Atualizado em 02/09/2021
Confira quais são os incidentes mais comuns e dicas para prevenir
Algo mais comum do que se imagina são os acidentes com profissionais cujo trabalho é com ar-condicionado. Em algumas situações, o imprevisto se torna notícia, pois infelizmente o técnico pode ter vindo a óbito, tamanha gravidade do incidente.
Obviamente nenhum instalador deseja sofrer um acidente com o equipamento de climatização do cliente. Porém, nem sempre o trabalhador oferece a devida atenção e deixa de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos serviços realizados.
E como os atendimentos prestados acontecem em altura, mais o trabalho feito na parte elétrica e o manuseio de gases tóxicos, o técnico está exposto a muitos riscos. Dentre os acidentes mais comuns, estão choque elétrico, queimaduras, curto circuito e quedas de alturas.
Um dado de 2020 da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – chama a atenção. Falhas na instalação de ar-condicionado estão entre as principais causas de incêndio.
Observar os cuidados vai proteger você, instalador, e o proprietário que poderá usar o aparelho tranquilamente. Por isso, preparamos algumas dicas para evitar acidentes.
Como Prevenir Acidentes com Ar-Condicionado
Uma maneira objetiva para prevenção dos incidentes é a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Recomenda-se que o profissional use luvas adequadas, viseira para o rosto, calçado com antiderrapante e uma escada.
Em altura, o recomendado é executar os serviços com capacete, óculos de segurança, lente escura para evitar que a visão seja ofuscada, cinto de segurança, talabarte e sistema de retenção contra quedas.
Os treinamentos são outra dica para trabalhar com segurança em altura, especialmente aqueles cuja temática é a Norma Regulamentadora 35 – chamada de NR 35, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para atividades em altura.
Aposte também em cursos na parte elétrica, para ter mais segurança nas instalações que realiza. Mais uma forma de prevenção é planejar como fará o trabalho.
Como pode ver, são cuidados simples que manterão você em segurança e seu trabalho ficará com maior credibilidade. Porque ninguém vai indicar um profissional que teve problemas enquanto fazia a instalação ou a manutenção do seu ar-condicionado.
Seja esperto e adote os cuidados listados aqui, pois assim, estará atuando na prevenção de acidentes com ar-condicionado.
Redação WebArCondicionado
Houve sim falha na instalação deveria sim ter visto a bitola da fiação, colocado um disjuntor de 10A para desliga-lo imediatamente assim que começou o curto, inclusive posto uma haste com aterramento, com certeza não tinha ocorrido a tragédia, profundamente lamentável.
O que me parece que ocorreu ali, foi uma onda de erros que culminara nesta tragédia, mas as vezes quando instalamos um aparelho deste tipo(split), cremos que a fiação que chega até a tomada de alimentação e todo o circuito eletrico é compsto de uma bitola pre avaliada para este tipo de trabalho, o que não provavelmente não ocorreu nesta residencia.
Legal o video, mas o ar condicionado foi utilizado como bode expiatório,porque olhando criticamente voçê consegue observar que o problema elétrico desta residencia era crõnico.(instalações gambiarradas, uso de benjamins e outras coisas fora do padrão de normalidade para o uso de eletricidade). O coitado do evaporador foi apenas mais um objeto queimado no meio do fogo que se iniciou provavalmente na cama deste senhor.
Não me parece que o inicio foi no ar condicionado, A evaporadora trabalha com baixa corrente, O ar condicionado foi queimado pelo incendio.
nossa!! comigo isso nunca aconteceu… ushAUShuAHS
otimo blog cara 😉
Interessante, me ajudou com problema do ar no trabalhooo!
O barato sempre acaba saindo mais caro…
blog bastante interessante e me ajudou num problema com meu ar aqui em casa!!!
Puts q medo! Na casa da minha vó tem três!!!
Tomara que seja bem instalado!
Nossa, que foda isso!
Ar condicionado é uma das melhores coisas que tem no calor. he he