Redação WebArCondicionado
Em poucas palavras, o arrefecimento pode ser definido como o que provoca, origina ou simplesmente faz com que fique frio. É o ato de esfriar ou contribuir com seu método para que algo não esquente ao extremo, como ocorre nos automóveis, por exemplo. Essa técnica está presente de diversas formas, como veremos a seguir:
Arrefecimento e Desumidificação
Principalmente no verão ou quando o clima está quente e úmido, as funções de arrefecimento e desumidificação, acontecem juntas, simultaneamente nas baterias de refrigeração dos aparelhos de ar condicionado. Isso acontece da seguinte forma: a umidade do ar é eliminada através de condensação realizada quando este ar entra em contato com a serpentina, mantida a uma temperatura inferior à do ponto de orvalho.
Alguns tipos de arrefecimento:
Arrefecimento evaporativo: Ele acontece quando em algum processo ou algum produto transfere seu calor para a água, fazendo com que ela evapore. Essa transferência de calor pode ser forçada ou induzida, isso vai depender se estamos fornecendo o calor ou apenas criando condições para que o processo retire o calor de algum meio. A evaporação é um processo endotérmico, pois para que ela aconteça, o calor se faz necessário.
Exemplos de arrefecimento evaporativo de ar: É possível sentirmos “na pele” os efeitos do arrefecimento evaporativo do ar quando saímos, por exemplo, do mar. A água está mais fria do que o ar, e mesmo assim, sentimos a sensação de frio. Ou quando terminamos de lavar as mãos e abanamos para secar.
Arrefecimento gratuito: É um procedimento que estuda a existência de diferenças de temperatura entre dois ambientes para a produção de arrefecimento, permitindo o uso dessa técnica para poupar energia, reduzindo totalmente ou parcialmente os custos da climatização.
Para isso, normalmente não são utilizadas máquinas frigoríficas ou ventiladores, por exemplo. Ele utiliza a temperatura do ar ambiente para arrefecer algum elemento de refrigeração, líquido, sólido ou gasoso.
Onde é utilizado o arrefecimento gratuito: Alguns sistemas de climatização fazem uso dessa técnica para fins industriais ou em outras aplicações mais específicas. Além disso, é comum o uso para arrefecimento interno de aparelhos como computadores ou veículos como motocicletas.
Arrefecimento termoelétrico: É a aplicação do efeito termoelétrico (conversão direta da diferença de temperatura em tensão elétrica e vice-versa) para criar uma corrente de calor entre dois tipos diferentes de elementos. Esse processo opera como uma bomba de calor, onde a maior aplicação é para o arrefecimento mas também pode ser utilizado para funções de aquecimento.
Arrefecimento radiante: Um corpo perde o calor por radiação. É um sistema que em períodos que o clima estiver quente, previne que a construção térrea aqueça ou arrefeça para que a temperatura ambiente da casa seja agradável. Funciona inversamente ao aquecimento por piso radiante.
Arrefecimento a laser: É um conjunto de técnicas em que amostras atômicas ou moleculares são arrefecidas através da interação com um ou mais campos de luz laser.
Arrefecimento automotivo: O objetivo do arrefecimento é manter uma temperatura estabilizada para o motor do automóvel. Na maioria dos casos, essa temperatura varia de 87ºC a 105ºC.
Quando o sistema de arrefecimento opera com a temperatura ideal, o motor tem um desgaste menor, menos atrito, economiza mais combustível, tem menos gasto com manutenção, emite menos poluentes, aumenta o seu desempenho e tempo de durabilidade.
Existem dois tipos de arrefecimento automotivo, o arrefecimento a líquido e o arrefecimento a ar.
Arrefecimento a líquido: Este sistema faz circular um fluido através de mangueiras e partes do motor. O líquido que passa pelo motor quente absorve o calor e o motor resfria. Após isso, o líquido passa por um trocador de calor, ou radiador que transfere o calor do fluído para o ar que passa.
Arrefecimento a ar: Neste caso, não há líquido circulando pelo motor. O bloco e o cabeçote são compostos de aletas que aumentam a área de absorção de calor e de contato com o ar, transportando o calor para fora do motor. A ventoinha força o ar sobre essas aletas, que resfriam o motor. Já no caso das motocicletas, por exemplo, onde o motor fica exposto ao ar, a ventoinha não é necessária.
Olá, gostei bastante das informações passadas, achei bem legal saber como funciona o sistema de resfriamento dos automóveis. parabéns por compartilhar conhecimento.
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