Ideia seria levada para a Agência Europeia de Produtos Químicos até julho de 2022
união europeia vai restringir gases refrigerantes

União Europeia vai Restringir Gases Refrigerantes.

Cinco países do velho continente apresentaram proposta conjunta para reduzir Perfluoroalquil e Polifluoroalquil (PFAS). A proposta seria levada à ECHA (Agência Europeia de Produtos Químicos), sob a regulação REACH (Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos) até julho de 2022.

Alemanha, Dinamarca, Holanda, Noruega e Suécia são os países envolvidos no pedido. As PFAS representam mais de 4,7 mil produtos químicos usados em diversas áreas, que contém um CF2 ou CF3 na estrutura molecular.

Exemplos são os HFCs – R32, R134a, R125, R143a e R152a – e os HFOs – R1234yf, R1234ze e R1233zd. Além disso, o ácido trifluoroacético (TFA) é um produto de degradação atmosférica de R1234yf e R134a. Os TFAs também fazem parte do PFAS.

Algumas substâncias, como o ácido perfluorooctano sulfônico (PFOS) e o ácido perfluorooctanóico (PFOA), já foram proibidas na União Europeia, que vai restringir, agora, os gases refrigerantes.

A indústria de gás fluorado europeu considera que HFCs, HFOs e HCFOs devem ficar fora do regulamento REACH. A justificativa é que as substâncias de cadeia curta são incapazes de atender aos critérios de classificação.

De acordo com o EFCTC (Comitê Técnico Europeu de Fluorocarbono), essas substâncias têm baixo potencial de absorção na atmosfera e espera-se que sejam capazes de volatizar rapidamente.

Conheça o REACH

O europeu REACH (Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos) entrou em vigor em 2007. Seu objetivo é garantir a fabricação e a utilização de produtos químicos na indústria. A entidade é responsável por identificar, avaliar e controlar as substâncias químicas fabricadas, importadas ou comercializadas.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: