Desvalorização do dólar e demanda chinesa contribuíram para a disparada do valor do cobre

Valor do Cobre

Valor do cobre impacta no custo de peças em equipamentos de ar-condicionado e de climatização.

Um dos fatores para aumento do valor do cobre é a alta demanda e o estoque em baixa. Observando equipamentos de ar-condicionado e de climatização, o cobre é um item muito utilizado em peças, como serpentinas e tubulações. Isso porque o material tem maior durabilidade e vida útil comparado ao alumínio.

Em abril, puxado pela demanda chinesa, o valor da tonelada do cobre superou US$ 10.000 pela primeira vez em 10 anos. Outro motivo, conforme Anna Stablum, da Marex Spectron, é a desvalorização do dólar, que estimula a compra de metais cotados em moeda americana por investidores que usam outras divisas.

De acordo com Neil Wilson, da Markets.com, o resultado é a combinação dos problemas de oferta e de demanda no Chile, maior produtor do mundo. O maior interessado pelo cobre é a China, que consome metade da produção do planeta. Na Bolsa de Metais de Londres (LME, na sigla em inglês), o valor do cobre praticamente dobrou no último ano.

Autoridades chinesas prometem tolerância zero contra especulação ou retenção de estoque, com a intenção de inflacionar o custo do material. Essas ações têm feito o preço estagnar,  embora a força pelo aumento do valor seja forte.

A expectativa é que mesmo com a do país asiático, o cobre ainda tenha o custo mais elevado até o final de 2021. Apenas no próximo ano, com melhor cenário, o preço da commodity deve estar mais acessível.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: