo: 22,2 kWh/mês
Capacidade: 12.000 BTUs
Fujitsu ASBG12JMCA
Ciclo: Frio
Motor: Inverter
Consumo: 22,3 kWh/mês
Capacidade: 12.000 BTUs
Samsung AR12TSHZDWK/AZ
Ciclo: Quente/Frio
Motor: Inverter
Consumo: 22,7 kWh/mês
Capacidade: 12.000 BTUs
O que torna o Ar-Condicionado mais econômico?
Diversos pontos tornam o ar-condicionado Split mais econômico. Para facilitar a sua vida, temos um vídeo de dois minutos para que entenda os principais.
Veja os principais itens para considerar na hora da compra se você quer ter um ar-condicionado sem pagar um absurdo na conta de luz. Veja abaixo:
O que é o Selo PROCEL?
Sempre observe o Selo Procel, se não quer se assustar com a conta de luz. Esse selo foi criado pelo Inmetro para identificar quais aparelhos gastam energia da melhor forma.
A classificação vai de do Selo Procel A (mais eficiente) até o Selo Procel G (menos eficiente). Você encontra o selo na etiqueta dos equipamentos.
E a Tecnologia Inverter?
A Tecnologia Inverter é um motor diferente de ar-condicionado. Ao invés de ligar e desligar o tempo todo, os aparelhos controlam a intensidade do motor. Isso evita os picos de consumo quando o compressor do equipamento precisa ligar.
Se você costuma utilizar o ar-condicionado ligado por bastante tempo, isso resulta em economia, pois o aparelho vai desligar menos vezes. Em algumas situações, a economia pode ser de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes.
Funções de Economia do Ar-Condicionado
Além dos itens acima, não podemos deixar de citar a função SLEEP ou TIMER. Mas hoje em dia é difícil encontrar um modelo de ar-condicionado que não conte com essa função.
O modo de operação permite programar o aparelho para desligar automaticamente, sendo muito usado à noite para economizar energia.
Calculando o Consumo
Você também pode calcular o consumo de um ar-condicionado antes de comprá-lo. Basta pegar as informações de kWh/mês e colocar na nossa calculadora de consumo.
Você pode utilizá-la também para calcular o consumo do seu aparelho que já está instalado.
Quer Economizar na Hora da Compra?
Além de economizar na conta de luz, você pode gastar menos na hora de comprar o ar-condicionado. Utilize o Comparador de Preços para encontrar o preço mais baixo do ar-condicionado Split econômico que você quer!
Bom dia estou preste a comprar um ar condicionado mas estou em duvida, sendo minha procura em 1 lugar seu consumo e ser silencioso. Encontrei 03 marcas interessantes Agratto, Erlgim e Mideia sendo que minha busca e do modelo inverter 12000 BTU .Seria possivel sua sugestão.
Olá,
Somos o maior Portal de Climatização e Refrigeração do Brasil, tendo um comparador de preços específico de ar-condicionado.
Sugerimos que tente a opinião de outros usuários do produto e de profissionais da área, compartilhando suas dúvidas no nosso Fórum do Ar Condicionado, aqui.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
Boa tarde! estou procurando ar split para quartos pequenos de apenas 8m quadrados e o que melhor se adequa seria o de 6000, 7000 ou 7500 btus ,mas porque não acho mais no mercado para venda? outra coisa? como pode um inverter se propagandeado com economia de até 73% se no REAL declarado o consumo é maior que um simples split convencional hiwall? onde está o ganho em pagar até 50% mais num modelo de mesma potencia se ainda assim gasta mais? seria este inverter mais indicado para uso tipo comercial tipo consultório, loja e afins em que se varia constantemente o numero de pessoas e portas abrindo e fechando a toda hora com perdas colossais de refrigeração? para um quarto de dormir com pouca insolação e ótima vedação qual melhor economicamente se aplica, tendo em vista o custo do aparelho, instalação e possível manutenção?
Olá, Marco.
Os modelos Split com baixo número de BTU estão em escassez no mercado pois não há muita procura, fazendo com que as marcas se concentrem em fabricar modelos de 9.000 e 12.000 BTU, que são bastante buscados pelos consumidores. Você já verificou qual a potência correta para os quartos, se é de 7000 BTU mesmo? Você pode utilizar nossa calculadora de BTU para confirmar isso.
Caso seja de 7000 BTU mesmo, o único modelo que nosso comparador de preços localizou é esse Split da Consul. Sugiro que dê uma olhada.
Quanto a sua questão sobre os Inverter, eles de fato são mais caros e possuem um consumo maior em kw/h, mas compensam a longo prazo pois o compressor desse modelo trabalha de maneira diferente, adaptando sua velocidade e por isso gastando menos energia. Portanto, a economia funciona para os usuários que utilizam o aparelho muitas horas por dia onde há variação na temperatura. No seu caso, como há pouca insolação e o ambiente é pequeno, um Split convencional poderia atender sua necessidade, se você não pretende usá-lo muito e se não há grandes pucos de calor e frio no mesmo dia.
Portanto, sugiro que olhe também aqui os modelos Split disponíveis e opte pelo melhor. Como são vários quartos, já pensou também em considerar a compra de um ar -condicionado MultiSplit? Assim você concentra as evaporadoras em uma condensadora só, se não houver muito espaço para as unidades externas.
Qualquer dúvida, ficamos à disposição.
No paragrafo onde colocam a conclusão….creio que sua afirmação está equivocada, pois como pode o ar AR09HPSUAWQ/AZ, da marca Samsung, consumindo apenas 14,3 kWh/mês, ser menos econômico que o modelo ASBG09LMCA, da Fujitsu, que tem o consumo de 15,5 kWh/mês.
15,5 é mais que 14,3, logo sua afirmação não é coerente!
Se fosse somente afirmado ter maior conforto concordo, mas também diz “ter mais economia de luz”.
Att.
Olá, Silvio.
Seu questionamento faz total sentido, mas o Inverter segue sendo mais econômico, mesmo tendo um consumo mais elevado em kwh. Isso porque os modelos Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com menor oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente. Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.
E o aparelho costuma ser mais caro justamente por isso, com o investimento acaba compensando a longo prazo. Portanto, o Inverter é ideal para quem vai usar o ar-condicionado muitas horas por dia com frequência, principalmente em locais onde a temperatura varia bastante.
Amigo, esse cálculo de consumo mensal é considerando o uso do ar 1h por dia. Mas seria utilizando a potencia máxima do aparelho? Pq se eu coloco pra gelar em 24 graus ele vai consumir menos do que em 16 graus, certo? Tenho um panasonic inverter que coloco em 23 graus, ele esta consumindo um pouco mais do que esperava. Algo em torno de 2kw em 8h.
Qual a vantagem de se adquirir um equipamento Inverter (utlizando como comparação o que está publicado na reportagem) … “Indo para a outra potência – o Split 12.000 BTU -, o que se destaca é o Confort One ACS12QFIR4, da Agratto, consumindo 21,2 kWh/mês. Já para quem está atrás de um Split Inverter 12.000 BTU, a dica é o modelo FTK12P5VL, da marca Daikin, que consome 21,5 kWh/mês.”
Onde o inverter é mais caro e consome mais energia? Neste caso são 0,3 kWh/mês de diferença algo como R$ 0,22 em 30 horas de uso no mês. Neste verão 2019 dificilmente não se deixa o ar ligado pelo menos 8 h por dia. Então um inverter gastaria aproximadamente R$ 29 a mais. É isto que me deixa sempre na dúvida. Todos falam que o Inverter é melhor que economiza mais. Más neste meu exemplo, se eu não estiver equivocado o inverter possui um custo maior. Esta minha conclusão procede?
Olá, Murilo.
Seu questionamento faz total sentido, mas o Inverter segue sendo mais econômico, mesmo tendo um consumo em kwh um pouco maior. Isso porque, conforme explicamos na publicação acima e nos comentários, os modelos Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com pouca oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente. Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.
O aparelho costuma ser mais caro justamente por isso, e o investimento acaba compensando a longo prazo. Portanto, o Inverter é ideal para quem vai usar o ar-condicionado muitas horas por dia com frequência, principalmente em locais onde a temperatura varia bastante.
Boa tarde, juro que não entendi essa conclusão do ar mais econômico ser o inverter se ele apresenta um consumo maior. Alguém poderia me explicar?
Na comparação o split 9000 btu gasta 14,3 kWh/mês enquanto o inverter gasta 15,5 kWh/mês.
Olá, Diego, tudo bem?
O Inverter é mais econômico, mesmo tendo um consumo em kwh um pouco maior. Isso porque, conforme explicamos na publicação acima, os modelos Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com pouca oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente. Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.
O aparelho costuma ser mais caro justamente por isso, e o investimento acaba compensando a longo prazo. Portanto, o Inverter é ideal para quem vai usar o ar-condicionado muitas horas por dia com frequência.
Ainda não entendi como um ar Inverter que consome 15,5 kWh/mês é mais econômico que um convencional que consome 14,3 kWh/mês, fora o valor na compra mais caro do Inverter e também mais caro na hora do conserto.
Olá, Walter.
O Inverter é mais econômico, mesmo tendo um consumo em kwh um pouco maior. Isso porque, conforme explicamos na publicação, os modelos Inverter possuem uma tecnologia que atinge a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com pouca oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente. Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.
O aparelho costuma ser mais caro justamente por isso, e o investimento acaba compensando a longo prazo. Portanto, o Inverter é ideal para quem vai usar o ar-condicionado muitas horas por dia com frequência.
O ar split rineto e económico e fácil acionamento da garantia?
Olá, Sergio.
Depende do modelo para ver a questão da economia. A garantia costuma ser de 1 ano. Ainda não recebemos muitos comentários sobre essa marca ainda pois ela é nova, mas você pode pedir outras opiniões e avaliações no Fórum do Ar Condicionado.
Olá! Parabéns pela matéria.
Uma sugestão para a próxima lista é a consulta e inclusão das máquinas da Panasonic. São de ótima qualidade e baixo consumo.
Exemplos: 9.000Btu – Consumo de 15,6kW/h e 12.000Btu – Consumo de 22,1kW/h.
Olá, Fabiano. Tudo bem?
Obrigado pelo elogio, estamos sempre atualizando aqui com os mais econômicos que encontramos.
Sobre os modelos de 9.000 e 12.000 BTU da Panasonic, encontramos apenas este aqui em nosso comparador, que consome 16,4 kw/h. Você tem a referência desse modelo que você mencionou?
Obrigado por nos acompanhar. Ficamos à disposição.
Olá, utilizei esta lista em 2016 para a compra do meu ar! muito obrigado!!! gostaria de pedir se é possível atualizar a lista para 2018 ou pelo menos 2017. Seria extremamente útil. Desde já obrigado e parabéns pelo site.
Eleonai, ficamos muito felizes em ler o seu comentário. Nós que agradecemos! É possível sim. Nossos jornalistas colocaram essa sugestão na lista de produção. Enquanto isso, podemos auxiliar de alguma forma?
Web ar está de parabéns!
Matéria de extrema importância p quem quer um aparelho econômico em consumo de energia.
Obrigado Rogério.