Classificação auxilia na escolha da máquina com mais eficiência energética
Na hora de comprar, o ar-condicionado com Selo Procel A é a melhor opção. Isso porque a identificação classifica os equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes. Ou seja, indica quais são os aparelhos mais econômicos.
Pensando na dúvida relacionada ao consumo de energia elétrica, vamos responder se o ar-condicionado selo Procel A é o mais econômico. Porém, sabe o que significa a classificação?
Confira na próxima parte do texto.
O que é o Selo Procel?
O Selo Procel foi criado em 1993 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Desde o início, foram firmadas parcerias com o Inmetro, com associações de fabricantes, pesquisadores de universidades e laboratórios.
O objetivo do trabalho colaborativo é estimular equipamentos cada vez mais eficientes. Por isso, segue em constante aperfeiçoamento, como a nova regulamentação.
Nova Regulamentação Selo Procel para o Ar-Condicionado
A discussão sobre eficiência energética vai além da economia de energia. O tema se estende ao meio ambiente. Em janeiro de 2021, entrou em vigor critérios mais rígidos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para classificar o ar-condicionado no Selo Procel.
Agora, os ares-condicionados possuem uma regulamentação específica. Antes, para receber o Selo Procel A, a máquina precisava de um índice de eficiência energética de 3,23. Com a mudança, o aparelho necessita de 5,5.
Leia mais:
Como calcular o consumo do ar-condicionado?
Dicas para comprar Ar-Condicionado que gasta Menos Luz
A etiquetagem antiga está em vigor até o dia 31 de dezembro deste ano. Após a data, apenas a nova classificação será válida.
Afinal, Ar-Condicionado com Selo Procel A é Mais Econômico?
Então, Com Certeza, o aparelho com Selo Procel A é mais eficiente no consumo de energia elétrica. Cada ar-condicionado passa pelos testes do Inmetro para garantir a eficiência do equipamento de climatização.
Quanto maior a eficiência, mais próximo no nível A será o produto. Atualmente, o Selo Procel vai da letra A ao F. A primeira classificação representa as máquinas de menor consumo de luz. Por outro lado, o último indica os que gastam mais energia.
Todos os aparelhos de ar-condicionado possuem uma etiqueta. Ali, fica a letra correspondente ao nível de eficiência do equipamento de climatização.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário