Atualizado em 16/11/2022
Propaganda, veiculada nos anos 50, mostra a principal função do aparelho
O ar-condicionado é essencial no dia a dia de todos nós. A máquina está nas casas, espaços comerciais, escolas, entre outros locais. Resumindo, está em toda parte.
Afinal, se as temperaturas estão muito altas ou super baixas, o aparelho vai trazer o conforto térmico para o ambiente. Porém, nem sempre foi assim.
O ar-condicionado que conhecemos hoje é uma criação de Willis Carrier – engenheiro de 25 anos, formado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no ano de 1902. Ele é o inventor do processo mecânico para condicionar o ar.
Em um dos primeiros usos, a ideia resolveu o problema de uma empresa de impressão em dias de calor de Nova York. Inclusive, é o local da primeira instalação feita por Carrier.
Propaganda de TV de Ar-Condicionado nos Anos 50
Mas para que se tornasse conhecido, o ar-condicionado passou por uma evolução. Parte disso foram as propagandas para popularizar o aparelho. No site Propagandas Históricas, está disponível um comercial de tv dos anos 50 do aparelho.
Produzido pela Lynxfilm, o comercial traz imagens de pessoas sofrendo com o calor. Na narração, fala das dificuldades de dormir com calor. Além disso, menciona que existem outras formas de vencer a alta temperatura. Porém, não são as mais lógicas.
A apresentação propõe aumentar o conforto com a seguinte frase: “O ar condicionado coloca na sua casa ou no seu escritório o clima das manhãs primaveris da montanha”.
Para fechar, o comercial mostra a principal função: “Ar-Condicionado: seu clima de saúde o ano inteiro”.
Somente para comparação, agora as propagandas de ar-condicionado focam nas novidades tecnológicas, como sistema Inverter, tecnologia Wind Free, controle via smartphone e por voz.
Sem falar nas funções para diminuir o consumo de energia e facilitar a sua vida no dia a dia. Veja o primeiro comercial de ar-condicionado, veiculado na TV, nos anos 50.
Evolução do Ar-Condicionado
Nas casas, o aparelho se tornou mais popular a partir dos anos 50. Ou seja, na mesma década do comercial veiculado na televisão.
O Janela é um dos primeiros tipos a se tornar mais conhecido. A partir do século XXI, o tipo de máquina mais popular mudou.
Leia também:
A História do Ar-Condicionado: Linha do Tempo Completa
História do Ar-Condicionado em Imagens
Agora, o ar-condicionado Split é o mais usado, principalmente nas casas. Já existem modelos Split Hi Wall, Split Cassete, Split Piso Teto e Multi Split.
Na evolução do aparelho desde então, se destacam a tecnologia Inverter, o sistema Wind Free sem vento e a conexão com controle por Smartphones e por voz.
Muito legal, realmente cumpriam bem o papel; lembra-me os desenhos da dysney que antes tinham esse formato, com o msm tipo d musica… mó legal.
Interessante como os comercias mais antigos, apesar de poucos recursos tecnologicos, cumpriam direitinho sua função, ou seja, vender a idéia, e o produto. Interessante.