Redação do Portal WebArCondicionado
Não importa onde você mora ou trabalha, comprar um ar-condicionado para esse local é uma tarefa simples. Basta analisar o ambiente em que ele será instalado, escolher o modelo mais adequado e a potência correta, pronto.
Porém, é preciso sempre observar as condições da rede elétrica também. E embora seja uma parte muito importante da instalação de qualquer aparelho do porte de um ar-condicionado, essa etapa é quase sempre negligenciada por consumidores e até por técnicos.
Por isso, hoje vamos explicar como verificar se a sua elétrica está pronta para um ar-condicionado e, se não estiver, como deixá-la preparada!
A elétrica precisa estar pronta para o Ar-Condicionado
Embora o ar-condicionado seja um eletrodoméstico já muito popular no Brasil, muitos locais ainda não estão preparados para receber o equipamento, principalmente os edifícios mais antigos. Por esse motivo, o que muitas vezes parece implicância do síndico pode ser um impedimento técnico ou mesmo de segurança.
Se o seu prédio ainda não tem nenhum ar-condicionado instalado, é bom observar alguns fatores antes de comprar um. A capacidade elétrica da sua região, as condições da fiação e instalações elétricas do edifício e a adequação do tipo de sistema ao local são pontos que devem ser levados em conta antes da compra.
- Economize de verdade utilizando o comparador de preços exclusivo em ar-condicionado
Qual a capacidade elétrica do local?
Tanto em edifícios residenciais quanto em comerciais, a quantidade de aparelhos instalados deve ser avaliada para evitar sobrecarga no fornecimento da energia. Você está certo de que a rede elétrica do seu prédio possui fiação adequada para suportar a intensidade da energia que irá passar por ela? Se você não tem certeza da resposta, consulte um eletricista antes de realizar a compra do ar-condicionado.
Nas construções mais antigas a estimativa de consumo era menor, e muitos ainda não foram adequados as novas tecnologias. Se a alteração se fizer necessária, é preciso solicitar à companhia de energia elétrica da região uma nova carga.
- IMPORTANTE: para mexer em tudo isso de que estamos falando, você precisa de um profissional capacitado, seja em ar-condicionado ou elétrica. Encontre esse profissional na loja da AGYX em parceria com o WebArCondicionado, basta clicar no banner abaixo!
A rede elétrica do ambiente também é importante
Segundo o Eletricista Gilson Carlos Pessanha, “geralmente uma residência que não possui ar-condicionado não está preparada para utilizar um. Os circuitos elétricos exclusivos deverão ser criados a partir do Quadro de Disjuntores até o local ondem será instalado o ar de Janela ou Split”.
Ou seja, todo ar-condicionado, exceto o portátil, precisa de um disjuntor exclusivo para ele. Do contrário, a rede elétrica ficará sobrecarregada gerando riscos para a casa e comprometendo a vida útil do aparelho. A grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado do tipo Split precisam ser ligados em 220V. “Quem possui antigas instalações monofásicas com 127 volts e quiser instalar um Split, deverá pedir o aumento de carga para a concessionária de energia, tornando-a bifásica ou trifásica”, explica Gilson.
E para isso, Gilson explica que “estas instalações normalmente geram uma obra (cortes em paredes e rebaixamento de teto, assim como a ampliação do quadro de luz ou a instalação de um novo).
O WebArCondicionado recomenda ler também:
- Aterramento elétrico para ar-condicionado
- Fiação: qual a bitola adequada para a instalação do ar-condicionado?
- Qual a quantidade de ampères necessários para cada potência de ar-condicionado?
Ficou alguma dúvida sobre a capacidade da rede elétrica para o ar-condicionado? Acesse os links complementares acima ou deixe sua dúvida nos comentários!
Olá gostei do seu post, obrigado por compartilhar seus conhecimentos vou acompanhar seu blog esse tipo de conteúdo tem me ajudado bastante.