Redação do WebArCondicionado
Vamos dizer que você tem as partes separadas de um ar-condicionado, só que cada parte com uma potência diferente da outra. E aí, será que funciona um ar-condicionado com uma evaporadora e uma condensadora de BTUs diferentes?
Pode acreditar, muitas pessoas acabam nessa situação, talvez porque apenas uma das unidades do seu ar-condicionado venha a estragar, ou porque você ganhou uma das unidades como doação, ou quem sabe, se por algum motivo você comprou apenas uma das unidades separadamente.
De qualquer modo, agora você tem uma evaporadora numa potência e um condensadora de outra. E aí, o que fazer? Vamos te contar isso a seguir!
Misturando Unidades de BTUs diferentes
A resposta mais curta para a nossa pergunta é: não. O ar-condicionado não vai funcionar se as unidades forem de potências diferentes. Pelo menos, não por muito tempo.
Na prática, até é possível unir as tubulações e fazer a instalação da máquina. Porém, na hora de ligar o aparelho, o que vai acontecer é que uma das unidades vai sobrecarregar a outra e o sistema vai entrar em colapso.
Uma das unidades vai pifar e o risco de acidentes é alto. Portanto, se um técnico disser que é possível fazer funcionar um sistemas deles, conteste e procure uma outra opinião.
O Ar-Condicionado não aguenta as diferenças de Potência
Entenda, o ar-condicionado é um aparelho mais delicado do que aparenta. Nem todos os modelos trabalham com o mesmo gás refrigerante, alguns são apenas Frio e outros podem fazer Quente e Frio, alguns têm motor On/Off e outros têm motor Inverter, e assim por diante.
Então, pra começo de conversa, se você quiser ligar duas unidades de aparelhos diferentes, elas têm que ser compatíveis em todos esses sentidos, inclusive no nível de potência. Caso contrário, a força de trabalho, a pressão de gás e a capacidade do compressor vão sofrer com exigências desiguais de trabalho.
Sobrecarga e Estrago no Ar-Condicionado
Imagine mandar uma quantidade de gás comprimido de um compressor de 18000 BTUs para dentro de um sistema de uma evaporadora de 7000 BTUs, feita para trabalhar com menos da metade dessa potência? Ela vai “arrebentar”, vai se desgastar e sobrecarregar.
Rapidamente essa junção de partes entrará em colapso e uma das unidades acaba estragando, sem contar os riscos de acidentes com curtos de peças eletrônicas e vazamentos de fluido e lubrificantes.
Vamos dar um exemplo: se você tem um cômodo que precisa de um aparelho de 12000 BTUs para ser climatizado, no momento em que você colocar uma condensadora de 9000 BTUs para trabalhar junto com uma evaporadora de 12000 BTUs, a condensadora vai ser forçada a trabalhar no nível máximo de esforço para dar conta do recado.
Além disso, ela vai ter receber muito mais calor do que é capaz de retirar, o que quer dizer que parte do fluido vai travar o sistema e o compressor logo vai entrar em pane.
Não esqueça: BTUS precisam ser Compatíveis/Iguais
Os técnicos que fazem instalação de ar-condicionado já estão acostumados a fazer essas adaptações, juntar tubulações e fazer o equipamento funcionar com unidades de aparelhos diferentes. Não é nenhuma novidade.
Porém, é importante que, ao menos, as especificações técnicas dos aparelhos sejam compatíveis. É como um transplante de órgãos, o tipo sanguíneo, de tecido e demais características do corpo precisam ser similares as do órgão que será transplantado – e, assim como no transplante, mesmo quando tudo bate, ainda assim existe a chance de rejeição e de pane.
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário ou levante um tópico no nosso Fórum!
Olá, recebi meus ar condicionado, só que na hr da instalação o técnico me disse que uma condensadora veio 18000btus para evaporadora de 24000. Chamei a assistência e me falaram que ela funciona de 18000 a 30000 btus. Esse caso é Samsung? Será possível isso?
Oi Nilce, tudo bem?
A condensadora é formatada para operar com uma evaporadora de mesmas potências.
O ideal é verificar se o responsável pela instalação já passou por situações semelhantes.
E com a marca, solicitar ajuda da assistência para explicar na prática como é a operação da conensadora para potências de 18000 a 30000 BTUs.
Informações bem úteis porque estava pensando em realizar o procedimento com condensadora e evaporadora com BTU’S diferentes. Valeu
Oi Hermes, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Bom dia, recebi compra de ar split Elgim sendo que a unidade interna(evaporadora) tem 12000btus e a externa(condensadora)9000 btus, está inverter. Aparelho de mesma marca. Split high-tech Will eco Power. Pode-se fazer para instalação ou não vai dar certo. Onde compro uma das partes para complementa-las corretamente? Desde já no aguardo. Atenciosamente.
Oi Luiz, tudo bem?
Conforme explicamos na publicação, não pode instalar unidades de potências diferentes.
Temos uma publicação que explica como comprar cada unidade separadamente.
Pode entrar no conteúdo clicando neste link aqui.
Tenho uma evaporadora 18 k convencional queimada a placa , posso botar uma placa da de 12 k, é uma lg
Oi Eder, tudo bem?
Nossa dica é postar a dúvida no Fórum do Ar-Condiciondo neste link.
No espaço, diversos profissionais trocam dicas e se ajudam diariamente.
Olá, boa tarde. Li o texto de vocês. Mas me resta uma questão: e nos casos das condensadoras multi split? Na internet só se acha conjunto de evaporadoras que não batem com a potência da condensadora. Por ex: 2 evaporadoras de 9000btus e 1 evaporadora de 12000btus. Só que quando você vai ver a condensadora são 24000btus (no caso da LG). Só encontrei um modelo da LG que dava os 30000btus (e o valor mais caro). Conversei com um técnico e fui informado que até dá para fazer a instalação, no entanto, recomendou não ligar as 3 evaporadoras ao mesmo tempo, pois pode comprometer o rendimento das máquinas. Enfim, o texto também se aplica às condensadoras multi split?
Oi Paulo, tudo bem?
Temos outro conteúdo que irá ajudar você na sua dúvida.
Pode entrar na publicação clicando aqui.
Boa noite eu tenho uma evaporadora 12btus eu quero usar em um condensadora 9 BTUs sera que vai funcionar
Oi, tudo bem?
Não é possível usar um ar-condicionado nessas condições, conforme explicamos em nossa publicação.
Até será possível unir as tubulações. Porém, na hora de ligar, pode sobrecarrer as unidades, entre outros problemas.
Ola, gostaria de saber se é possível instalar uma condensadora de 24000btus em duas evaporadoras de 12000btus.
Oi Felipe, tudo bem?
Em nosso blog, temos um conteúdo que explica se é possível fazer esse tipo de instalação.
Pode entrar na publicação clicando neste link aqui.
Tenho uma condensadora 12 mil com o compressor com defeito
Posso por um compressor de outro modelo da mesma capacidade
Obs os dois r22 e convencional
Oi David, tudo bem?
Pode postar sua dúvida em nosso Fórum do Ar-Condicionado.
No espaço, diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Bom dia, tenho uma evaporadora komeco 9000, e uma condensadora komeco 12000, e possível fazer a instalação??
Oi Daniel, tudo bem?
Conforme explicamos na publicação, não é possível fazer a instalação com unidades de potências diferentes.
Pelo menos, não por muito tempo. Na prática, até é possível unir as tubulações e fazer a instalação da máquina.
Porém, na hora de ligar o aparelho, o que vai acontecer é que uma das unidades vai sobrecarregar a outra e o sistema vai entrar em colapso.
Uma das unidades vai pifar e o risco de acidentes é alto.
Portanto, se um técnico disser que é possível fazer funcionar um sistemas deles, conteste e procure uma outra opinião.
Prezado, especialista, boa tarde. Dei uma lida em quase todas as suas respostas mas não encontrei objetivamente situação similar a minha, então lhe peço por favor responder minha dúvida também. Tenho um aparelho semi novo springer midea xtreme de 24.000 btu inverter e a condensadora também 24.000 que pifou.ok// Já que pretendo comprar outro compressor, entendo, que para economizar o consumo de energia poderia adquirir um compressor de 18.000 btu mesma marca e inverter p economizar energia. Entendo que se fosse ao contrário, ou seja uma evaporadora de 18.000 e um compressor de 24.000 btu a pressão seria intensa p uma evaporadora de 18.000 btu e não seria aconselhável. Mas, em sendo ao contrário, imagino que não deveria acontecer nehum problema sério, tipo explodir a conecção por incompatibilidade. Minha humilde opinião de leigo, é que no máximo a evaporadora não irá ter a mesma performance que uma condensadora de 24.000 btu, mas nada grave deverá acontecer, mesmo a longo prazo. É como se eu fosse fechar o gigle do carburador e passando menos gasolina, o carro fosse ter menos força. O amigo que é expert em refrigeração pode me dizer se meu pensamento esta coreto ? Ou seja sei que não é recomendável, o projeto é para um par idêntico mas nesta minha situação, se for tudo da mesma marca e a potência da condensadora for um pouco menor que a evaporadora não deverá ter grandes problemas. Concorda ? Até porque, a função da evaporadora é somente insulfar o ar que passa na tubulação para sair gelado, correto ? Caso não concorde, poderia por gentileza me explicar técnicamente o porque ? Agradeço muito sua atenção e seu tempo. Aguardo sua resposta. cordialmente, Ferreira
P.S. Aguardo sua resposta . Obrigado
Oi Ferreira, tudo bem?
Para responder a sua dúvida, conversamos com um técnico.
O profissional explica que a máquina vai alcançar apenas 18.000 BTUs de potência.
Ou seja, o ideal é comprar uma condensadora e uma evaporadora com a mesma potência em BTUs.