Redação WebArCondicionado
Nessa matéria vamos trazer mais informações sobre tubulações de alumínio em relação a garantia. Já possuímos no site alguns textos sobre tubulações de alumínio e cobre. Embora seja unanimidade entre os profissionais e as marcas de que o cobre é melhor, ainda há divergências quanto a instalação, vantagens e desvantagens de utilizar cada material. Agora, saiba mais sobre a garantia na utilização do alumínio:
Instalação de ar-condicionado com tubulação de alumínio
Todas as fabricantes de ar-condicionado reconhecem que o alumínio é mais frágil e a instalação do aparelho em tubulação desse material não é a indicada.
Segundo a Daikin, “comparado ao cobre, o alumínio é um material que se sujeita mais facilmente à corrosão, inclusive pode ocorrer corrosão eletrogalvânica pelo contato do alumínio (tubos) com o cobre (conexões da máquina) e isso influencia na durabilidade das instalações e pode desgastar emendas e conexões entre a condensadora e evaporadora”.
De acordo com a Consul, “o alumínio é um material frágil e sofre grande deterioração com o tempo, sofrendo amassados e dobras. Por isso, as chances de você precisar trocar os tubos é alta. O tubo de alumínio também pode sofrer com a ação do ar em seu interior, ficando poroso e resultando em vazamentos”.
Leia também: Tubulação em Cobre ou Alumínio: Qual o melhor para o ar-condicionado?
Springer foi a última fabricante a aceitar alumínio na instalação do ar-condicionado
Até 2015 a Springer ainda aceitava tubulações de alumínio nas instalações de ar-condicionado, mas desde que fossem seguidas as características contidas em seus manuais: “A tubulação de interligação utilizando-se tubos de alumínio é permitida apenas com tubos da marca HYDRO®, revendidos exclusivamente nas lojas TOTALINE”.
Outro requisito indicado pela marca era sobre a maneira correta de utilizar as ferramentas para a instalação: “A maneira de trabalhar com o tubo de alumínio é ter um jogo de ferramentas para o cobre e um jogo de ferramentas para o alumínio, evitando a falta ou má limpeza das ferramentas, provocando produtos com vazamento em campo”. Além de utilizar a imagem abaixo como dica:
Isso tudo era válido até 2015. Após esse ano, a Springer também não permite mais a instalação com tubulações de alumínio.
Garantia de fábrica na instalação do ar-condicionado com tubulações de alumínio
Nenhuma marca de ar-condicionado pesquisada recomenda tubulações de alumínio. Conforme a Samsung, “a tubulação permitida para instalação dos condicionadores de ar Samsung é a de cobre. O cobre é um material de melhor qualidade e mais resistente, evitando riscos de eventuais problemas”.
Segundo a Daikin, “nenhum fabricante, inclusive a Daikin, recomenda tubulações de alumínio. A garantia dos equipamentos poderá ser negada caso se comprove o uso de tubos de alumínio”.
Leia mais: O que fazer se minha tubulação é de alumínio?
O consenso entre as fabricantes faz com que os profissionais de instalação fiquem atentos, assim como engenheiros no momento em que deixam esperas para o ar-condicionado em novos empreendimentos. Ter o retrabalho de abrir paredes para trocar tubulações gera um gasto desnecessário, além de sujeira e demais transtornos.
Deixe abaixo seu comentário sobre o assunto, queremos saber sua opinião. Até a próxima!
Muito bom ter essa explicação para passar ao cliente, como sou um técnico reforça a informação e fica a recomendação da substituição da tubulação!
Porque tem muitas contrutoras que ainda insistem em colocar tubulação de alumínio para diminuir o custo 30% menos num prédio de 100 apartamentos o lucro é grande ainda mais que são poucos que recorrer ao seu direito de pedir a substituição da tubulação.
Eu sempre aviso o cliente sobre o seu direito de consumidor!
Oi Marcos!
Ficamos muito feliz com sua satisfação. Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.