De acordo com um cálculo feito por Marcos Borges, responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em um apartamento médio de dois quartos, é possível economizar cerca de R$ 1.200 por ano com produtos mais eficientes.
Essa escolha deve ser feita analisando a etiqueta de eficiência energética, que mede o consumo dos aparelhos eletrônicos. A classificação vai de A, que são os mais eficientes, até E, os menos eficientes. “Isso o consumidor entende. Na última pesquisa encomendada pelo Inmetro em relação ao conhecimento sobre etiquetagem mostrou que 72% dos brasileiros não só conhecem, mas também confiam na informação da etiqueta e a utiliza na sua decisão de compras”, afirmou Borges.
Existem várias formas de evitar o desperdício de energia com o uso do ar condicionado, utilizando de forma adequada, além de economizar na conta de luz, o usuário também garante uma vida útil mais longa ao aparelho e economiza também na manutenção.
“No caso do ar-condicionado, o melhor é ligar no máximo, fechar as portas e, depois de um tempo, diminui para uma temperatura confortável. Muita gente não faz isso e o gasto acaba pesando bastante no orçamento familiar. Da mesma forma, o chuveiro, em que tem gente que toma banho de meia hora, passando de dez minutos está jogando água e dinheiro fora. E se puser na posição verão, vai gastar a metade do que ele gastaria na posição inverno”, sugeriu.
Dicas básicas para economizar energia com o uso do ar condicionado
– Mantenha os filtros sempre limpos. O ideal é fazer a limpeza pelo menos uma vez ao mês.
– Evite o frio excessivo, pois ele consome mais energia e não faz bem para a saúde.
– Quando o aparelho estiver ligado, mantenha portas e janelas bem fechadas.
– Feche também as cortinas e persianas para diminuir o calor do sol dentro do ambiente.
Como economizar energia com outros eletrodomésticos
Geladeira: Não abrir toda hora a porta da geladeira, não deixá-la aberta por muito tempo e nunca guardar alimentos quentes dentro dela.
Chuveiro elétrico: Evitar a posição inverno. Fechar a torneira quando estiver se ensaboando e não tomar banhos muito longos.
Lavadora de roupa: Colocar sempre a dose certa de sabão para que não seja necessário repetir o enxágue. Limpar o filtro regularmente e
lavar as roupas somente quando já houver a quantidade em kg máximo para a máquina.
Lâmpadas: Pintar as paredes da casa com cores claras evita a necessidade de usar lâmpadas mais potentes. Acenda as lâmpadas apenas a noite, aproveitando a luz natural de dia.
Se ei deixar o ar ligado no modo ventilar e o mesmo ou quase mesmo gosto que um ventilador?
Olá Tania,
ainda assim ele consumirá mais energia do que um ventilador, mas bem menos do que no modo resfriar ou aquecer.
Obrigado pelo contato.
Gostaria de saber qual aparelho consome mais energia, o ar condicionado split de 9000 btus ou o ventilador de teto????
Olá Patrícia,
ar-condicionado consome mais energia que ventilador.
Obrigado pelo contato.