Redação do WebArCondicionado
Para você que está se perguntando sobre o que é um Ar-condicionado Split Inverter, entenda inicialmente que os modelos com essa tecnologia tem essa principal vantagem: conseguem atingir a temperatura desejada mais rápido e a manter constante, com pouca oscilação de energia.
Isso acontece porque o sistema Inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado – o motor do aparelho – conforme a necessidade de refrigeração do ambiente.
Isso resulta em uma economia significativa na conta de luz.
Tudo, é claro, dependendo do uso do ar-condicionado. Afinal, em regiões onde a variação de temperatura é pequena, como nas regiões norte e nordeste, pode ser que um ar-condicionado Inverter não traga uma economia tão grande. É que, como a temperatura oscila pouco nesses casos, a tendência é que o Inverter trabalhe sempre na capacidade máxima.
- Aproveite e veja a Simulação: Como o Ar-Condicionado Inverter gasta menos?
Para saber tudo sobre Inverter, não deixe de ver o vídeo no final desse post.
Modelos de Ar-Condicionado Inverter: do Split ao Janela
Inicialmente, quando a tecnologia Inverter foi lançada e aplicada ao ar-condicionado, apenas os modelos Splits tradicionais possuíam esse recurso.
Mas hoje já é possível encontrar modelos Split Cassete, Piso Teto, Multi Split e até ar-condicionado Janela Inverter (clique AQUI para ver os preços).
Apesar disso, ainda não existe modelos Portáteis com a tecnologia Inverter disponíveis para compra, por exemplo.
A LG chegou a anunciar que irá lançar um Ar-Condicionado Portátil na linha Dual Inverter no Brasil. Porém ainda não divulgou a data oficial.
Características do Ar-Condicionado Split Inverter
Economia
A economia de energia dos aparelhos Inverter pode chegar a 70%, dependendo da marca do ar-condicionado, como o modelo Split 8 Polos da Samsung e a linha Dual Inverter da LG, por exemplo.
Ruído
O nível de ruído do aparelho Inverter é menor se comparado aos aparelhos tradicionais. Isso ocorre devido ao sistema de operação interno, que habilita o compressor a operar em baixa rotação quando a temperatura fica estabilizada, reduzindo potencialmente o barulho.
Preço
Os Splits Inverter, assim como os outros modelos com essa tecnologia, são mais caros que o ar-condicionado on/off – ou seja, o condicionador de ar tradicional. Esse valor extra varia dependendo do fabricante.
No entanto, optando-se pelos aparelhos Inverter, essa diferença de preço pode gerar maior economia na sua conta de luz, como explicamos acima.
Aproveite para comparar os preços de Split Inverter clicando no banner abaixo:
Principais vantagens
- O compressor nunca desliga, evitando os picos de energia
- A velocidade de rotação do compressor é variável, economizando energia
- A temperatura praticamente não oscila no ambiente
- A economia de energia pode chegar a 70%
- Veja também: Qual o melhor ar-condicionado Inverter do mercado?
Como funciona o Ar-Condicionado Split Inverter
Entrevistamos o professor do curso de Engenharia Mecânica da Unisinos São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Paulo Wander. Ele explicou tudo a respeito de como a tecnologia Inverter funciona, assim é possível entender como ela é mais econômica e preserva a função do compressor, diminuindo a manutenção.
Confira no vídeo abaixo:
Agora que você sabe tudo sobre o Ar-Condicionado Split Inverter, encontre AQUI o menor preço do modelo que você busca.
Muito boa explicação ja comprei ar condicionado nesta condições, mas não sabia como funcionava.
Obrigado pelas e informações.
1-Gostaria de saber:
A) Definição de arcondicionado inverter;
B) Tipos de compressor rotativos semi-hermético e aberto;
C) Tipos de compressor de parafuso hermético; semi-hermético e aberto.
Olá João, tudo bem?
Encontramos algumas respostas para as suas dúvidas:
A) Definição de arcondicionado inverter
Inverter é um tipo de motor que não para de funcionar, o que evita o excesso de consumo de energia no liga e desliga. Ao invés disso, o Inverter fica controlando quanta força o motor precisa fazer nesse ou naquele momento para climatizar o ambiente.
B) Tipos de compressor rotativos semi-hermético e aberto;
O rotativo é o mais econômico e silencioso dos compressores. Sua grande eficiência em energia ocorre pelo ar que é comprimido nas espirais internas do equipamento, onde mesmo que seu funcionamento aconteça em altíssima rotação, o trabalho é realizado com “menos esforço” e consequentemente consumindo menos energia. Ele é usado nos modelos janela e split.
C) Tipos de compressor de parafuso hermético; semi-hermético e aberto.
O compressor parafuso são usados dois eixos em formato de parafuso interligados que giram em direções opostas. O gás refrigerante entra na câmara e é comprimido entre os parafusos. O gás é absorvido para dentro da câmara e levado até a condensadora. É mais comum vê-los sendo usados para fornecer ar comprimido em estabelecimentos industriais no geral. Uma das vantagens desse compressor é que ele oferece um fluxo contínuo de ar.
Sobre as demais questões, nossa dica é postar em nosso Fórum do Ar-Condicionado, na categoria Troca de Conhecimento Técnico, por este link.
Isso porque no espaço diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
boa noite, estou pesquisando sobre ar inverter18mil btus e nunca leio nada comparando o ar daikin ou fujitsu com os nacionais. Porque isso?
Meu ar condicionado é inverter 9000btus, Eletrolux. Foi instalado à 8 meses, vinha trabalhando normalmente, no entanto parou de gelar. Foi chamado o técnico que constatou a falta de gás, mas não achou local de vazamento. Colocou gás e o aparelho funcionou novamente. Com 24 horas parou de gelar novamente.
Qual pode ser o problema?
Obrigado
Olá José!
Aconselhamos a procurar o mesmo técnico, e inclusive ouvir a opinião de um segundo técnico, para identificar o problema.
Abraços!
Bom dia meu caro.
Gostaria de uma ajuda, sou de Paraiso do Tocantins, nossa temperatura media 30 a 33 graus com 2 meses doano 33 a 36, quero comprar um ar nos proximos 15 dias, meu ambiente 20², tenho pensado no dual inverter frio de 12000 btus, o que você me diria, ou seria melhor um convencional?
Olá!
O inverter é sempre mais recomendado que o normal, por ter uma economia de energia bem relevante na comparação com um normal.
O modelo de 12000 Btus é ideal para o espaço que você quer colocar.
Não esqueça de adquirir seu produto após comparar o preço em nosso site: https://www.webarcondicionado.com.br/ar-condicionado-inverter/12000-btus
Abraços!
Olá! Muito bom o artigo! Estou com uma dúvida.
Existem aparelhos split convencional e split inverter que possuem consumos padronizados pelo INMETRO muito semelhantes. Por exemplo: dois aparelhos de 12.000 BTU, classificação A. Um convencional possui 22,5 kWh/mês e 1071 W de potência elétrica e o outro, inverter, 21,4 kWh/mês e 1020 W, variação de 5% entre um e outro. Como explicar que a diferença entre tecnologia convencional e inverter é de 30% de redução no consumo? Na lógica, o consumo apresentado pelo INMETRO então deveria ser 30% menor para o inverter, ou seja, 15,75 kWh/mês e 750 W. Como explicar?
Olá, Marcelo.
Seu questionamento faz total sentido, mas o Inverter segue sendo mais econômico, mesmo em alguns casos tendo um consumo mais elevado em kwh. Isso porque os modelos Inverter atingem a temperatura desejada mais rapidamente e a mantém constante, ou seja, com menor oscilação de energia, controlando a velocidade de rotação do compressor conforme a necessidade de climatização do ambiente. Isso tudo resulta em economia se levarmos em conta que não há picos de consumo, podendo garantir uma redução de até 60% nos gastos com o aparelho, segundo os fabricantes dos modelos com essa tecnologia.
E o aparelho costuma ser mais caro justamente por isso, com o investimento acaba compensando a longo prazo. Portanto, o Inverter é ideal para quem vai usar o ar-condicionado muitas horas por dia com frequência, principalmente em locais onde a temperatura varia bastante.
Qual a diferença do split inverter e e do hi-wall?
Olá, Márcio, tudo bem?
Na postagem acima explicamos o que é a tecnologia Inverter, que existe comumente nos modelos hi-wall.
gostaria de receber ofertas!!!
Olá, Jorge, tudo bem?
Você só precisa cadastrar o seu contato na nossa página principal. Tem uma faixa azul embaixo dos anúncios, logo na primeira parte da página, onde tem um botão escrito “Eu quero!”, com espaço para “nome” e “email”. Só colocar seus dados ali e pronto, vai receber todas as nossas ofertas.
Olá, fiquei com uma dúvida sobre a questão do inverter e a variação de temperatura. Devo considerar a variação ao longo do ano ou a variação que pode ocorrer em um dia ou noite, durante o uso do ar condicionado?
Meu uso seria em ambiente doméstico.
Desde já, agradeço as informações!
Olá, Diana.
Você deve considerar a variação de temperatura durante o ano, ou seja, durante as estações. Se há muita variação, com verão muito quente e inverno frio, o Inverter é ideal. Se há pouca, o Split convencional já é suficiente. Nosso comparador de preços encontrou os menores preços de Inverter aqui e Split Convencional aqui.
Qualquer dúvida é só nos chamar.
Excelente explicação técnica.
Deveria constar quais apresentam serpentina de cobre.
Obrigado.