Por Otto Rezende – Colunista do WebArCondicionado

5 – Tipos de evaporadoras

Apesar de ser considerada uma instalação ainda muito cara, mas que apresenta algumas vantagens, o sistema VRF vem aumentando sua partipação no mercado. Entre 2006 e 2012, tais sistemas passaram de 2% para 9% de participação no mercado de HVAC-R.
O sistema VRF pode ser comparado, a grosso modo, ao multi-split, que dispõe de uma condensadora e a possibilidade de interligação com um grande número de evaporadoras, utilizando-se dispositivos de automação de modo a otimizar o uso da condensadora conforme o número de evaporadoras em funcionamento, reduzindo assim o consumo de energia.

Vantagens:

– facilidade de instalação em comparação a outros sistemas centrais;
– menor custo operacional;
– uso de gás ecológico, normalmente o R-410A;
– trabalha com diferentes tipos de evaporadoras, aumentando as opções de instalações para diferentes tipos de ambientes;
– compressor com velocidade variável (inverter), diminuindo o consumo de energia;
– temperatura controlada individualmente, com precisão, por meio de controle remoto para cada evaporadora;
– sistema de automação já incluso, não necessita de projeto como nas outras instalações de ar condicionado.
– oportunidade para as empresas, mas requer conhecimento técnico na parte mecânica, elétrica e eletrônica. Poucas empresas no Brasil estão aptas a fazer instalações VRF.

Com a tendência de crescimento de instalações deste tipo de sistema, surge a oportunidade de melhor remuneração para os instaladores que estiverem aptos a fazer esse tipo de instalação. Aconselho as empresas a treinarem seus funcionários em cursos do Senai ou junto aos fabricantes para não ficarem de fora deste mercado.

5.1 Evaporadoras tipo hi-wall. Série LG Art Cool, utilizadas em ambientes com alto grau de acabamento.


5.2 Evaporadoras tipo cassete 4/2/1 vias são muito utilizadas, pois proporcionam ótimo acabamento. As unidades são fornecidas com bombas para drenagem e controle remoto sem fio.

5.3 Evaporadoras dutadas para baixa/média/alta pressão. São unidades usadas em pequenos e grandes ambientes, fornecidas com bomba para dreno e controle remoto com fio.

5.4 Evaporadoras aparentes de piso e teto também são bastante utilizadas e possuem controle remoto sem fio.

6 – Tipos de condensadoras

6.1 Condensação a água: normalmente utilizada onde há pouco espaço para montagem e sem área de ventilação.

6.2 Condensação a ar: normalmente utilizada onde há área livre para montagem e com boa ventilação.

Compartilhar: