* Atualizado em 13/05/2019
Ao adquirir um ar-condicionado Split, entre as perguntas que fazemos antes de instalar é se perguntar qual o melhor na questão tubulação: cobre ou alumínio? Antes de mais nada, a instalação do aparelho é um assunto importante e deve ser realizada por quem realmente entende. O custo pode ser considerável em comparação ao valor do aparelho, mas um trabalho adequado e o material utilizado de qualidade são fundamentais para o bom funcionamento do produto, e não seria diferente ao falarmos de tipo de tubulação.
Afinal, escolher cobre ou alumínio? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
Por causa dos valores elevados, muitas empresas saíram à procura de soluções para reduzi-los, e uma dessas “soluções” na instalação de Splits é a substituição dos tubos de cobre por outros feitos de alumínio. Mas você sabia realmente que existem grandes diferenças entre ambos e que isso pode influenciar na instalação? Confira abaixo:
Vantagens e desvantagens do Alumínio
Preço
A grande vantagem do alumínio é o valor pago. Por ser um mineral muito mais abundante na crosta terrestre do que o cobre e bem mais leve – sendo aproximadamente 30% do peso cobre – é natural que seu preço seja bem menor.
Por causa disso, o benefício encontra-se nos termos de custo: enquanto um rolo de tubo de cobre flexível de ¼ com 5 metros custa em média entre R$ 50 e 65, o rolo de tubo de alumínio com a mesma medida pode ser adquirido entre R$ 25 e 30 – uma economia significativa em tubulação ao se usar o alumínio ao invés do cobre.
Corrosão
Já uma das desvantagens do uso de alumínio é que, na região de contato entre o metal e as conexões de latão (porcas, emendas, niple, etc.) em presença do ar atmosférico, pode ocorrer o fenômeno chamado corrosão galvânica, ou seja, o alumínio fica poroso no flange, iniciando o vazamento com apenas um ou dois anos de uso.
Além disso, há o fato de ser um material muito mais frágil e fácil de ser amassado, e uma vez danificada a tubulação, não pode ser consertada: deverá ser totalmente substituída.
Outra desvantagem é que o alumínio possui menor condutividade térmica que o cobre, fazendo com que o equipamento demore mais tempo para funcionar. Ou seja, o barato pode sair caro.
Vantagens e desvantagens do Cobre
Eficiência e Resistência
As principais vantagens do cobre é que ele possui maior condutividade térmica, aquecendo e resfriando com maior rapidez – o que favorece a eficiência do aparelho -, e também o fato de que seus tubos são mais rígidos que o alumínio, sendo assim mais resistentes e com menor chance de oxidar. E em caso de degradação, pode ser corrigido através de solda – o que não acontece quando os tubos são de alumínio.
Portanto, apesar de muitos fabricantes do setor ainda trabalharem com alumínio, há felizmente empresas e instaladores que não abandonam o cobre, alegando que visam acima de tudo a qualidade do serviço prestado.
Leia também: Marcas que utilizam serpentina de cobre
Preço
A única desvantagem do cobre é o preço, considerando que, conforme falamos acima, o cobre costuma custar o dobro do alumínio por não ser encontrado com tanta abundância na natureza. Além disso, é um material mais pesado.
Qual o melhor: Cobre ou Alumínio?
Jairo Bertoni, técnico de instalação e diretor da Bertoni & Araújo LTDA, loja de eletrodomésticos localizada em Ituiutaba, Minas Gerais, defende indubitavelmente o uso do cobre. “Meu argumento é somente físico, estrutural e molecular: não uso alumínio pelo fato de ser mais frágil em tudo. Tenho histórico com o produto e sei que não tem comparação a vida útil. O alumínio fura e degrada, perdendo rendimento e suas características físicas com o tempo de modo muito mais rápido que o cobre”, argumenta o especialista.
Leia também: A importância do isolamento térmico dos tubos de cobre
Sendo assim basta decidir: economia ou qualidade? Grande parte dos profissionais que costumamos conversar ainda preferem o cobre do que o alumínio nas tubulações, pensando no bom funcionamento do ar-condicionado.
O cabo é um ótimo produto para instalação do seu ar condicionado ou gás de rua <
Olá, do ponto de vista da troca térmica o que o tipo de material contribui para a eficiência do aparelho? As tubulações do compressor ao vaporador dos veículos são de alumínio, as montadoras adotam alumínio pelo menor custo. Se utilizasse um material isolante para condução do gás não seria melhor? Uma vez que teria menor ganho de energia pelo gás? As linha pneumáticas utilizam tubulações de nylon, é um bom isolante térmico e possui boa resistência mecânica e preço baixo. Um sistema montado utilizando tubulação e conexões em lylon teria boa eficiência? Porque?
Olá Washington, tudo bem?
Como sua dúvida é bastante técnica, sugerimos que poste no Fórum do Ar-Condicionado.
No espaço, diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Boa noite!
Tenho um sistema de ar condicionado, onde o condensador e o evaporador são confeccionados com tubulações de cobre. Já tiveram algum relato de corrosão em grande escala, dentro dessas tubulações?
Olá Bruno, tudo bem?
A corrosão em tubulação de cobre acontece a longo prazo se na instalação não for feito vácuo, conforme explicou um de nossos técnicos.
Meu ar condicionado split a serpentina é de alumínio.
É um Samsung. Posso só trocar a serpentina ou tenho q comprar um aparelho novo completo.
Alguns fornecedores de equipamentos como a Fujitsu AR CONDICIONADO por exemplo,não dá garantia dos seus equipamentos,se por ventura for constatado infraestrutura de alumínio na instalação frigorífica
Olá, tudo bem?
Na postagem falamos dos aparelhos que já vêm de fábrica com essa material.
Boa noite ??? Gostaria de saber se é só o tudo de ligação da condensadora que pode ser de cobre ou aluminio ? Ou tem opção de escolher aparelho de cobre ou aluminio ???
Olá, Marcus, tudo bem?
Normalmente apenas a tubulação e a serpentina do aparelho é que são feitas de cobre ou alumínio. Esperamos ter ajuda com sua dúvida.
Estamos à disposição.
Ralmente o cobre e muito duravel.se for comprar um split pergunte vendedor.vc ta garantindo seu produto.
Comprei um condicionador de ar Split Springer Midea Inverter 12000 Btus Frio 220v na qual diz na descrição ter serpentina de cobre, porém, a tubulação tem coloração prata sugerindo ser alumínio, isso me deixou um tanto quanto escabreado. Entrei em contato via email com a Midea Carrier no dia 30/12/2017 e estou aguardando algum esclarecimento.
Muito me valeu as informações.
Vou ter trabalho, mas farei um serviço melhor com o tubo de cobre.
Comprei um Split 12.000 da Midea em out/16 e agora em mar/17 a serpentina estourou e eu perdi o gas.
Chamei um tecnico e disse que a minha serpentina é de aluminio e não aguenta a pressão desses gases novos.
A Midea não quer cumprir a garantia de um ano porque instalei com pessoal não representante deles.
Essa Midea veio para o Brasil, comprou todo mundo, e baixou a qualidade dos produtos, que provavelmente possuem materiais de baixa qualidade, importa da China e monta em Manaus.
Nós pobres coitados que não prestamos atenção a esses detalhes, sofremos com a indiferença desses gringos espertos.
Trocar a serpentina e colocar gas fica mais caro que compra uma condensadora nova.