Atualizado em 08/09/2022
Quer saber como economizar energia do ar-condicionado? Embora seja conhecido como grande vilão das contas de luz, o aparelho pode ter baixo consumo de luz.
Isso vai depender principalmente da forma que usa o seu equipamento. Pensando no tema, preparamos 10 dicas sobre como economizar energia do seu ar-condicionado.
Assim, poderá se refrescar, sem que isso tenha um peso grande no seu bolso no final do mês.
10 Dicas para Economizar Energia Ar-Condicionado
Todo mundo gosta de se refrescar no calor do verão. Um ar-condicionado em casa é o sonho de muita gente, mas como energia energia até o final do mês?
Existem muitos truques para diminuir o uso de luz da máquina. Nem todos eles funcionam. Por isso, separamos 10 dicas testadas e aprovadas para você curtir o equipamento sem estresse com a conta de energia.
1 – Ar-Condicionado Selo Procel de Economia de Energia
O Selo Procel é uma certificação do Inmetro e atesta a eficiência energética de cada produto. As classificações vão de A (excelente) até F (ruim) e sinalizam a relação do consumo de energia com os resultados que o aparelho entrega.
Ou seja, quanto menos um ar-condicionado gasta e quanto menos tempo leva para climatizar um ambiente adequado a sua potência, mais eficiente ele vai ser. Entenda mais e confira as tabelas atualizadas do Selo Procel que nós temos sobre o assunto.
2 – Modelo Inverter e com função Timer
Conforme ficam mais modernos, os condicionadores de ar vão adquirindo mais autonomia para funcionar apenas quando são necessários. Nenhum usuário quer ficar em cima de um aparelho o dia todo programando para se adequar a isso e aquilo.
Então, o melhor é procurar por equipamentos com tecnologias de economia de energia, como os modelos Inverter ou com a função Timer.
A tecnologia Inverter funciona como um dosador que impede o motor de se esforçar a mais do que é preciso. Assim, evita a grande oscilação de energia para o aparelho climatizar o ambiente de forma eficiente.
Já o Timer é uma programação bem comum em vários tipos de ar-condicionado. Serve para programar quando o aparelho deve trabalhar com mais ou menos força e se deve desligar também.
Assista abaixo o nosso vídeo sobre alguns mitos e verdades do consumo de energia do ar-condicionado:
3 – Unidade Externa (Condensadora) em Local com Circulação de Ar
Chegamos na terceira dica de como economizar energia. Uma parte do processo do ar-condicionado funciona pela retirada do ar quente de dentro para fora do ambiente.
Se o ar quente fica preso em volta da condensadora, as trocas de calor não acontecem de forma certa. Isso força o motor e, consequentemente, gasta mais energia.
Pois o resultado será um consumo maior, fora a demora para climatizar o ambiente, que pode não atingir as temperaturas programadas. Ou seja, se instalado em lugar impróprio, o ar-condicionado vai parecer que não está funcionando direito.
4 – Ar-Condicionado Janela não Pode Ser Obstruído
Evite obstruir as laterais e o fundo do seu aparelho de ar-condicionado de janela pelos mesmos motivos da condensadora citado antes.
Isso dificulta a troca térmica do gás com o ar, aumentando a pressão interna no sistema. A consequência disso será a redução na eficiência do aparelho – gasta mais quando tem que se esforçar mais.
5 – Proteja Unidade Externa do Sol
É preciso proteger do sol as partes externas do aparelho, mas sem bloquear as grades de ventilação. Um telhadinho vai bem para impedir que o equipamento aqueça demais e apresente mau funcionamento. Caixas de proteção também podem resolver o problema.
6 – Evite Frio Excessivo
Na sequência do conteúdo sobre como economizar energia do ar-condicionado, nossa dica é manter o ambiente em temperaturas próximas dos 23ºC, pois são adequadas à maioria das pessoas.
Além de ser a faixa de temperatura indicada para o bem-estar pela Anvisa, impede que o aparelho force o motor para chegar até temperaturas extremas.
Sem falar que as configurações extremas de temperatura fazem o ar-condicionado ligar e desligar mais vezes. A consequência disso são picos de consumo, levando a uma conta de luz mais alta.
7 – Mantenha Portas e Janelas Fechadas
Tome cuidado para que o ambiente com ar-condicionado esteja com as entradas e saídas de ar bem fechadas. Isso serve para evitar que o ar climatizado do ambiente interno escape e entre o ar não climatizado da parte externa.
Abaixo você confere mais dicas para gastar ainda menos com o seu aparelho:
8 – Evite Calor do Sol no Ambiente
Feche as cortinas e as persianas. Quanto mais luz solar entrar no ambiente climatizado, mais trabalho para o coitado do ar-condicionado.
O motor do equipamento sofre para compensar a incidência de sol, especialmente se a luz entrar direto pelo vidro. Esse esforço a mais cobra o seu preço e é descontado do seu bolso.
9 – Mantenha os Filtros Limpos
Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais. O ideal é fazer a limpeza mensalmente durante o verão. Já no inverno, a cada dois meses – mesmo que o equipamento não esteja em uso.
10 – Desligue Ar-Condicionado se Sair por Muito Tempo
Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que se ausentar do ambiente por tempo prolongado. Porém, tome cuidado, se for sair por apenas alguns minutos, ou até meia hora, melhor deixar ligado.
Isso porque o liga e desliga do aparelho também é bastante prejudicial ao consumo de energia.
Dica extra: Se o objetivo é usar o ar-condicionado por longos períodos, sugerimos os aparelhos com a tecnologia Inverter. Conforme explicamos acima, esse sistema oferece maior eficiência, ajustando o trabalho do compressor pela necessidade.
Fazendo um uso certo do seu aparelho de ar-condicionado, também aumentará a vida útil e garantirá conforto e bem-estar para as pessoas que frequentam o local.
- Economize também no preço do Ar-Condicionado utilizando o nosso comparador de preços exclusivo!
Como Economizar Energia Ar-Condicionado no Trabalho
As dicas descritas podem ser usadas no ambiente de trabalho, sempre levando em consideração o conforto térmico coletivo e a aprovação dos colegas. Converse com sua equipe e mostre como economizar energia do ar-condicionado
No entanto, como medida de segurança, é necessário analisar o tipo de equipamento instalado em seu local de trabalho.
E você, tem mais alguma dica de como economizar energia do ar-condicionado? Compartilhe conosco nos comentários!
Redação WebArCondicionado
Quero saber se o ar condicionado ligado na função ventilação, prevusa estar com as portas e janelas fechadas, Obgdo!
Olá, Edneia, tudo bem?
Não precisa não. Como a função de climatizar não funciona, os sensores não vão estar ativos forçando o motor a trabalhar mais para chegar a uma temperatura configurada.
Minha condensadora (18.000btu) vai ter que ficar no telhado exposta diretamente ao sol. Compensa fazer alguma estrutura para protege-la do sol direto ? ou coloca-la em um canto no telhado, porém distanciando mais do aparelho (aprox 5m) ??
Olá, Arthur.
As máquinas são projetadas para suportarem esse tipo de clima. Mas por precaução o ideal é instalar uma proteção para ele, um toldo ou um protetor de fibra, por exemplo, é a melhor indicação.
O meu gasta um pouco so ligo por 3 hora
Comprei um Splint Midea Carrier 9000btus inverter pela questão econômica da energia. O aparelho foi instalado e não funcionou, chamei a assistência técnica que resolveu o problema e ficou perfeito, muito bom para o clima quente aqui de São Luís. Porém, a surpresa foi a conta de luz que extrapolou em mais de 100kw mês a conta normal. Uso somente das 23 às 7h, o selo é A e o consumo mensal é de 16, 5 km.
Liguei para a Midea e eles pediram pra eu falar com um eletricista para ver se a instalação está correta e depois retornar para eles. Enquanto isso já vou para o quarto mês pagando uma fortuna para a Câmara.
Vou comprar um ar condicionado Split para ser instalado no litoral da Bahia. Tenho preferência pelo inverter mas o técnico me informou que nessa região a tensão elétrica é variável, e o inverter fica mais vulnerável a queimar por essa variação da tensão fornecida pela concessionária. Isso procede? Em caso de variação de tensão o HI WALL ON/OFF tem menor possibilidade de queimar?
Olá, Raquel, tudo bem?
Levantamos a sua questão nas nossas redes sociais e obtivemos várias respostas instrutivas que você pode conferir aqui:
Aproveite e nos siga no Facebook, Instagram e no Twitter!
Agradecemos por nos trazer a sua dúvida!
Temos um ambiente assistido por 2 aparelho de ar condicionado.
No intuito de economizar energia optaram por ligar somente um aparelho as 8h sendo o segundo ligado após as 10h.
Questiono se essa medida é eficaz no tocante a economica, considerando a sobrecarga a que o ar ligado será submetido levando-o a permanecer maior tempo com o termostato acionado.
Olá, Nilson
Para economizar energia, o ideal é ter apenas um aparelho com potência para climatizar o ambiente. Mas no seu caso, se os seus dois aparelhos somados é que dão conta do ambiente, é diferente. É preciso ver se o aparelho que é ligado mais cedo não está forçando demais entre às 8h e às 10h. O que mais causa gasto de energia nos condicionadores de ar não é o termostato ligado, mas sim o liga e desliga da condensadora. Aqui está um post com curiosidades sobre consumo de energia nesses aparelhos.
Bom dia, eu moro em Cuiabá Mt e gostaria de saber se o ar condicionado sistema inverter economisa energia em relação o analogico e qual o percentual de economia
Olá, Marcio.
O Inverter é uma tecnologia que economiza mais energia sim, você pode ler mais sobre isso aqui nesse post que explicamos em detalhes. O percentual de economia pode chegar a 40%, mas depende do contexto do ambiente. Você pode ter uma noção preenchendo os dados da nossa calculadora de consumo de energia 😀
Olá, tenho um aparelho da marca York 12.000 BTUs. É preferível deixar no automático em 24° ou no modo resfriar tbm em 24°?
Olá, Natanael.
No automático o aparelho deve consumir menos energia, pois esse modo ajusta a temperatura do ambiente conforme a necessidade de retirada de calor 🙂
Gostaria de saber em que cenário o consumo de energia é menor, considerando um split 18.000 btu comum.
1) Ajustar a temperatura em 23°C, onde o compressor arma e desarma diversas vezes durante a noite.
2) Ajustar a temperatura em 18 °C, onde teoricamente ele não vai conseguir atingir e portanto irá ficar com o compressor armado o tempo inteiro.
Obrigado!
Olá, Gabriel.
Na teoria, para consumir menos, o correto seria os 23ºC, já que o compressor trabalha menos assim para atingir a temperatura, forçando menos o compressor 😉
Olá, recentemente comprei um ar portátil Midea Tango.
Eu já vi pessoas falando sobre o consumo que tiveram ser baixo, o problema é que aqui com uso regular a noite a diferença na força chegou a ser de 150 a 200 reais.
A instalação foi meio improvisada com plastico para vedar a janela, deixava passar um pouco de ar-quente, mas será que isso que dava toda essa diferença ou esse é o consumo dele ? 220v
Olá, Neto.
Pedimos desculpas pela demora na resposta. Estivemos em recesso no final do ano e quando voltamos recebemos milhares de comentários, e como cada caso é um caso leva tempo para conseguirmos responder tudo com atenção, mas vamos lá:
Para saber certinho se o aparelho gasta muito, aconselhamos que você verifique em sua etiqueta seu nível de consumo, assim como qual sua classificação no Selo Procel, os aparelhos A são os mais econômicos, e os E os mais gastadores.